Para quem busca a restauração dos músculos enfraquecidos ou separados da região abdominal, a Cirurgia de abdominoplastia é o procedimento que está entre os mais procurados no Brasil por trazer resultados mais harmoniosos e tonificados para o paciente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), esse procedimento já é o terceiro mais popular no país, com 15,9% do total, atrás apenas do aumento de mama e lipoaspiração, com 18,8% e 16,1% respectivamente. Devido a essa popularidade, nós do blog Dr. Cláudio Lemos decidimos falar a respeito da preparação para abdominoplastia, elencando quais os cuidados que o paciente deve ter nos dias que antecedem a cirurgia.
Antes de iniciar a preparação para abdominoplastia
Antes de começar a preparação para abdominoplastia o paciente ainda deve passar por algumas etapas que incluem, por exemplo, uma avaliação se esse procedimento é uma boa opção para o individuo.
Alguns fatores como patologias que possam prejudicar o processo de cicatrização ou aumentar os riscos da cirurgia podem ser impeditivos, além de outros fatores comuns, como o tabagismo, herança genética, entre outros.
Além disso, essas ressalvas são importantes, pois mesmo que os resultados da cirurgia de abdominoplastia sejam permanentes, as chances de o procedimento ser bem sucedido podem diminuir se houver oscilações significativas no peso.
Vale ressaltar que a cirurgia não substitui a perda de peso ou uma rotina adequada de exercícios físicos.
Como é feita a preparação para a cirurgia de abdominoplastia?
O primeiro passo é a consulta médica. Para o procedimento ser bem sucedido o paciente precisa ser honesto durante a consulta, visto que o indivíduo é questionado sobre desejos, expectativas, estilo de vida e saúde. Responder todas as perguntas corretamente e informar caso haja históricos médicos relevantes.
Segundo o SBCP as perguntas mais comuns são:
- Por qual motivo você quer realizar esse tipo de cirurgia, o que você espera e qual o resultado quer alcançar;
• Histórico médico, incluindo possíveis alergias a medicamentos e/ou tratamentos médicos prévios;
• Se atualmente faz uso de algum tipo de medicamento, como vitaminas, medicamentos naturais, consumo de tabaco, álcool e drogas;
• Cirurgias prévias.
Alguns exames de laboratório também são solicitados, bem como a prescrição de medicamentos, além de solicitar que outros remédios não sejam consumidos, como anti-inflamatórios, aspirina e medicamentos naturais que possam aumentar o fluxo sanguíneo.
A preparação para abdominoplastia necessita de cuidados com:
- Organizar a vida pessoal, programando e remarcando compromissos e demais atividades do dia a dia para em torno de duas a três semanas após a cirurgia;
- Suspender o uso de cigarros nos 15 dias que antecedem a cirurgia para não ocasionar complicações;
- No caso de mulheres, alguns cirurgiões sugerem que a data do procedimento seja diferente do período menstrual;
- Na véspera da cirurgia o paciente deve tomar banho com sabonete antisséptico, higienizando bem a região pubiana;
- Consuma alimentos leves e não tome bebidas alcoólicas;
- Jejum total de 8 horas de sólidos e líquidos;
- No dia, o paciente não deve utilizar maquiagem, esmalte e cremes;
- Deve utilizar roupas leves que sejam fáceis de vestir, assim como a cinta modeladora e meia compressora, além de itens de higiene pessoal;
- Chegar com antecedência e não esquecer os exames pré-operatórios.
Uma vez finalizada a cirurgia, o especialista pode optar por aplicar bandagens ou curativos nas incisões, que por sua vez pode ser envolta em malha elástica ou de compressão para que o inchaço diminua e ao mesmo tempo garanta que as novas formas do abdômen sejam mantidas conforme o período que a cicatrização discorre.
O Dr. Cláudio Lemos é especialista em cirurgia de abdominoplastia. Entre em contato conosco e consulte as nossas condições.