A expansão de tecido permite ao corpo “gerar” pele extra para o uso na reconstrução em quase todas as partes do corpo. Expansão de pele é uma cirurgia que visa a obtenção de um retalho extra da pele para corrigir defeitos de diversas origens, como queimaduras, sequelas traumáticas, etc. O cirurgião aproveita-se das propriedades viscoelásticas da pele através da implantação de um expansor sob o tecido subcutâneo e com infiltrações semanais de líquido obtém-se a área de pele necessária para a correção de uma área danificada. Expansores de pele são bolsas de silicone, conectadas a uma válvula que podem ter diversas formas e volumes nominais.
Ilustração Demonstrando Várias Formas e Modelos de Expansores de Pele.
O Que é a Expansão de Pele?
Expansão de tecido é um procedimento relativamente simples, que permite ao corpo “gerar” pele extra para uso na reconstrução em quase todas as partes do corpo. Um balão expansor de silicone é inserido sob a pele próximo à área a ser reparada e, em seguida, gradualmente preenchido com água salina ao longo do tempo, fazendo com que a pele estique e cresça. É mais comumente utilizado para a reconstrução de mama após sua retirada, mas, também, é usado para reparar a pele danificada por defeitos congênitos, acidentes, cirurgia e em alguns procedimentos estéticos.
Quem São Os Melhores Candidatos à Expansão de Pele?
Pacientes portadores de nevo melanocítico gigante, sequelas de queimaduras, cicatrizes extensas e sequelas traumáticas (desde que a pele do tórax não tenha sido irradiada previamente).
Paciente com Nevo Melancocitico com Indicação de Utilização do uso de Expansor de Pele.
Praticamente qualquer pessoa que precise de pele adicional pode se beneficiar da expansão de tecido, desde crianças a homens e mulheres idosos.
O procedimento é muito utilizado na reconstrução da mama, quando não há pele suficiente para acomodar um implante permanente para restaurar a aparência natural da mulher. Também é uma opção para a reparação ou a substituição de áreas do couro cabeludo, em que o crescimento do cabelo faz com que seja difícil substituir tecido perdido com a pele de outras partes do corpo. A expansão de tecido geralmente produz excelentes resultados quando reconstrói algumas áreas do rosto e do pescoço, nas mãos, braços e pernas. A expansão pode ser mais difícil nas costas, tronco, ou em demais áreas onde a pele é espessa. Se a área afetada estiver severamente danificada ou com cicatrizes ao redor da lesão, a expansão provavelmente não é uma opção, pois, o primeiro requisito é que a pele vizinha esteja saudável.
Demonstração de Pacientes com Utilização de Expansores em Couro Cabeludo e Face.
Os expansores são amplamente utilizados nas correções de sequelas de trauma e queimaduras, nas reconstruções de mama pós-mastectomia, nas deformidades adquiridas ou congênitas.
Vantagens e Desvantagens do Expansor de Pele
Até recentemente, os cirurgiões estavam limitados a retalhos e a enxerto de pele para reconstruir o tecido danificado. A expansão do tecido, no entanto, oferece uma técnica adicional com várias vantagens. Primeiramente, a expansão oferece uma combinação quase perfeita de cor e de textura. Em segundo lugar, porque a pele mantém-se ligada à área doadora de sangue e de nervo, há menor risco de necrose. Ademais, por não ter de ser movida de uma área à outra, as cicatrizes são frequentemente menos aparentes. Por outro lado, a expansão da pele tem um inconveniente significativo − o período de tempo necessário para crescer pele adicional. Dependendo da área a ser reconstruída, a expansão do tecido pode levar de três a quatro meses. Durante este tempo, o expansor cria o que pode ser uma protuberância desagradável − o que é desejável na reconstrução da mama, mas pode ser bastante perceptível para uma pessoa que precise de reparo do couro cabeludo ou de demais áreas do corpo. Além disso, o procedimento requer várias visitas ao cirurgião para a injeção da água salina que infla o balão. Para algumas pessoas, a aparência inconveniente de um expansor é suficiente para que considerem outras opções.
A vantagem principal do expansor cutâneo consiste na possibilidade de reconstrução com tecidos regionais, portanto, com semelhança de cor e textura. Sua principal indicação é quando a pele da vizinhança apresenta boa qualidade.
Preparando-se Para a Cirurgia de Expansor de Pele
Seu cirurgião irá lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia de expansor de pele , incluindo orientações sobre comer e beber, fumar e tomar ou evitar certos medicamentos. Se você fuma, seu cirurgião, provavelmente, vai pedir que pare de fumar por, pelo menos, duas semanas antes e após a cirurgia, pois o cigarro diminui a circulação de sangue na pele e impede a cicatrização.
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe à cirurgia e que lhe ajude em casa se necessário.
Quais São Os Tipos de Formato de Expansor de Pele?
Ilustração Demonstrando Várias Formas e Modelos de Expansores Utilizados.
Tipos de Anestesia na Cirurgia de Expansor de Pele
O cirurgião pode usar anestesia local combinada com um sedativo para que você fique sonolento. Você vai ficar acordado, mas relaxado, e pode sentir um pouco de desconforto. O cirurgião pode recomendar o uso de anestesia geral se você preferir dormir durante todo o procedimento.
A Cirurgia do Expansor de Pele
Na maioria dos casos, a cirurgia inicial leva 1-2 horas, dependendo do tamanho e da área de pele a ser expandida. O seu cirurgião irá começar fazendo uma pequena incisão ao lado da área da pele a ser reparada, e fará todo o possível para fazer a incisão a mais discreta possível. O cirurgião irá, então, inserir o balão expansor de silicone em um espaço criado sob a pele. O expansor contém um pequeno tubo e uma válvula de auto vedação que permite que o cirurgião possa, gradualmente, encher o expansor com solução salina. A válvula é geralmente deixada logo abaixo da superfície da pele.
Enchimento do Expansor Tecidual
Uma vez que a incisão tenha cicatrizado, você deverá retornar ao consultório do cirurgião periodicamente para que se possa injetar soro fisiológico no expansor. Com a expansão do expansor, sua pele vai esticar. Em algumas pessoas, este procedimento pode causar desconforto.
Ilustração de um Kit Para Expansão Utilizado em Cada Procedimento.
Cirurgia Secundária
Quando a pele esticou o suficiente para cobrir a área afetada, você será submetido a um segundo procedimento para remover o expansor e reposicionar o tecido novo. Na reconstrução de mama, a cirurgia requerida para remover o expansor e inserir o implante permanente é relativamente breve. Cirurgia mais complexa para reparar a pele do rosto e o couro cabeludo demanda mais tempo e pode exigir mais de uma sequência de expansão para finalizar.
Demonstração do Funcionamento de um Expansor de Pele.
Exemplo 1: Couro Cabeludo
A expansão de tecido é ideal para a reparação do couro cabeludo porque a pele esticada sobre o couro cabeludo mantém o crescimento normal do cabelo. A maioria dos demais tecidos do corpo não cresce pelo com a mesma intensidade.
Ilustração de um Expansor de Pele em Couro Cabeludo.
Exemplo 2: Membro Inferior
A expansão é também utilizada para reparar a pele da cabeça e do pescoço, mãos, braços e pernas.
Ilustração de um Expansor de Pele em Membro Inferior Direito.
Recuperação e Acompanhamento Pós-Cirúrgico
Como você se sentirá após a cirurgia dependerá da extensão e da complexidade do procedimento. A cirurgia inicial para inserir o expansor causa, na maioria dos pacientes, um desconforto temporário que pode ser controlado com medicação prescrita pelo médico. Pode haver, também, certo desconforto nas vezes em que a solução salina é injetada no expansor, no entanto, dura apenas 1-2 horas. O procedimento para remover o expansor e colocar o novo tecido no local pode causar desconforto temporário, mas, também, é controlado com medicação.
Voltando Ao Normal
Novamente, o tempo que levará para você retomar sua rotina normal dependerá da extensão, da complexidade e do tipo de cirurgia a qual se submeteu. Para pacientes que se submeteram à reconstrução de mama, se a expansão do tecido for separada da retirada da mama, a atividade normal pode ser retomada em 2-4 dias.
A maioria dos pacientes que se submete à expansão de tecido relata que é possível voltar à rotina normal estando o expansor ainda instalado. Após a segunda cirurgia, a maioria dos pacientes recupera-se em uma semana.
A Sua Nova Aparência
Em geral, os resultados obtidos pela expansão de tecido são melhores que os resultados dos demais métodos usados para reconstruir ou reparar a pele danificada. Mas, lembre-se, de que o objetivo é melhorar e não atingir a perfeição. Para a maioria dos pacientes que se submetem à expansão de tecido, o procedimento melhora drasticamente a aparência e a qualidade de vida após a cirurgia. Se você é fisicamente saudável, psicologicamente estável e realista em suas expectativas, provavelmente ficará bastante satisfeito com a nova aparência.
Quando São Retirados Os Pontos Após a Cirurgia Plástica de Expansão de Pele?
Não existem pontos externos na cirurgia Plástica de Expansão de Pele, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam.
Ilustração da Cola Cirurgica Utilizada na Cirurgia de Expansor de Pele.
Quanto Custa uma Cirurgia de Expansor de Pele
O custo em relação a uma cirurgia de expansor de pele é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.
Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.
Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de expansor de pele não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.