A cirurgia chamada de otoplastia é o processo cirúrgico realizado para a correção de orelhas proeminentes, chamadas de abano, porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas, também são tratadas com técnicas de otoplastia.
Quando a Cirurgia de Orelha de Abano é Indicada?
As correções da na orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentando corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação, no caso do abano, nos pacientes que possuem orelhas malformadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo. A cirurgia deve ser considerada reparadora, proporcionando a melhor harmonia de todo o rosto. A cirurgia pode ser feita a partir dos seis anos de idade. É nessa idade em que as orelhas chegam a quase 100% do tamanho final.
O procedimento é feito com anestesia local com sedação. A cirurgia de orelha de abano acontece da seguinte forma:
- Primeiro são realizadas marcação das incisões e das áreas de ressecção nas partes de trás das orelhas;
- Antissepsia + anestesia;
- Retirada da cartilagem excedente;
- Revisão das áreas com sangramento;
- Avanços dos retalhos com ressecção do excesso de pele e remontagem da orelha;
- O próximo passo é a realização de suturas para fechamento da pele e realinhamento da cartilagem remanescente;
- Repetição dos mesmos passos na outra orelha, procurando obter maior simetria possível;
- Curativo mantendo o reposicionamento das orelhas;
- Em alguns casos, pode haver hipertrofia isolada dos lóbulos das orelhas, os quais podem ser reduzidos através de ressecção em cunha.
De modo geral, o paciente ficará internado até dois dias para observação. O paciente deverá ficar com o curativo nas primeiras 24 horas por uma faixa elástica na cabeça. Após a retirada do curativo, o uso contínuo da faixa, durante o dia e noite, é fundamental por durante 30 a 40 dias e, depois é recomendado o uso noturno por mais 3 meses. A faixa ajudará na cicatrização e também funciona como um modo de proteção.
O médico cirurgião responsável pelo procedimento pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos em caso de dores na região, situação comum nos primeiros sete dias.
O procedimento é considerado simples e proporciona um resultado satisfatório dentro de 12 meses, melhorando a autoestima de crianças e adultos. O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com especializações nacionais e internacionais que proporcionam a harmonização do corpo e do rosto feminino, masculino, infantil e de idosos, melhorando a qualidade de vida de cada paciente.