Realizar uma cirurgia plástica é o sonho de muitas pessoas. O que a maioria não para pra pensar é que, no final das contas, fazer uma plástica significa se submeter a uma cirurgia com os mesmos riscos de qualquer outro tipo de cirurgia. Nesse sentido, os cuidados pós operatórios também são fundamentais para o sucesso do procedimento. Sendo assim, a drenagem linfática pode se tornar uma excelente aliada para ajudar o organismo a se recuperar mais rápido e potencializar os bons resultados da cirurgia. Mas o que é drenagem linfática e como ela pode fazer tudo isso?
O que é Drenagem Linfática
Trata-se de um procedimento que visa melhorar a circulação do líquido chamado linfa, produzido naturalmente pelo nosso sistema linfático. Este processo, por sua vez, tem como principal função remover o excesso de líquidos no organismo e as substâncias que sobram após o metabolismo celular. O líquido linfa conduz essas impurezas para tratamento e descarte do organismo.
A circulação do linfa é bastante lenta. Após uma cirurgia plástica, a produção de líquidos no organismo aumenta, criando um ambiente propício para retenção. Isso pode trazer dores, inchaço e até problemas na cicatrização.
Por meio de uma espécie de massagem bastante específica, a drenagem linfática pós-cirurgia plástica atua estimulando a circulação na região operada, desobstruindo os gânglios linfáticos, daí a melhoria na circulação. Essa massagem pode ser realizada com ou sem auxílio de aparelhos e é feita por profissionais capacitados que sabem exatamente onde precisa haver estimulação e com qual intensidade devem ser os movimentos para que se atinjam os resultados desejados sem comprometer a cicatrização da cirurgia.
Vantagens da Drenagem Linfática
Após a realização de um procedimento complexo como uma cirurgia plástica, o corpo pode acabar gerando muito mais líquido linfa do que consegue drenar. Estimular a circulação do sistema linfático por meio da drenagem traz uma série de benefícios e é um procedimento recomendado para o pós operatório de diversos tipos de cirurgia plástica. Pacientes que realizaram cirurgias como mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração, por exemplo, já precisam saber que a drenagem linfática é obrigatória no pós-cirúrgico, especialmente porque as regiões afetadas por essas cirurgias tendem a acumular muito mais líquido do que outras regiões do corpo.
As Principais Vantagens de se Realizar a Drenagem Linfática Pós-cirurgia Plástica São:
- Alívio das dores e do inchaço, muito comuns nos primeiros dias após a cirurgia.
- Melhoria no processo de cicatrização, além de ajudar a evitar complicações e a proporcionar cicatrizes mais condizentes com o esperado.
- Diminuição das chances de ocorrência de fibrose, que é um processo de má cicatrização onde é gerado mais tecido do que o recomendado, criando anomalias esteticamente incômodas.
É importante explicar que, ao contrário do que algumas falsas notícias dizem, drenagem linfática não emagrece e nem diminui as celulites. Seu papel é estimular a circulação de líquidos, o que impacta na saúde e na recuperação dos pacientes. A quantidade de sessões necessárias e o intervalo entre elas são questões definidas pelo cirurgião plástico de acordo com cada caso e com o avanço da recuperação.
Há mais de 18 anos atuando com cirurgião plástico, o Dr. Claudio Lemos sempre coloca o bem estar de seus pacientes em primeiro lugar. Nesse sentido, o médico sempre orienta seus pacientes a realizarem a drenagem linfática pós-cirurgia plástica, para que eles tenham uma recuperação mais saudável e sem contratempos.