Como Deve Ser a Alimentação Pré Cirurgia Plástica?

Pré Cirurgia Plastica

O cuidado com a alimentação pré cirurgia plástica se torna ainda mais importante em comparação a outros momentos normais do dia a dia, se alimentar bem, antes e depois de uma cirurgia faz com que o organismo se prepare de forma adequada para enfrentar o processo pós-operatório, reduzindo consideravelmente os riscos de complicações oriundas de um organismo debilitado e ajudando a alcançar o resultado final que o paciente espera.

Neste FAQ do site do Dr. Cláudio Lemos tiraremos todas as dúvidas sobre o tipo de alimentação pré cirurgia plástica que devemos ter em prol de uma recuperação plena do procedimento e o que podemos ou não consumir.

Quanto tempo dura o período pré-operatório?

O período pré-operatório inclui uma sucessão de cuidados, que dentre os principais incluem-se: exames prévios que possam apontar qualquer problema de saúde e a alimentação.
O tempo médio que um paciente deve se submeter a uma dieta livre de nutrientes nocivos para a recuperação é de aproximadamente 30 dias antes da data marcada para a cirurgia, esses cuidados garantem a rápida recuperação e cicatrização da incisão feita no paciente e por consequência diminui o risco de infecções.

Quais tipos de nutrientes consumir para ter uma alimentação pré cirurgia plástica correta?

No período de alimentação pré cirurgia plástica o corpo necessita de reservas de nutrientes que o ajude a se recuperar de maneira rápida, por esse motivo, a mudança nos hábitos alimentares nesses dias é fundamental.

Uma dieta rica em ferro, zinco, vitamina A, C e K, ajudam o indivíduo não apenas na cicatrização, mas também para a síntese de colágeno que ajuda na reparação dos tecidos afetados.

As gorduras também não estão totalmente banidas do cardápio, o paciente pode consumir alimentos que contenham ômega 3, ácidos graxos e óleos vegetais sem problemas, pois também agem como os demais nutrientes e ainda evitam reações inflamatórias.

As fibras também são importantes para ajudar a diminuir a constipação do intestino nesse período, além de ajudarem a melhorar a circulação sanguínea.

Quais são os principais alimentos para esse momento?

O paciente que irá realizar uma cirurgia plástica feminina ou masculina não precisa se preocupar com a restrição alimentar, pois a lista inclui alimentos dos mais diversos que em pouco se diferenciam dos consumidos normalmente.

Os principais alimentos são:

  • Frutas cítricas– manga, morango, caju, goiaba, laranja, abacaxi, limão, acerola;
  • Vegetais – brócolis, espinafre, pimentão, tomate, couve-flor, alface, repolho,
  • Pães ricos em grãos;
  • Alimentos ricos em vitamina A – margarina, peixes oleosos, leite integral, ovos, fígado, cenoura, mamão papaia e melão;
  • Iogurtes;
  • Líquidos colaboram para diminuir o inchaço, água de coco, sucos de fruta e água natural devem ser consumidos no mínimo 8 vezes ao dia.

Para uma alimentação correta tanto antes quanto depois da cirurgia você deve seguir as orientações do seu médico, contudo, os alimentos citados são comprovados cientificamente como benéficos para a recuperação cirúrgica.

Qual o tempo de jejum?

Cada procedimento necessita de um período diferente de jejum, em média de 8 a 12 horas é o tempo ideal para não ter problemas durante a cirurgia. Além disso, alguns medicamentos anticoagulantes, antiagregantes plaquetários (como AAS), anti-inflamatórios e terapias hormonais devem ser evitados.

Contudo, vale ressaltar que nenhum tratamento deve ser interrompido sem antes consultar um médico.

Para saber mais sobre as dúvidas referentes cirurgia plástica masculina e feminina, continue acompanhando o FAQ do site do Dr. Claúdio Lemos.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria