Tratamentos estéticos que visam ajudar a reduzir as marcas de idade vem se multiplicando e se tornando cada vez mais populares. A toxina botulínica e tratamentos a base de ácido hialurônico trazem bons resultados para corrigir pequenas cicatrizes e rugas finas. Mas e se as marcas de idade já são mais profundas, como fazer para ter bons resultados de rejuvenescimento que durem? Para isso existe o lifting de face, procedimento minimamente invasivo de rejuvenescimento. Mas o que é lifting facial, como funciona e quando é indicado?
Entenda o que é lifting de face e para quem é indicado
Também conhecido como Ritidoplastia, o lifting de face é a maneira mais efetiva de tratar rugas e flacidez profunda por um tempo mais duradouro. Mais complexo e delicado do que um procedimento estético, o lifting facial é uma cirurgia plástica que tem como objetivo promover o rejuvenescimento do rosto – tanto do homem quanto da mulher. Através da cirurgia, o médico reajusta os músculos e a pele do rosto e do pescoço, ajudando a reduzir a flacidez e o excesso de gordura da região do rosto.
O lifting de face é indicado para mulheres e homens que já tenham passado dos 45 anos e que tenham muitas rugas profundas, papada, pele flácida e vincos profundos nos arredores do nariz e da boca. Homens e mulheres com menos de 45 mas que sejam fumantes ou se exponham demasiadamente ao sol também podem desfrutar dos benefícios do lifting de face. A cirurgia é bastante eficaz em promover o rejuvenescimento do rosto – que pode chegar a 10 anos.
Como é feita a cirurgia: pré e pós-operatório
O período pré-operatório se inicia com consultas ao médico cirurgião, que irá fazer uma avaliação do caso do paciente e solicitar mudanças de hábitos, como parar de fumar e ingerir bebida alcoólica, por exemplo. Uma série de exames é impedida para atestar a boa condição de saúde do paciente. Só então a cirurgia pode ser marcada.
A cirurgia de lifting de face é feita num centro cirúrgico e com uso de anestesia geral. O paciente precisará se internar dois dias antes da realização da intervenção. A cirurgia é delicada e dura em torno de quatro horas.
Primeiro a anestesia é aplicada. Em seguida são feitos os cortes no rosto para a remoção do excesso de pele e reorganização dos músculos faciais. A cicatriz é planejada para ficar localizada em torno das orelhas e na região capilar, tudo isso para não deixar cicatrizes aparentes.
O período pós-operatório dura em torno de dois meses. Os primeiros resultados da cirurgia só começam a aparecer após o primeiro mês de recuperação. Os resultados definitivos podem ser observados cerca de 12 meses após a realização do procedimento.
Durante a recuperação, o paciente não pode fumar nem ingerir bebidas alcoólicas. Exercícios leves estão liberados 1 mês após a cirurgia, enquanto que exercícios pesados só devem ser realizados 3 meses após o lifting facial. Dores moderadas podem acontecer, sendo tratadas com analgésicos. O inchaço é esperado e vai desaparecendo ao longo dos dias. Os pontos são retirados duas semanas após o procedimento. O paciente que realiza lifting facial está proibido de tomar sol durante a recuperação. Após o período pós-operatório, o paciente deve fazer uso diário de protetor solar, a fim de fazer com que os resultados da cirurgia sejam mais duradouros.
Expectativas realistas
O lifting de face é mais efetivo e duradouro do que procedimentos estéticos de complexidade menor. Apesar disso, a cirurgia não consegue parar o processo de envelhecimento da pele, apenas retardá-lo. Para manter os benefícios do procedimento, é preciso realizar algumas recomendações do médico cirurgião plástico para manter a harmonização do rosto. Confira quais são os benefícios do lifting de face:
- Redefinição da linha mandibular;
- Melhora o excesso de pele no pescoço;
- Aumento e definição das maçãs dos rostos;
- Reposicionamento do terço médio facial;
- Redução das bolsas palpebrais;
- Harmonização dos supercílios.
O Dr. Cláudio Lemos atua há quase duas décadas realizando tanto a cirurgia plástica de lifting facial quanto outros procedimentos estéticos no rosto, visando proporcionar a seus pacientes os melhores resultados possíveis na busca pelo rejuvenescimento facial.