Uma cirurgia plástica para redução de mamas é indicado para mulheres em diversas condições, seios demasiadamente volumosos podem ser a causa de problemas de saúde e emocionais sérios, pois além de causar dores nas costas e desconforto físico, dificultando uma rotina normal, ainda pode ter um grande impacto psicológico para a paciente.
Por esse motivo a redução do volume dos seios é um procedimento muito procurado, pois devolve não só o conforto físico para a paciente, mas também a autoestima e apreço pelo próprio corpo.
Nesse artigo falaremos sobre uma das principais dúvidas das pacientes ao fazerem a redução, como dormir após a mamoplastia redutora e quais os demais questionamentos que circundam o procedimento.
O que é mamoplastia redutora?
Como o próprio nome sugere é a cirurgia de redução de mamas, que consiste na retirada do excesso de gordura localizada, tecido mamário e/ou pele da região, em prol da redução do tamanho e peso dos seios, alcançando um tamanho proporcional ao corpo da paciente.
Quando e para quem a redução das mamas é indicada?
Não há como apontar qual quando a redução das mamas é indicada apenas por seu tamanho, a questão está quanto ao conforto, se o tamanho dos seios gera incômodos físicos ou emocionais, procurar por um cirurgião plástico pode ser a ação mais indicada.
De forma geral, a restrição para a realização está relacionada ao desenvolvimento completo dos seios, que normalmente ocorre quando a paciente completa 18 anos de idade.
Como é realizada a mamoplastia redutora?
Os cuidados pré-operatórios inclui uma série de exames como uma avaliação da mama por ultrassom e mamografia, para ajudar na detecção de possíveis alterações ou lesões nos seios.
No dia que antecede a cirurgia é recomendável evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o excesso de comida ou alimentos muito gordurosos e industrializados. Faça um jejum de 8 horas.
Também se recomenda evitar a ingestão de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico ou outras fórmulas de emagrecimento ao menos 10 dias antes do procedimento.
A mamoplastia redutora consiste na “reorganização” dos tecidos da glândula mamária, retirando o excesso de gordura e pele do local, com o objetivo de dar a forma desejada aos seios, bem como o reposicionamento dos mamilos e aréolas que ocorre ao mesmo tempo, buscando harmonizar os seios em relação ao corpo da paciente.
O procedimento é composto dos seguintes passos:
- Anestesia – normalmente é realizada a anestesia geral, entretanto, a depender do grau de sensibilidade e volume das mamas o cirurgião pode optar pela anestesia local com sedação;
- Incisão – existem duas formas de realizar uma incisão, dependendo do volume e flacidez dos seios: em formato de “t invertido”, feita abaixo da aréola em direção à base dos seios; em formato de “L”, na mesma região do procedimento anterior;
- Duração – a cirurgia dura em média 2 a 3 horas.
Cuidados pós-operatórios
Os cuidados pós-operatórios são os mais importantes, os primeiros dias de cuidado definem a qualidade final do procedimento (aparência). Nas primeiras 24 horas após a cirurgia procure ficar sentada ou com a cabeça elevada, evitando se mexer muito, faça apenas movimentos leves quando necessário. Durante 15 dias, não levante os braços acima dos ombros.
O repouso é indicado por 15 dias e caso não haja mais nenhum problema, a paciente poderá voltar as suas atividades de rotina após esse período.Mas quais são os cuidados de como dormir após a mamoplastia redutora?
Como dormir após a mamoplastia redutora? Principais cuidados.
Saber como dormir após a mamoplastia redutora é crucial para que as mamas fiquem as mais simétricas possíveis, pois caso a paciente vire mais para um lado do que para outro, pode acontecer da mama inchar e ficar desproporcional. A ansiedade pode atrasar ainda mais a recuperação.
Por esse motivo, durante 30 dias a paciente deve dormir de barriga para cima. Para garantir que durante o sono a paciente não vire, deverá ser utilizados travesseiros do lado, pois a noite ocorrem movimentos inconscientes, logo o uso de barreiras é uma importante dica.
Dormir de lado é recomendável apenas após 6 semanas de cirurgia. Para dormir de bruços é recomendável que a paciente aguarde de 2 a 3 meses, a depender da recuperação.
Os cuidados de como dormir após a mamoplastia redutora são fundamentais para não causar alterações no formato desejado para as mamas. Por esse motivo, procurar por um cirurgião de confiança, experiente e renomado, como o Dr.Cláudio Lemos é fundamental para um procedimento seguro.
O Dr. Cláudio Lemos possui especializações em mamoplastia de aumento e redução de mamas, nacionais e internacionais. Entre em contato conosco, agende uma avaliação e saia de nossa clínica com o melhor resultado possível.