As charges sempre foram uma importante forma de crítica principalmente política, mas que também visa tratar dos os assuntos sociais de cunho mais delicados com humor e inteligência, conquistando leitores de todo o país e Amarildo Lima é sem dúvidas um ícone notável dessa arte.
Há mais de 30 anos trabalhando no jornal Gazeta do Espírito Santo, Amarildo nasceu em Baixo Guandu no Espírito Santo, no dia 17 de junho de 1962. Foi criado no interior, com tudo de melhor que esse tipo de lugar poderia oferecer: banhos de rio, peladas de futebol, pique, muitos amigos e igreja.
Neste texto do Dr. Cláudio Lemos falaremos um pouco sobre a biografia, formação e carreira desse artista tão atual e importante para o cenário brasileiro.
Amarildo Lima – Formação e carreira.
Amarildo sempre gostou de desenhar, mas de fato nunca almejou a carreira como desenhista, pelo menos não até receber uma ligação de uma ex-professora da UFES, que o avisou que o jornal Gazeta estava procurando um artista com as características dele.
O artista havia, anos antes, ainda na faculdade feito uma exposição nos corredores e a professora, lembrando-se do teor da obra o indicou para vaga, como resultado, Amarildo atua até hoje como editor de ilustração em um dos principais jornais capixabas.
Mas a sua carreira aparentemente não destinada a ter esse direcionamento, antes de passar pelos aterrorizantes corredores da edição do jornal A Gazeta, como o próprio cita em entrevista dada ao periódico, Amarildo pretendia ser engenheiro eletrônico, tanto que frequentou o curso de Física por dois anos, porém terminou formando-se como bacharel em artes plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Possui Pós-graduação Lato Sensu em MBA-Gestão de Empresas da Mídia pela UVV, Universidade Vila Velha. Além disso, Amarildo é formado em Ilustração Editorial e Infografia na Desktop Publishing – SP. Tendo cursado Modelagem e Animação 3D na Cadritech – SP, como também 3D Studio Max Básico e Avançado na UPGRAPH, Animação e WebDesign para internet e Curso de Jornalismo Multimídia.
Obras e exposições
Amarildo trabalhou na Agência Criativa Propaganda, na qual ilustrou o projeto O Detran nas Escolas. Porém, o artista ainda realizou diversos projetos paralelos que renderam exposições e indicações, tais como:
- Suas charges foram selecionadas para o Salão Internacional de Humor de Recife;
- Outras charges e cartoons foram selecionados para o Salão Nacional de Humor de Caratinga;
- Suas obras caricatas também fizeram parte do Salão dos Cem anos de Drummond;
- Teve exibições de suas charges no Programa do Jô Soares;
- Duas caricaturas feitas especialmente para o Livro “É Mentira Chico” de Chico Anysio e Ziraldo;
- Ilustrou a capa do DVD Chico Especial com a história da Vida do Chico Anysio, da Globo Marcas e Som livre.
- Amarildo foi homenageado com voto de Aplauso no Senado Brasileiro;
- Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Baixo Guandu-ES;
- Voto de congratulações com o Povo Espírito-Santense pela Assembleia Legislativa do ES;
- Recebeu a medalha Renato Pacheco concedida pela Transparência Capixaba;
Permanece atualmente trabalhando para o jornal A Gazeta, como Editor de Ilustração onde é chargista, há mais de 30 anos, publicando charges sobre a situação do país diariamente, somando milhares de desenhos ao longo do tempo.
Amarildo é também proprietário do Blog do Amarildo – Charges e Caricaturas.