Como Fugir da Calvície? Veja Como o Transplante Capilar Pode Solucionar Este Tipo de Problema

5/5 - (10 votos)

Como Fugir da Calvície? Veja Como o Transplante Capilar Pode Solucionar Este Tipo de Problema

Muitos homens perdem seus fios de cabelo bem cedo e quando chegam aos 50 anos já estão praticamente carecas. Alguns desses homens tentam a todo custo evitar a calvície e manter seus cabelos intactos. Uma boa notícia é que, mesmo se nenhum tratamento surtir o efeito esperado, o transplante capilar pode resolver esse problema.

Existem homens que não se importam com a calvície e a queda de cabelos, não vendo nenhum problema em relação a isso. Porém, aqueles que não querem perder seus preciosos fios de cabelo não precisam se preocupar, pois o transplante capilar pode fazer com que eles tenham cabelos, independentemente de sua idade.

Quando o Transplante Capilar se Faz Necessário?

É importante ressaltar que a queda de cabelo masculino é um processo normal e que todos irão enfrentar, mais cedo ou mais tarde. A cabeça possui aproximadamente 150.000 fios de cabelo, e é considerado aceitável quando são perdidos de 50 a 120 fios por dia. Porém, quando fica perceptível que os fios estão muito afastados ou que o cabelo está mais ralo, pode ser um sinal de que a queda está mais acentuada do que deveria.

Não é raro que os homens não procurem por uma alternativa para conter ou pelo menos minimizar a queda dos cabelos, por considerarem que isso é normal ou até mesmo por sentirem medo ou vergonha. Quanto antes for adotada uma alternativa, melhor, pois assim o processo pode ser interrompido antes que a situação se torne mais complicada.

Independentemente de quão ralo está o cabelo, a cirurgia de tranplante capilar se mostra como uma excelente alternativa, para homens de todas as idades.

Como é Feito a Cirurgia de Transplante Capilar?

Existem duas técnicas que podem ser utilizadas em um transplante capilar: a FUE (Follicular Unit Extraction, Extração da Unidade Folicular) e a FUT (Follicular Unit Transplantation, Transplante da Unidade Folicular). Cada uma delas possui suas características e é mais recomendada para as diferentes necessidades de cada paciente.

Técnica FUE

Essa técnica adota os princípios do punch com algumas diferenças básicas:

  • Instrumentos menores, com tamanho variável entre 0,8 e 1,0 mm;
  • Utilização de lupas mais potentes;
  • Uso de LED frontal para melhor visualização;
  • Procedimento motorizado, que faz com que o número de unidades foliculares transportadas chegue próximo ao da técnica FUT;
  • Implantadores que causam menos trauma durante a colocação dos fios e garante um aproveitamento bastante elevado.

A técnica FUE é a mais moderna disponível atualmente, garante um alto nível de segurança e é bem pouco invasiva. Seu uso é comum nos centros mais famosos de cirurgia de transplante capilar de todo o mundo. As vantagens proporcionadas por essa técnica são as seguintes:

  • Não existência de uma cicatriz linear, que pode constranger alguns pacientes;
  • Ausência de dores em quase todos os casos durante o período pós-operatório;
  • Transplante de até 2.800 unidades foliculares por sessão, por meio da retirada de unidades inteiras, com até 4 fios, ou parciais, com até 2 fios;
  • Possibilidade de utilizar fios de outras áreas do corpo, como do tórax e também da barba;
  • Cicatriz invisível a olho nu, o que garante que cada paciente adote o corte de cabelo que preferir.

Caso a área doadora do paciente seja densa e sua área calva seja extensa, é possível transplantar mais de 5.000 fios em dois dias consecutivos, o que certamente fará bastante diferença para o paciente. Os resultados definitivos podem ser vistos quando os fios atingirem um comprimento aproximado de 5 cm.

Técnica FUT

A cirurgia de transplante capilar realizada através da técnica FUT consiste em retirar um fuso de pele da área doadora do couro cabeludo com o auxílio de um bisturi. Unidades foliculares com fios são separadas em seu tamanho original e depois transplantadas na área receptora, proporcionando um período pós-operatório confortável, já que as cicatrizes são camufladas.

Na maior parte das vezes, existe um incômodo nos primeiros dias em relação à cicatriz linear da área doadora, mas já é possível ver os resultados da cirurgia imediatamente após o transplante. O couro cabeludo do paciente também deve ser elástico para que esse procedimento apresente bons resultados.

Em Quanto Tempo Podem Ser Vistos os Resultados do Transplante Capilar?

O tratamento todo pode demorar de 1 ano e meio a 2 anos, de acordo com cada paciente. É muito mais importante garantir que se obtenham bons resultados do que tentar correr com o transplante e proporcionar um aspecto estético insatisfatório.

Quais São os Tipos de Queda de Cabelo?

  • Alopécia Androgenética – comumente conhecido como calvície, esse tipo de queda de cabelo ocorre devido à genética do paciente e a seus hormônios, principalmente o androgênio. Sua caracterização se dá através da perda de uma linha no cabelo na parte superior da cabeça, comumente chamada de alopecia de padrão masculino;
  • Alopecia Areata – é senso comum que a origem dessa queda de cabelo é auto-imune, ou seja, o organismo vê os folículos capilares como um organismo estranho e os ataca. Os fios param de crescer e, depois de três meses, começam a cair. O cabelo da maioria das pessoas que passa por esse processo volta a crescer, embora em aproximadamente 20% dos casos isso não aconteça;
  • Auto-Induzida – dividida em tricotilomania e alopecia por tração, esse tipo de queda de cabelo acontece por ação da própria pessoa, voluntária ou involuntariamente. A tricotilomania é o resultado de puxar e arrancar os cabelos de forma contínua, enquanto a alopecia por tração é o resultado de penteados que tencionam o cabelo, como rabos de cavalo, tranças, penteados africanos e totós;
  • Eflúvio Telógeno – motivada por períodos de estresse ou acontecimentos súbitos, esse tipo de queda de cabelo pode fazer com que ele fique na fase de repouso durante 3 meses. Depois disso, grande parte dos fios cai e geralmente cresce de novo depois de determinado período de tempo. Alterações hormonais, infecções no couro cabeludo, cirurgias ou doenças crônicas, medicamentos, dietas inadequadas e estresse psicológico de nível extremo são alguns dos fatores que podem ocasionar no eflúvio telógeno.

Em todos os tipos de queda de cabelo citados, o transplante capilar oferece ótimos resultados e garante que o paciente leve uma vida mais tranquila e feliz, graças ao aumento de sua autoestima e satisfação com o próprio corpo.

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria