Cirurgia Plástica Abdominoplastia

Cirurgia Plástica AbdominoplastiaCirurgia Plástica Abdominoplastia

Cirurgia De Abdominoplastia Cirurgia De Abdominoplastia

Ilustração do resumo de Cirurgia De Abdominoplastia pelo Dr.Cláudio Lemos

Cirurgia Plástica Abdominoplastia – O Que É?

A cirurgia plástica abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

A Abdominoplastia Será uma Boa Opção Para Você se:

  • Você for saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
  • Você não fuma;
  • Você tem perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.

Embora os resultados de um procedimento de abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir muito devido a oscilações significativas no peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia.

P: Como é Feita?

R: A cirurgia plástica abdominoplastia é um procedimento realizado para retirar o excesso de pele e gordura localizada, recuperando a firmeza dos músculos. A cirurgia é chamada de barriga chapada exatamente por ter como objetivo proporcionar uma barriga mais lisa e tonificada, sendo capaz de eliminar até mesmo estrias durante a remoção da pele.

O procedimento cirúrgico é feito através de duas incisões, a primeira sendo horizontal acima dos pelos pubianos, a extensão dessa incisão é o que define a quantidade de pele que será removida. A segunda, é feita na vertical.

P: O Que a Abdominoplastia Não Vai Fazer?

R: A cirurgia plástica abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo. A avaliação para abdominoplastia começa com a paciente em pé, quando se avaliam a quantidade de gordura e de pele do abdômen e dos flancos, presença de cicatrizes de cesáreas ou outras cirurgias abdominais, posição do umbigo, presença ou não de hérnias inguinais, incisionais ou de hérnia umbilical, tipo e flacidez da pele, qualidade de outras cicatrizes, entre outros.

Em seguida, a paciente se deita e são realizadas duas manobras: a primeira para se avaliar a quantidade de pele em excesso no abdômen, para se ter certeza de que a cirurgia indicada é a cirurgia plástica de abdominoplastia. A segunda manobra é para se avaliar a presença de diástase dos músculos retos abdominais, que é muito comum após uma gravidez e que é corrigida durante a abdominoplastia.

P: Quantos Quilos Vou Emagrecer com Dermolipectomia Abdominal?

R: Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros. Paradoxalmente, os abdomes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas. Assim é que a maioria das mulheres apresentam certa “flacidez” do abdome após 1 ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região. Estes casos nos permitem obter resultados altamente satisfatórios. Em outros casos, em que o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que “excesso de gordura” em outras regiões vizinhas do abdome ainda existirão, o que nos leva a aconselhar àquelas que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico, para equilibrar as diversas partes entre si.

dermoliceptomia-abdominal

Ilustração do Local de Maior Flacidez no Abdómen.

P: A Cirurgia do Abdômem Deixa Cicatriz Muito Visível?

R: A cicatriz resultante de uma dermolipecitomia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho (há casos, mesmo em que a própria “tanga” poderá ser usada), e infalivelmente passará por vários períodos de evolução, como se segue:

Período Imediato:

Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

Período Mediato:

Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

Período Tardio:

Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.

P: Em Quanto Tempo Atingirei o Resultado Definitivo?

R: Na resposta anterior foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Entretanto, resta ainda acrescentar algumas observações sobre o novo abdome, no que tange à sua consistência, sensibilidade, volume, etc.

Resultado Definitivo AbdominoplastiaResultado Definitivo Abdominoplastia

Ilustração dos 3 Tipos de Cicatrizes em Abdominoplastia.

1. Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço”, que regride espontaneamente.

2. Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 12 a 18 meses de pós-operatórios.

P: É Verdade Que Será Feito um Novo Umbigo?

R: Não. Saber como fica o umbigo depois desse procedimento é uma das dúvidas mais comuns. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior (descrita no item no. 02). Várias técnicas existem para a reimplantação do umbigo. Todas elas são passíveis de futuras revisões cirúrgicas, caso venha a ser necessário. Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes, e é passível de correção, mediante uma pequena cirurgia sob anestesia local, após alguns meses.

P: A Dermolipectomia Abdominal Corrige Aquele Excesso de Gordura Sobre a Região do Estomago?

R: Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste essa área do corpo.

P: Qual o Tipo de Maiô Que Poderei Usar, Após a Cirurgia?

R: O tipo de maiô dependerá exclusivamente de seu próprio manequim. É claro que os decotes inferiores mais “generosos” (tangas) ficarão por conta dos casos em que os resultados sejam mais naturais. Lembre-se que o bisturi do cirurgião apenas aprimora suas próprias formas, que poderão ser melhoradas ainda mais, com cuidados de uma esteticista ou fisioterapeuta, desde que se associe estes tratamentos complementares logo nas primeiras semanas após a cirurgia.

P: Poderei Ter Filhos Futuramente? O Resultado Não Ficara Prejudicado?

R: O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por aquele especialista. Aconselhamos, entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.

P: Ouvi Dizer Que o Pós-Operatório da Dermolipectomia Abdominal é Muito Doloroso. É Verdade?

R: Não. Uma dermolipectomia de evolução normal não deve apresentar dor. O que existe é um grande equívoco por parte de certas pacientes, que são operadas simultaneamente de cirurgias ginecológicas associadas à dermolipectomia e relatam por isso, dores pós-operatórias. Nem todos os cirurgiões costumam recomendar esta associação de cirurgias, por constituírem certo risco operatório, além de apresentam inconvenientes como dores e resultados menos favoráveis.

P: Há Perigo Nesta Operação?

R: Raramente a cirurgia abdominoplastia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

P: Que Tipo de Anestesia é Utilizada Para Esta Operação?

R: Peridural ou Anestesia geral. Alguns cirurgiões estão empregando até mesmo a anestesia local sob sedação, em casos especiais.

Tipo de AnestesiaTipo de Anestesia

Ilustração de uma Mesa de Instrumental Cirúrgico em uma Cirurgia de Abdominoplastia.

P: Quanto Tempo Dura o Ato Cirúrgico?

R: Em média 120 a 180 minutos. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

P: Qual o Período de Internação?

R: De 1 dia (evolução normal).

P: São Utilizados Curativos?

R: Não, pois você estará com utilizando a cola cirúrgica.

dermabonddermabond

Ilustração de uma Cola Cirúrgica Utilizada na Cirurgia de Abdominoplastia.

P: Qual a Evolução Pós-Operatório?

R: Não se deve esquecer que, até que se consiga atingir o resultado final, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Assim é que, no item 02, foi-lhe informado sobre a evolução cicatricial (até o 18º mês). No item 03, sobre a evolução da forma do abdome, bem como a sensibilidade, consistência, etc., entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto”. Seja paciente pois seu organismo se encarregará de dissipar eventuais pequenos transtornos intermediários que, infalivelmente chamarão a atenção de alguma de alguma pessoa, que não se furtará à observação: “SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER MESMO? ”- É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos os esclarecimentos necessários, para sua tranquilidade. Em tempo: Em alguns pacientes, ocorre uma certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório (edema, insensibilidade, aspecto cicatricial, etc.).

Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia do abdome deverá ser considerado como definitivo antes dos 12 aos 18 meses. Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8º. dia, a “eliminação de razoável quantidade de líquido amarelado” por um ou mais pontos da cicatriz. Este fenômeno nada mais é do que o transudamento cirúrgico e a liquefação da gordura residual próxima à área da cicatriz que está sendo eliminada, sem que isso venha a se constituir como complicação. Existem recursos para evitar que esse vazamento venha a lhe ocorrer em situações inoportunas.

Recomendações Sobre a Cirurgia de Dermolipectomia Abdominal

Recomendações Sobre a Cirurgia de Dermolipectomia AbdominalRecomendações Sobre a Cirurgia de Dermolipectomia Abdominal

Ilustração de um Modelador Cirúrgico Utilizado Pós Abdominoplastia.

Recomendações Pré-Operatórias:

1. Comunicar-se com seu médico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.

2. Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.

3. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.

4. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.

5. Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 a 3 semanas.

Recomendações Pós-Operatórias:

1. Evitar esforços por 14 dias.

2. Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada, assim como evitar ao máximo escadas longas.

3. Evitar molhar o curativo durante a primeira fase.

4. Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 2 semanas.

5. Andar curvada, com ligeira flexão do tronco, e manter passos curtos, por um período de 14 a 20 dias.

6. Obedecer à prescrição médica.

7. Voltar ao consultório para os curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados.

8. Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.

9. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião, e somente com ele, quaisquer dúvidas.

10. Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8ª. dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado ou sanguinolento, por um ou mais pontos de cicatriz. Não se preocupe, porque se isto lhe ocorrer não significa complicação.

11. Salvo em casos especiais, alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovo) e vitaminas (frutas).

12. Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar consequências difíceis a serem sanadas.
DermabondDermabond

Ilustração de um Kit de Substituição de Pontos Externos Prineo.

P: Quando São Retirados os Pontos?

R: Não existem pontos externos, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirurgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na cirurgia plástica de abdominoplastia, nas demais cirurgias plásticas femininas, nas quais são poucos os cirurgiões que a utilizam.

Tem Como Características Principais:

  • Facilidade de aplicação;
  • Reduz o tempo da cirurgia;
  • Diminui o risco de infecções(bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
  • Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
  • Tem um melhor resultado estético(não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
  • É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
  • Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
  • Sua retirada, quando necessária, é praticamente indolor.

Quanto Custa uma Cirurgia Plástica de Abdominoplastia?

O custo em relação a uma cirurgia plástica de abdominoplastia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante investir em um bom profissional.

Mais Informações no Vídeo:

Video explicativo sobre a cola cirúrgica que Dr.Cláudio Lemos utiliza no procedimento.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria