Indesejada e incômoda para a grande maioria das mulheres, a celulite é bastante comum, afetando cerca de 95% das mulheres na fase adulta. Lipodistrofia Ginóide, nome científico da celulite, é uma inflamação das células da região subcutânea da pele, o que acaba causando acúmulo de gordura e líquidos nas células. Esse acúmulo ocasiona aquele aspecto de desnível na pele, os famosos furinhos. As áreas mais afetadas costumam ser os quadris, as coxas e as nádegas.
Embora comprometa bastante a autoestima de muitas mulheres, a celulite não é um problema de saúde grave, e também não há como evitar totalmente que ela apareça. Mas existem fatores que ajudam a explicar porque algumas mulheres sofrem mais desse problema do que outras: hereditariedade, problemas circulatórios, má-alimentação e alterações hormonais estão diretamente associados ao aparecimento de celulites. Mas se não há como evitar o aparecimento dos furinhos, existe como tratar celulites e obter bons resultados? Sim, vamos entender como.
Tratamento para celulite
Celulites deixam marcas na pele que não são solucionadas apenas com o uso de cosméticos. Mas a estética vem evoluindo bastante e já há um método bastante eficaz de como tratar celulite e melhorar a aparência da pele: a subcisão para celulite.
A subcisão é um tratamento para celulite relativamente simples, cujos resultados são bastante satisfatórios. Primeiro a região a receber o procedimento é anestesiada. Em seguida, uma pequena agulha é introduzida na região afetada pela celulite, num movimento de vai e vem. Essa movimentação causa a ruptura do tecido fibroso, o que desobstrui o acúmulo de líquidos e gorduras, proporcionando uma melhor vascularização da região afetada.
Após o procedimento com a agulha, o médico injeta na região uma substância de ácido l-polilático, conhecido como Sculptra. Esse ácido não faz mal ao organismo, sendo totalmente absorvido após algum tempo. Funciona como um poderoso bioestimulador, melhorando a produção de colágeno na região aplicada e ajudando a preencher os desníveis que a celulite deixou na pele.
A subcisão para celulite é um procedimento rápido, indolor e eficaz de como tratar celulites nos mais diversos estágios, das superficiais até as mais profundas.
Esse tratamento para celulite só não é indicado para pessoas que tem distúrbios de coagulação e infecções ativas. Também não é indicado para gestantes.
Pós-operatório da subcisão para celulite
O período pós-operatório é bastante simples. Nos dias que sucedem a realização do tratamento para celulite através da subcisão, é normal que a paciente sinta algumas dores causadas pelas agulhas. O médico que realizou a subcisão pode prescrever alguns analgésicos para aliviar esse possível desconforto. Também é comum que manchas roxas surjam na região, mas elas somem em poucos dias.
As recomendações médicas para o pós-operatório são: repouso, uso de roupas largas e confortáveis e evitar exposição direta ao sol nas três primeiras semanas após a realização da subcisão. O médico também irá orientar a paciente sobre a mudança de alguns hábitos, visando ajudar a evitar que novas celulites apareçam. Melhorar a alimentação, realizar reposição hormonal e fazer exercícios físicos regularmente são algumas dessas ações.
O Dr. Claudio Lemos possui expertise para realizar a subcisão para celulite de maneira segura e eficaz, ajudando mulheres a recuperar sua autoestima. Além disso, é um cirurgião plástico possui dezenas de especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica para harmonizar a beleza e autoestima do corpo feminino.