Por muito tempo, os homens não se preocupavam tanto com essa questão. Houve até a época em que nariz grande era sinônimo de masculinidade. Felizmente, a sociedade vem evoluindo, certos preconceitos vão sendo deixados para trás e os homens estão muito mais abertos à realização de procedimentos estéticos, inclusive a rinoplastia masculina. Tanto é que esse tipo de procedimento se tornou a segunda cirurgia plástica mais procurada por homens entre 20 e 30 anos, dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Se por um lado as mulheres querem deixar seus narizes pequenos e arrebitados, por outro, os homens buscam a cirurgia para deixar o nariz o mais natural possível, preservando os traços fortes mas corrigindo tamanho e forma.
Porque um Homem Faz Rinoplastia
Assim como a feminina, a rinoplastia masculina pode ter duas finalidades: estética ou funcional. Diz-se rinoplastia estética aquela que visa corrigir imperfeições puramente estéticas no nariz, melhorando a autoestima do paciente. Esse tipo de cirurgia é realizado apenas para fins de beleza, pois não há comprometimento da saúde do paciente. Os homens geralmente buscam a rinoplastia estética para: alterar o formato da ponta ou do dorso do nariz, reduzir ou aumentar o tamanho do órgão como um todo, diminuir o tamanho das narinas, alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior ou refinar a ponta do nariz.
Por outro lado, a rinoplastia funcional é aquela realizada por recomendações médicas pois há comprometimento da saúde do paciente causado por problemas de origem anatômica ou traumas adquiridos. Os casos mais comuns onde esse tipo de cirurgia é realizada são: corrigir desvios no septo e remodelar o nariz (cirurgia de rinosseptoplastia), remover carne esponjosa, melhorar problemas respiratórios, corrigir consequências de traumas na região ou reparar defeitos de nascença.
Em ambos os casos, o cirurgião plástico que realizará a cirurgia avaliará as demandas individuais do paciente, tentando deixar claro quais os limites entre o que pode e o que não pode ser feito, para que as expectativas do paciente sejam as mais realistas possíveis.
Quando Realizar e Quanto Tempo Dura a Cirurgia
A rinoplastia masculina para fins estéticos só podem ser realizada à partir dos 16 anos, idade em que as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz já foram desenvolvidas, embora alguns médicos prefiram realizar a cirurgia somente à partir dos 18 anos. Já a cirurgia funcional não tem idade para ser realizada, tudo depende da avaliação do médico. A cirurgia é relativamente rápida, podendo durar entre 1h30 e 3 horas. A anestesia na maioria dos casos é geral, mas pode ser local a depender do tamanho do procedimento.
A estrutura da pele dos homens pode ser mais grossa do que a das mulheres, o que impactará no período de cicatrização – que pode ser maior no caso deles. No geral, o período de cicatrização e desinchaço dura de dois a três meses, sendo que nos primeiros quinze dias o nariz precisará ficar com curativos. Após esses dois meses, já será possível ter uma noção quase perfeita de como ficou o novo formato do nariz.
A cicatriz deixada pela rinoplastia masculina é praticamente imperceptível, pois a cirurgia é realizada de modo a não deixar cortes aparentes.Os resultados finais da cirurgias podem ser observados entre seis meses e um anos após a realização do procedimento.
Rinoplastia Com o Dr. Claudio Lemos
O nariz é um órgão central do rosto do homem. O impacto que ele causa na harmonização facial é muito alto, daí a importância de avaliar bem se a cirurgia é realmente necessária. Em caso positivo, é fundamental encontrar um profissional experiente que, além de realizar a cirurgia, oriente o paciente sobre todo o processo, do pré ao pós-operatório.
O Dr. Claudio Lemos possui mais de 18 anos de experiência em cirurgia plástica, realizando tanto a rinoplastia masculina quanto a feminina. Seja para fins estéticos, seja funcionais, o médico possui expertise para orientar o paciente, buscando encontrar o melhor equilíbrio possível entre os desejos e necessidades do paciente e o que pode ser feito na prática.