A realização de uma cirurgia plástica representa a concretização do sonho de muitas pessoas. Sonho de uma vida melhor, de mais autoestima e valorização da própria imagem. Mas se por um lado tal sonho vai sendo nutrido por muito tempo até se realizar, por outro poucas pessoas param para pensar como será o período pós operatório da cirurgia plástica. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos principais desse momento que é fundamental para o sucesso do resultado final do procedimento realizado.
Confira oito tópicos sobre o que você vai sentir após a cirurgia plástica e como será a recuperação:
- Repouso é Fundamental: o período de repouso varia de acordo com o procedimento, podendo ser de apenas alguns dias e se estendendo a até algumas semanas. Em todo caso, é importante respeitar o período estipulado pelo médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos, a fim de evitar complicações e má cicatrização. Nada de realizar exercícios físicos ou atividades que exijam esforço físico por no mínimo 30 dias (período que pode ser bem maior). Esse tempo“de molho” pode parecer um pouco chato e monótono mas é fundamental para os melhores resultados possíveis.
- Dores São Esperadas: as dores que podem surgir no período pós-operatório da cirurgia plástica geralmente são decorrentes da sensibilização da área operada e podem resolvidas com a prescrição de medicamentos, especialmente analgésicos e anti-inflamatórios. Elas tendem a desaparecer poucos dias após o procedimento.
- Dormir Pode ser Desconfortável por um Tempo: especialmente em cirurgias como mamoplastia (de aumento ou de redução), lipoaspiração e abdominoplastia. É preciso encontrar a posição certa para dormir e evitar esforços ou muita movimentação durante a noite. O médico que realizar o procedimento seguramente irá orientar sobre a forma correta de repousar.
- Cicatrização pode Demorar: embora raros, há casos de má cicatrização em quase todos os tipos de cirurgia plástica. Repouso, troca correta dos curativos e uso dos medicamentos prescritos ajuda a diminuir esses riscos. Em todo caso, qualquer anomalia observada deve ser imediatamente levada ao conhecimento do cirurgião que realizou a cirurgia.
- Cuidados com a Alimentação Devem ser Duradouros: quanto mais variada e nutritiva for a alimentação durante o pós operatório, mais saudável será a recuperação do paciente. Beber muita água – pelo menos dois litros por dia – também faz um bem danado ao organismo em recuperação. Aproveite esse período pós-operatório da cirurgia plástica para reeducar sua alimentação, isso trará resultados duradouros para seu corpo como um todo.
- Deixe de Lado o Cigarro: assim como no pré-operatório, durante o pós-operatório da cirurgia plástica também é importante se manter longe do cigarro. Essa proibição é de no mínimo 40 dias, mas se você conseguir se livrar desse mal de uma vez por todas seu organismo agradecerá.
- Sol Deve ser Evitado: nos primeiros dias (e em alguns casos nas primeiras semanas) após a cirurgia, o paciente deve evitar tomar sol. Isso porque a exposição aos raios solares pode comprometer a plena cicatrização da área operada. As consequências de desrespeitar essa orientação variam desde cicatrizes escuras, até manchas e problemas com a cicatrização.
- Seu Cirurgião Será seu Melhor Amigo: por um bom tempo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as consultas com o cirurgião não terminam um ou dois meses após a cirurgia. Sinta-se à vontade para voltar ao médico quantas vezes considerar necessário, esclarecendo todas as suas dúvidas e expondo como está sendo o processo de recuperação. É importante escolher um profissional de confiança e credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais para a harmonização da beleza do corpo de homens e mulheres, atendendo as necessidades de cada paciente.