Vou sentir dor após realizar a cirurgia plástica? essa não é uma pergunta tão simples de responder. Isso porque uma série de fatores estão envolvidos: tipo de procedimento realizado, resistência do paciente e medicamentos utilizados no período pós-operatório. No geral, especialistas dizem que as possíveis dores após a realização de uma cirurgia plástica são resolvidas com a prescrição de medicamentos, especialmente analgésicos (de maior ou menor potência, a depender das queixas do paciente). Respeitar o período de repouso estipulado pelo cirurgião também é fundamental para diminuir as chances do aparecimento de dores.
Lipoaspiração, Implante de silicone nos seios, Abdominoplastia, Blefaroplastia e Rinoplastia estão no topo da lista das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Vamos analisar cada uma delas para entender se há dor no processo de recuperação após o procedimento.
- Implante de Silicone: cirurgia plástica mais realizada (e desejada) do Brasil, o implante de silicone nas mamas representa a realização do sonho de muitas mulheres. Justamente por isso, o pós operatório é repleto de dúvidas. A cicatriz deixada pela realização do implante costuma ser pequena, abaixo do seio, se tornando quase imperceptível após a cicatrização. Logo após a cirurgia, a área dos seios fica bastante sensível e dores são esperadas, especialmente porque o corpo precisará se acostumar com um “intruso” (a prótese) na região dos seios. A dor é maior em pacientes cujo implante é posicionado atrás do músculo (implante retromuscular). No geral, os 3 primeiros dias após a cirurgia costumam ser de dor moderada, dor essa que vai diminuindo e tende a desaparecer cerca de 15 dias após a cirurgia. Analgésicos, uso do sutiã cirúrgico e repouso são as recomendações médicas para alívio do desconforto pós cirurgia. Se após 6 semanas de cirurgia a dor continuar, será necessária uma investigação médica para determinar e tratar a causa.
- Lipoaspiração: uma das cirurgias plásticas mais realizadas no país (com média de 140 mil casos registrados por ano), a lipoaspiração é um procedimento que ajuda mulheres e homens a eliminar gordura localizada de maneira rápida, através de sucção. Os pontos resultantes da cirurgia são pequenos. Nos dias que sucedem a operação, é comum sentir dores na região operada, além de inchaço. Isso acontece porque o estímulo gerado pelas cânulas de sucção acaba deixando a região operada mais sensível. Repouso, analgésicos e drenagem linfática são as três recomendações médicas para acabar com as dores e o desconforto em poucos dias.
- Abdominoplastia: diferente da lipoaspiração (que visa remover gordura localizada), a abdominoplastia tem como objetivo melhorar o contorno e dar forma ao abdômen para que ele fique liso e sem flacidez. Presente no top 5 de cirurgias plásticas mais realizadas tanto por homens quanto por mulheres, a abdominoplastia não costuma gerar dores fortes. Nos 3 dias após a realização da abdominoplastia é comum sentir desconforto – que é tratado com medicamentos. O paciente deve respeitar o repouso e as recomendações do pós operatório. Fazendo isso, a dor tende a desaparecer poucos dias após o procedimento.
- Blefaroplastia: também conhecida como “cirurgia das pálpebras”, a blefaroplastia é realizada para tratar e remover o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez na região das pálpebras, ocasionados especialmente pela ação da idade. Procedimento relativamente simples e com anestesia local, a blefaroplastia não gera dor, mas costuma resultar em ardor nos primeiros dois dias após a cirurgia. Esse desconforto é tratado com medicamentos leves. Após esse período, o ardor tende a desaparecer.
- Rinoplastia: seja por desejos estéticos, seja por necessidade funcional, a rinoplastia é muito realizada no Brasil, especialmente para remodelar o nariz. A cirurgia costuma gerar inchaço e desconforto, especialmente nos primeiros sete dias após o procedimento. Após cerca de duas semanas, o inchaço reduz bastante e a respiração pelo nariz volta a se normalizar, diminuindo o desconforto. Medicamentos anti-inflamatórios são os mais receitados pelos cirurgiões para o paciente tratar a dor no período pós operatório.
Outras recomendações sobre sua cirurgia plástica
Seja lá qual for a cirurgia plástica que você realizar, é importante procurar um profissional credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É fundamental ainda esclarecer todas as suas dúvidas junto ao cirurgião escolhido e respeitar rigorosamente as recomendações dadas por ele para o período de recuperação. Recorra ao seu cirurgião plástico caso note qualquer anomalia durante o processo pós operatório, inclusive dores que não cessam com medicamentos.
O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que proporcionam a harmonização da beleza do corpo feminino e masculino, em busca de melhorar a qualidade de vida de cada paciente.