A cirurgia plástica no queixo é um processo cirúrgico que consegue proporcionar maior equilíbrio e harmonia nas características faciais de um paciente, fazendo com que ele se sinta melhor com sua aparência. Em muitos casos o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo, juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a conseguir alcançar proporções faciais mais equilibradas. Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.
A mentoplastia, nome dado para as cirurgias realizadas no queixo do paciente, são muito mais comuns, principalmente porque os procedimentos de redução são muito mais complexos.
Esse tipo de cirurgia plástica no queixo é utilizado para realizar a correção das mais variadas deformidades funcionais ou estéticas. A indicação do procedimento é feita para corrigir uma deformidade do mento e é baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo este ser considerado:
- Proeminente;
- Deficiente;
- Assimétrico.
Além disso, pode ser indicado também para ajudar no tratamento de apneia obstrutiva.
Como Funciona a Mentoplastia
A mentoplastia deve ser realizada analisando o rosto como um todo, buscando por um resultado mais harmônico com o conjunto. Primeiramente, é necessário observar como e a forma da mandíbula. É realizada uma análise facial que pode identificar qual é o perfil do cliente com desarmonia facial. Sendo assim, a partir de uma análise mais detalhada será possível determinar o que o queixo do paciente necessita de fato.
Há uma relação direta entre o nariz e o queixo na harmonia do rosto. Portanto, algumas vezes é necessário aliar o procedimento de rinoplastia com a mentoplastia.
Alguns cirurgiões gostam de iniciar o procedimento com a lipoaspiração do pescoço. Isso pode definir melhor o contorno mandibular e faz com que os ângulos fiquem mais visíveis. Depois, já no procedimento de mentoplastia, é colocado um implante ou um novo osso que, por sua vez, pode ser posicionado tanto através de uma incisão na parte inferior do queixo, quanto por dentro da boca.
Quando o implante é utilizado, cria-se o que os cirurgiões chamam de “loja”, para a inclusão da mesma. Esse implante pode ser feito com enxerto de gordura ou com silicone. Já quando há a necessidade de reposicionar o osso, ele precisa ser serrado e reposicionado, após isso é fixado com placa e parafusos na nova posição desejada.
O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que proporcionam a harmonização da beleza do corpo e do rosto feminino, masculino, visando a melhora da qualidade de vida de cada paciente.