Ter os seios caídos é um dos problemas que mais mexem com a parte emocional da mulher, já que as mamas são partes de seu corpo que sempre caracterizam o sexo feminino. Por isso, muitas delas recorrem à mastopexia com prótese, que é uma técnica cirúrgica que pode proporcionar excelentes resultados.
Por maior que seja esse interesse, não são todas as mulheres que entendem muito bem como funciona uma mastopexia com prótese e quais serão os resultados obtidos por ela. Nesse caso, é ideal saber de tudo isso antes de submeter ao procedimento.
Entenda melhor como funciona a cirurgia de mastopexia associada à colocação de próteses de silicone e veja como isso pode influenciar diretamente na sua beleza e também na autoestima.
O Que é a Mastopexia Com Prótese?
A mastopexia com prótese consiste de um conjunto de procedimentos: a mastopexia, cujo objetivo é o de levantar as mamas da mulher através da remoção do tecido em excesso, e a cirurgia de prótese de mama, que visa aumentar o volume e melhorar o formato das mamas.
Essa cirurgia plástica feminina é capaz de solucionar duas das maiores necessidades que a mulher pode ver em seu corpo, que é o de remover a pele e o tecido em excesso da região mamária (e consequentemente deixá-la menos flácida) e aumentar o tamanho das mamas.
Ilustração Implantes Mamários.
Por Que Os Seios Ficam Com Aspecto de Caídos?
São vários os motivos que podem levar a mulher a ter seios mais caídos, como a flacidez ,o envelhecimento, o ganho ou a perda repentina de peso e a genética individual do paciente. Porém, esses fatores podem variar de acordo com o metabolismo de cada mulher.
Como São Classificados Os Seios Caídos (Ptose Mamária)?
Os seios caídos, cujo termo técnico é ptose mamária, podem ser classificados em 3 graus, de acordo com seu nível:
- Grau 1 – chamado de flacidez leve, é quando os mamilos ainda estão na altura do sulco inframamário, nome dado à dobra que se encontra na parte de trás da mama.
- Grau 2 – denominado como flacidez moderada, é assim classificado quando os mamilos estão abaixo do sulco inframamário.
- Grau 3 – por fim, a flacidez significante é caracterizada assim quando a flacidez nas mamas é bem considerável.
Os 3 graus são considerados como ptose mamária, embora o primeiro deles possa não ser tão prejudicial às mulheres, enquanto os dois outros já são mais intensos.
Classificação de Ptose Mamária.
Como Funciona a Mastopexia Com Prótese?
Existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas para a realização de uma mastopexia com prótese, mas a que proporciona os resultados mais satisfatórios é aquela que é conhecida como “T invertido”, técnica desenvolvida pelo professor Ivo Pitanguy.
Ela consiste exatamente daquilo que seu nome indica: uma incisão realizada na forma de um T de ponta-cabeça. Então, todo o tecido excedente é removido e, posteriormente, será colocada uma prótese de silicone, que pode variar no volume e no formato de pessoa para pessoa.
Como Fica a Cicatriz da Mastopexia Com Prótese?
Como o procedimento demanda a realização de uma incisão na mama, esta precisa ser fechada através de uma sutura, que são os pontos cirúrgicos.
Ao realizar a cirurgia com um profissional altamente capacitado, ele se empenhará para que a cicatriz seja a menor possível e que, depois de sua recuperação, fique com um aspecto muito bom, praticamente imperceptível.
Porém, é importante ressaltar que a evolução de cada cicatriz depende diretamente da forma que o organismo da paciente se comportará e também do fato de ela seguir as recomendações do período pós-operatório, que serão devidamente passadas pelo cirurgião plástico..
Ilustração dos Tipos de Incisão na Cirurgia de Mastopexia com Prótese.
Quando Devo Procurar Pela Mastopexia Com Próteses de Silicone?
Essa é uma dúvida que também é bastante comum pelas mulheres: será que é preciso esperar por bastante tempo para realizar a cirurgia, ou ela pode ser feita o quanto antes?
Na verdade, não existe um período estabelecido para a realização do procedimento. A única coisa que se pede é que a paciente já tenha passado pelo desenvolvimento dos brotos mamários, que é um dos primeiros sinais da puberdade e acontece aproximadamente aos 17 anos. Porém, dificilmente uma mulher tão jovem sofrerá com a ptose mamária.
Quanto à idade máxima, não existe uma definição. Logo, nunca é tarde demais para que a mulher se submeta à uma mamoplastia com posterior colocação de próteses de silicone.
Onde a Prótese de Silicone Será Colocada?
Prótese de mama: por cima ou por baixo do músculo? Essa é uma das maiores dúvidas quando qualquer mulher deseja fazer a mastopexia com prótese.
Na verdade, o local em que a prótese de silicone será colocada depende muito das características de cada paciente. Quando ela é colocada abaixo da glândula mamária, leva o nome de subglandular, ao passo que quando ela é colocada acima da glândula e abaixo do músculo, é conhecida como submuscular.
Para mulheres mais magras e com seios menores, a técnica submuscular é a mais indicada, enquanto mulheres com tecido mamário mais espesso podem recorrer à técnica subglandular.
A mulher pode sugerir a técnica que preferir, porém, isso será analisado pelo cirurgião plástico, que sempre escolherá o melhor procedimento, tanto em relação ao aspecto estético quanto à saúde da paciente.
Ilustração da Localização do Implante Mamário na Cirurgia de Mastopexia com Prótese.
Como é Escolhida a Prótese de Silicone?
Essa é uma hora muito importante do processo: a escolha da prótese de silicone.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a prótese de silicone definitiva é um mito. Toda prótese sofre com a ação do tempo, e embora as atuais sejam mais resistentes e duráveis do que as que eram utilizadas antigamente, isso não quer dizer que elas sejam permanentes.
Quanto à escolha da prótese de silicone ideal, isso vai variar de acordo com as expectativas de cada mulher. As próteses variam de acordo com seu volume e com o formato, e a qualidade dos resultados dependerá do tamanho, da silhueta e de vários outros detalhes.
Portanto, para fazer uma mastopexia com prótese, é claro que a mulher também ajuda na hora de escolher a prótese, mas sempre sob a supervisão do cirurgião plástico, que lhe dirá quais opções são as que proporcionarão os melhores resultados.
Tipos de Forma de Projeção e Tamanho dos Implantes Mamários.
Como é o Período Pré-Operatório da Mastopexia Com Prótese?
Durante o período pré-operatório, os primeiros passos que devem ser seguidos serão orientados pelo cirurgião plástico, de modo que a paciente esteja em perfeitas condições físicas e psicológicas para o momento da realização da cirurgia.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados antes do procedimento são os seguintes:
- Realizar exames clínicos, como hemogramas, testes de glicemia, ureia, creatinina e urina, além de radiografias e exames de imagem em alguns casos, de acordo com as solicitações do cirurgião plástico;
- Adotar uma rotina equilibrada, com alimentação saudável e prática constante de exercícios físicos;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Parar de fumar pelo menos 30 dias antes do procedimento, de modo a não prejudicar a cicatrização;
- Não tomar medicamentos com substâncias anticoagulantes.
Como é o Período Pós-Operatório da Mastopexia Com Prótese?
Depois de realizada a cirurgia, a paciente entra no período pós-operatório, que também apresenta alguns cuidados que devem ser tomados. Entre eles, destacam-se os seguintes:
- Não fazer movimentos bruscos ou forçar a região da cirurgia;
- Repousar pelo período de tempo recomendado pelo cirurgião plástico;
- Não tomar sol diretamente na região da cirurgia, pois isso pode prejudicar o amadurecimento da cicatriz;
- Tomar os devidos cuidados com os pontos cirúrgicos, de modo que o amadurecimento da cicatriz seja a melhor possível.
Tenha Mamas Lindas e Rejuvenescidas Com a Mastopexia Com Prótese!
O procedimento de mastopexia, quando associado à colocação de próteses de silicone, se configura como uma cirurgia plástica que pode devolver à mulher a satisfação com o seu corpo e também um visual muito mais lindo.
O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que realiza os melhores procedimentos em suas pacientes, de modo que elas obtenham o melhor resultado possível. Então, não perca mais tempo: realize uma mastopexia com prótese e fique com um corpo ainda mais lindo!
Quanto Custa Uma Cirurgia de Mastopexia com Prótese?
O custo em relação a uma cirurgia de Mastopexia com Prótese é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.
Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a mesma cirurgia de Mastopexia com Prótese em outra pessoa, por exemplo.
Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de Mastopexia com Prótese não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.
Mais Informações no Vídeo:
Video explicativo sobre a cola cirúrgica que Dr.Cláudio Lemos utiliza no procedimento.