Uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil (ocupando a 4ª posição no ranking), a rinoplastia representa a realização do sonho de muitos homens e mulheres que querem um nariz mais harmônico com o resto do rosto. A cirurgia pode ser realizada em diferentes pontos do nariz, tendo como objetivo afinar, erguer a ponta, diminuir o tamanho ou remodelar o órgão. Pode ainda ter objetivo funcional, ou seja, melhorar a saúde do paciente. As dúvidas que pairam sobre a cirurgia plástica no nariz são muitas, sendo que a maioria dos pacientes deseja saber como é a recuperação da rinoplastia e quais cuidados devem ser tomados.
Rinoplastia: Função e Tempo de Cirurgia
Realizada por um cirurgião plástico, a rinoplastia pode ter duas finalidades: estética ou funcional. O tipo de cirurgia varia de acordo com o objetivo da rinoplastia.
A rinoplastia estética visa corrigir imperfeições puramente estéticas no nariz, melhorando a autoestima do paciente. Esse tipo de cirurgia é realizado apenas para fins de beleza, pois não há comprometimento da saúde do paciente. Já a rinoplastia funcional é aquela realizada por recomendações médicas. Nesses casos há o comprometimento da saúde do paciente, causado por problemas de origem anatômica ou traumas adquiridos. Os casos mais comuns onde esse tipo de cirurgia é realizada são: corrigir desvios no septo, remover carne esponjosa, melhorar problemas respiratórios, corrigir consequências de traumas na região ou reparar defeitos de nascença.
A rinoplastia para fins estéticos só podem ser realizada à partir dos 16 anos, idade em que as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz já foram desenvolvidas. Já a cirurgia funcional não tem idade para ser realizada, tudo depende da avaliação do médico. Em ambos os casos a cirurgia é relativamente rápida, podendo durar entre 1h30 e 3 horas. A anestesia na maioria das vezes é geral, mas pode ser local a depender do tamanho do procedimento.
Pós-operatório da Rinoplastia
A recuperação da rinoplastia dura cerca de 30 dias. Assim que sai do hospital, o paciente tem suas narinas fechadas com tampões. Elas devem permanecer assim devem por cerca de um dia. Nas primeiras 48 horas após a cirurgia é comum haver um leve sangramento na região. O inchaço e a dificuldade de respirar pelo nariz são comuns nas primeiras duas semanas, cabendo ao paciente ter paciência.
Nos primeiros sete dias o paciente deve usar uma tala no nariz, visando imobilizar a região. Após esse período, a estrutura pode ser substituída por um curativo comum. Para retirar a tala e os pontos, o paciente deve retornar ao consultório médico. É fundamental realizar a troca constante dos curativos, mantendo a região higienizada e cuidando das cicatrizes conforme orientações médicas.
O nariz é a região do corpo que mais demora para desinchar. Por isso os resultados finais da rinoplastia só serão notados cerca de 1 ano após a realização do procedimento. Apesar disso, 3 meses após a rinoplastia, o inchaço já estará quase imperceptível.
Além do inchaço, a cirurgia também costuma gerar certo desconforto, especialmente nos primeiros sete dias após o procedimento. Após cerca de duas semanas, o inchaço reduz bastante e a respiração pelo nariz volta a se normalizar, diminuindo o desconforto. Medicamentos anti-inflamatórios são receitados pelos cirurgiões para o paciente tratar a dor no período pós operatório.
Durante os primeiros 45 dias após a rinoplastia é importante evitar tomar sol, evitar academia e atividades físicas mais pesadas, tudo isso para não comprometer a cicatrização. Também é importante conversar com o médico sobre o uso dos óculos de grau. Caso sejam necessários, o cirurgião dará orientações de como devem ser usados durante a recuperação da rinoplastia.
O médico cirurgião-plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica e cirurgia de rinoplastia em mulheres e homens, realizando todos os cuidados necessários e proporcionando o resultado esperado de acordo com a realidade de cada paciente.