Sempre que se fala sobre os principais cuidados na cirurgia plástica, uma das primeiras coisas que vêm à mente das pessoas que se interessam por essa alternativa e recorrerão a ela é o tempo de recuperação, que muitas vezes pode até fazer com que elas recorram a procedimentos diferentes.
Por isso, uma pergunta comum nas consultas com o médico é sobre o tempo de recuperação de uma cirurgia plástica: será que é muito grande? É possível diminuir esse tempo? Caso a paciente faça algo não recomendável, o prazo de recuperação será maior do que o estipulado?
Se você também tem essas dúvidas, não se preocupe, pois veio ao lugar certo! Aprenda tudo o que você precisa saber sobre a recuperação de uma plástica e já esteja preparada para o que enfrentará.
Como Funciona a Recuperação da Cirurgia Plástica?
Invariavelmente, as cirurgias plásticas são procedimentos invasivos, que acarretam em incisões para que seja possível obter o resultado esperado, como em uma cirurgia de prótese de mama ou de prótese de glúteo, por exemplo.
Quando o organismo passa por qualquer procedimento desse tipo, ele fica exposto a condições adversas e precisa se recuperar naturalmente. Por isso, toda cirurgia plástica precisa de um tempo de recuperação, seja ela mais simples ou mais complexa.
Algumas exceções são os procedimento minimamente invasivos, que como o próprio nome indica são muito menos invasivos. Alguns exemplos são o preenchimento de lábios e o procedimento de peeling químico, que são realizados sem qualquer tipo de incisão.
No caso dos procedimentos minimamente invasivos, geralmente a paciente já pode voltar à sua rotina no dia seguinte, a menos que aconteça algo de inesperado durante o procedimento, o que também é muito raro.
A Recuperação é Igual Para Todas as Pacientes?
Não. Algumas pacientes podem se recuperar mais rápido do que outras, certas cirurgias podem precisar de um maior tempo de recuperação, ao passo que seguir estritamente ao que o cirurgião plástico determina também é fundamental para uma recuperação mais rápida.
Por exemplo, o pós-operatório de uma cirurgia de reconstrução de mama é relativamente grande, já que essa é uma cirurgia plástica bastante invasiva, em que a paciente precisa ter tecido suficiente no abdômen, que será removido para ser utilizado na região mamária.
Por outro lado, um tratamento para rejuvenescimento das mãos demanda apenas alguns dias para recuperação, já que se trata de um procedimento mais simples e que não tem implicações tão sérias assim no cotidiano da paciente.
Além disso, também é importante levar em consideração os fatores de risco e que naturalmente tornam a recuperação um processo mais demorado, como o histórico de doenças familiares, doenças prévias e a idade avançada, por exemplo.
Além disso, também é de suma importância que a paciente siga exatamente o que o cirurgião plástico lhe disser, para otimizar sua recuperação e garantir que ela ocorra no menor tempo possível. Algumas das principais recomendações são as seguintes:
- Ficar de repouso pelo período de tempo recomendado;
- Não praticar exercícios físicos até a completa recuperação;
- Evitar o uso de cigarros;
- Tomar cuidado para não lesionar ou machucar a área da cirurgia.
O Dr.Cláudio Lemos é um profissional especializado em diversos procedimentos de cirurgia plástica feminina e masculina sempre com o intuito de garantir que você fique ainda mais linda e possa se recuperar rapidamente e com saúde.