Quais São as Cirurgias Plásticas Mais Realizadas

5/5 - (10 votos)

 As cirurgias plásticas mais realizadas

A cada ano que passa, o Brasil ganha mais destaque no mercado mundial de cirurgias plásticas, sendo descrito por alguns veículos especializados como nova “superpotência”. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética mostram que o país está na segunda posição do ranking mundial de realização de cirurgias, atrás apenas dos Estados Unidos. Só para se ter uma ideia, foram realizadas 1,49 milhão de cirurgias em 2017 no Brasil, quase 13% do total mundial.

Estudo recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostra que, só em 2018, as intervenções cirúrgicas para fins reconstrutores ou puramente estéticos avançaram 23% e 8% no país, respectivamente, se comparado ao último estudo de 2014.

Os motivos que fazem do Brasil uma superpotência na realização de cirurgias plásticas estão relacionados a fatores culturais e econômicos. Por sermos um país tropical, com alta valorização e exposição do corpo, é natural que as pessoas busquem na cirurgia plástica um caminho mais rápido para perseguir esse corpo dos sonhos, e assim, dar um up na autoestima. Além disso, o preço dos procedimentos ficou mais em conta e as possibilidades de parcelamento aumentaram nos últimos anos, o que atrai cada vez mais pacientes.

De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética divulgados no Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica 2019, realizado em São Paulo, o top 5 de cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil é composto por:

  • 1) Mamoplastia (Implante de Silicone) – 15,6%
  • 2) Lipoaspiração – 14,6%
  • 3) Blefaroplastia (Cirurgia das Pálpebras) – 12,5%
  • 4) Rinoplastia – 8,1%
  • 5) Abdominoplastia – 7,5%

Cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil

Entenda um pouco mais sobre cada uma das cirurgias plásticas que compõem o ranking de mais realizadas do país:

  • Mamoplastia (implante de silicone): cirurgia plástica mais realizada (e desejada) do Brasil, o implante de próteses de silicone nas mamas representa a realização do sonho de muitas mulheres. Existem diferentes modelos de prótese e três maneiras de implantar, sendo que paciente e o cirurgião definirão juntos a melhor delas. A cicatriz deixada pela realização do implante costuma ser pequena, abaixo do seio, tornando-se quase imperceptível após a cicatrização. A cirurgia dura cerca de duas horas e a internação é realizada 12 horas antes do procedimento.
  • Lipoaspiração: uma das cirurgias plásticas mais realizadas no país (com média de 140 mil casos registrados por ano), a lipoaspiração é um procedimento que ajuda mulheres e homens a eliminar gordura localizada de maneira rápida, através de sucção. Em alguns casos a gordura pode ser limpa e reaproveitada para dar forma a outras parte do corpo, no procedimento chamado de lipoescultura. A cirurgia dura entre duas e três horas. Os pontos resultantes da cirurgia são pequenos. Nos dias que sucedem a operação, é comum sentir dores na região operada, além de inchaço. Repouso, analgésicos e drenagem linfática são as três recomendações médicas para o período pós-operatório da lipoaspiração.
  • Blefaroplastia: também conhecida como “cirurgia das pálpebras”, a blefaroplastia é realizada para tratar e remover o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez na região das pálpebras, ocasionados especialmente pela ação da idade. Procedimento relativamente simples e com anestesia local, a blefaroplastia dura cerca de uma hora e não gera dor, mas costuma resultar em ardor nos primeiros dois dias após a cirurgia. Esse desconforto é tratado com medicamentos leves. Após esse período, o ardor tende a desaparecer.
  • Rinoplastia: seja por motivação estética, seja por necessidade funcional, a rinoplastia é muito realizada no Brasil, especialmente para remodelar o nariz. A cirurgia pode durar até 3 horas e costuma gerar inchaço e desconforto, especialmente nos primeiros sete dias após o procedimento. Após cerca de duas semanas, o inchaço reduz bastante e a respiração pelo nariz volta a se normalizar, diminuindo o desconforto. Os resultados finais aparecem cerca de 12 meses após a realização da rinoplastia.
  • Abdominoplastia: diferente da lipoaspiração (que visa remover gordura localizada), a abdominoplastia tem como objetivo melhorar o contorno e dar forma ao abdômen para que ele fique liso e sem flacidez. A cirurgia dura de duas a quatros horas com internação cerca de 24 horas antes da realização do procedimento. Fechando o top 5 de cirurgias plásticas mais realizadas tanto por homens quanto por mulheres no Brasil, a abdominoplastia não costuma gerar dores fortes mas requer um período de recuperação que pode ultrapassar um mês.

Se estiver decidido a realizar quaisquer das cirurgias descritas acima, é importante procurar um profissional experiente, capacitado e credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Há mais de 18 anos atuando com cirurgião plástico, o Dr. Claudio Lemos realiza cirurgias plásticas de mamoplastia, lipoaspiração, lipoescultura, rinoplastia, abdominoplastia, além de dezenas de outros procedimentos estéticos tanto em homens quanto em mulheres. Marque uma consulta inicial e receba todas as orientações sobre o procedimento que deseja realizar, entendendo melhor quais as possibilidades e os riscos que ele traz.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria