Quais São os Riscos de uma Cirurgia Plástica?

Quais São os Riscos de uma Cirurgia Plástica?

Seja para corrigir uma condição genética ou por motivo de estética, a cirurgia plástica é um procedimento que envolve muita preparação. Uma das questões pertinentes ao assunto é quais são os riscos de uma cirurgia plástica, uma questão que precisa ser respondida com a maior riqueza de detalhes possível pelo médico cirurgião plástico.

Segundo protocolos internacionais de medicina e cirurgia plástica, o cirurgião tem a obrigação de explicar com detalhes os riscos de uma cirurgia plástica para que o paciente tenha o total entendimento da cirurgia que será submetido.

Para entender quais são os reais riscos de uma cirurgia plástica, é preciso ter um longo diálogo com o médico cirurgião. O paciente deve fazer todas as perguntas que achar necessário sobre o procedimento, a recuperação e quais são os cuidados que devem ser tomados em todas as etapas.

Os principais riscos de uma cirurgia plástica

Os riscos de uma cirurgia plástica se tornam baixos quando paciente e cirurgião possui uma longa parceria e conhecem o real estado de saúde e todas as etapas do procedimento que será realizado. Entretanto, vale lembrar quais são as principais condições que podem ocorrer.

Hematomas e Manchas Roxas: esta é uma complicação comum na cirurgia plástica e na maior parte dos caso não oferece risco à saúde do paciente. Os hematomas e manchas roxas ocorrem devido ao acúmulo de sangue na região operada que ao longo do tempo de recuperação e com os cuidados necessários, desaparecerá. Essas condições são comuns a procedimentos como: blefaroplastia, lifting facial ou lipoaspiração.

Infecção: A infecção é comum na região da cicatriz, principalmente quando o paciente não toma os cuidados necessários com a limpeza e troca do curativo. Também pode ocorrer infecção interna, causando sintomas como inchaço, dor, febre, acúmulo de líquido e pus.

Trombose: A trombose é a formação de coágulos de sangue principalmente na região das pernas que podem surgir quando não há movimentação dos membros inferiores. Quando os trombos ou coágulos se desprendem e vão para a corrente sanguínea, provoca a embolia pulmonar, condição grave que pode ser fatal.

Essa condição pode surgir em cirurgias mais complexas como a lipoaspiração e abdominoplastia. Entretanto, a trombose pode ser evitada. Informe o seu médico cirurgião plástico sobre seu histórico familiar, faça todos os exames descritos na avaliação pré-operatória e descreva todos os medicamentos que utiliza para assim evitar este risco.

As cicatrizes deformadas também fazem parte do grupo de riscos de uma cirurgia plástica. Para evitar esse tipo de risco, o paciente também deverá informar ao médico as condições de saúde da pele, se existem queloides ou cicatriz hipertrófica de outras cirurgias ou por condições de saúde.

Em caso de cicatrizes deformadas após a cirurgia plástica, é possível tratar o problema através de fisioterapia estética ou uma cirurgia para correção de cicatriz.

O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais, seguindo todos os protocolos de atendimento para proporcionar todas as respostas que envolvam cada tipo de cirurgia plástica. É preciso que paciente e médico tenham total confiança sobre todos os procedimentos que serão realizados para evitar os riscos com a saúde e estética do paciente.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria