O período pós-operatório de qualquer cirurgia plástica é muito importante, pois determina se os resultados obtidos serão mantidos ou não. Por isso, é essencial tomar uma série de cuidados nesse período, entre os quais a alimentação é fundamental. A importância do morango nessa etapa é muito grande devido a todas as suas substâncias e propriedades nutricionais.
Entenda a Importância do Morango na Alimentação no Período Pós-Operatório
Rico em nutrientes e antioxidantes, como vitamina C, alguns dos benefícios dessa fruta podem até ser surpreendentes, já que é muito comum que você tome suco de morango por gostar da fruta, mas sem saber exatamente o que ela pode fazer por sua saúde. Veja por que a importância do morango é tão grande depois de uma cirurgia plástica!
Morangos Aumentam a Imunidade
O morango é uma ótima fonte de vitamina C, que é um antioxidante que não é produzido automaticamente por nosso organismo. Esse é o principal fator que destaca como o morango no pós-operatório é extremamente importante, já que o corpo terá saído de um procedimento invasivo e terá que se regenerar perfeitamente para que não haja nenhum dano à saúde ou ao resultado do procedimento escolhido.
Uma porção de morangos contém 51,5 mg de vitamina C, quase a metade da recomendação diária. Se essa dose for dobrada, a quantidade essencial dessa vitamina já terá sido consumida. Então, não abra mão do morango!
Morangos São Saudáveis Para a Pele
Outro dos benefícios do morango no pós-operatório é a importância que a vitamina C tem na produção de colágeno do corpo, que consequentemente torna a pele mais elástica. Como o colágeno é perdido conforme a idade chega, o melhor é se prevenir o quanto antes e consumir todos os alimentos que possam contribuir para a produção do colágeno, o que será benéfico tanto para a recuperação no pós-operatório quanto para a pele do corpo em geral.
Outra substância que ajuda a manter a elasticidade da pele e que também é encontrada no morango é o ácido elágico, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade sul-coreana Hallym. O ácido elágico previne a destruição de colágeno e a resposta inflamatória das células da pele humana, resultado da exposição constante a raios UV-B. Se despeça das rugas e dê as boas-vindas para uma pele perfeita depois da cirurgia plástica!
Morangos Reduzem a Inflamação do Corpo
A importância do morango também se ressalta em mais esse ponto. As substâncias antioxidantes e fitoquímicas que são encontradas nessa fruta também podem ajudar a diminuir a incidência de inflamações, o que inclusive é benéfico para a saúde do coração.
Um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard constatou que mulheres que comem pelo menos 180 g de morangos por semana tem 14% menos chances de apresentar níveis elevados de proteína C-reativa (PCR), que é um dos indicativos de inflamação no corpo. Logo, para evitar inflamações, coma ainda mais morangos depois de ter passado pela sua cirurgia plástica.
Morangos Ajudam a Regular a Pressão Arterial
Alterações nos níveis de pressão arterial são bastante perigosas, ainda mais no período pós-operatório. Como o morango é considerado uma “fonte média” de potássio, com aproximadamente 134 mg por porção, seu consumo é excelente para regular a pressão arterial e até mesmo contribuir para a diminuição da pressão alta, já que atua como um amortecedor para os efeitos negativos do sódio.
Faça questão de consumir morangos em quantidade adequada enquanto passa por seu período pós-operatório e não deixe que a pressão alta prejudique sua recuperação.
Morangos Contribuem Para a Manutenção do Peso
Muitas das cirurgias plásticas são realizadas para fins estéticos, de modo a obter resultados que aumentem sua autoestima e satisfação com o corpo. A
lipoaspiração em todos os seus tipos (convencional, com fuso de pele ou ultrassônica) é um procedimento que tem como objetivo retirar o excesso de gordura em áreas mais difíceis, enquanto a abdominoplastia remove o excesso de gordura e de pele na parede do abdômen.
É evidente que todas essas cirurgias visam manter o peso em níveis mais estáveis, e a importância do morango também é muito grande nesses casos! Essa fruta tem poucas calorias, é livre de gorduras e possui baixos níveis de sódio e açúcar, ou seja, perfeita para se manter no peso ideal. Como a manutenção do peso é determinante no pós-operatório de uma cirurgia plástica, o morango é um forte aliado nessa tarefa!
Consuma Bastante Morango no Pós-Operatório!
Todas essas propriedades do morango demonstram que ele é ótimo para te ajudar a manter bons resultados da sua tão sonhada cirurgia plástica e ficar durante muito tempo com o corpo que sempre desejou. Além desses benefícios que influenciam diretamente no período pós-operatório, o morango também possui outras vantagens, como as seguintes:
- Ajuda na saúde dos olhos, prevenindo a ocorrência de catarata;
- Auxilia a combater o câncer;
- Luta contra o colesterol ruim;
- Contém fibras, importantes para uma boa digestão, para reduzir os riscos de constipação e diverticulite e para reduzir os riscos da diabetes tipo 2;
- Garantem a saúde da mulher durante o período pré-natal.
O morango é uma fruta barata, saborosa e que pode te ajudar bastante na plena recuperação de uma cirurgia plástica. Não deixe a importância do morango de lado e aproveite todos os seus benefícios!