É comum que algumas mulheres grávidas passem a apresentar, depois de sua gestação, uma separação entre os músculos do abdômen, o que é chamado de diástase abdominal. Portanto, é essencial saber como tratar a diástase abdominal, de modo a superar o desconforto causado por esse problema, que também pode afetar homens e bebês.
Além de explicar como tratar a diástase abdominal, o objetivo desse texto é fazer com que você compreenda melhor o que essa condição e o que a causa, quais os riscos trazidos por ela, como ela pode ser diagnosticada e demais informações.
Afinal, o que é Diástase Abdominal?
- A diástase abdominal é a separação dos músculos do lado esquerdo e direito do abdômen, o que faz com que a barriga pareça estar estufada.
- Essa é uma condição mais comum em mulheres grávidas e aproximadamente duas em cada três passam a sofrer desse problema.
- Geralmente o abdômen retoma seu formato comum sozinho, mas existem casos em que o problema perdura por até mais de 1 ano.
Quem Pode Ser Afetado Pela Diástase Abdominal? Quais São as Causas?
Embora mulheres grávidas sejam mais suscetíveis a apresentar essa condição, elas não são as únicas afetadas. Bebês recém-nascidos também podem apresentá-la, o que deve ser solucionado pelo próprio corpo, de forma natural.
Homens adultos também podem ser afetados, porém esses casos são decorrentes da realização incorreta ou demasiada de exercícios que forcem a região do abdômen, como agachamentos, levantamentos de peso e outros. O ganho e a perda de peso de forma constante também podem acarretar na diástase abdominal.
A chance de sua ocorrência é maior em mulheres que passem por mais de um período gestativo, ainda mais em casos em que a idade dos bebês seja próxima. De modo geral, qualquer causa que faça com que a barriga da mulher cresça mais do que o normal aumenta a probabilidade da diástase, como gestações múltiplas ou bebês muito pesados.
Durante a gravidez, a oscilação do corpo é muito grande. A mulher tende a ganhar bastante peso e ter suas formas bem alteradas, e a pressão que o útero aplica na barriga é grande. Por isso, pode ser que os músculos não consigam suportar essa pressão e acabem cedendo, o que causa a diástase.
Quais as Consequências da Diástase no Abdômen?
Mesmo que os músculos abdominais sejam pressionados com muita força e se separem, a diástase torna a realização de um parto normal mais difícil, pois os músculos não terão a força necessária para suportar a gestação.
Uma camada de tecido conjuntivo mantém todos os órgãos que se encontram atrás dos músculos abdominais em seus respectivos lugares, mas o fato de essa camada ser fina torna provável a ocorrência de outros problemas, como hérnias, que são muito raras mas podem acontecer. A hérnia nada mais é do que um órgão que rompeu a camada de tecido conjuntivo e teve um pedaço que ultrapassou essa abertura.
Além disso, pessoas afetadas podem ter que parar de fazer exercícios ou movimentos bruscos na região, pois isso pode fazer com que o problema se agrave.
Como Diagnosticar a Diástase Abdominal?
Existe um método caseiro que pode ser feito para identificar a presença ou não de diástase na região do abdômen, e ele é bem simples.
Basta que você deite no chão, fique em uma posição reta e dobre os joelhos. Depois, coloque suas mãos na região do umbigo, com a palma virada na direção do rosto. Pressione os dedos no umbigo e levante só um pouquinho a cabeça e o pescoço, para conseguir visualizar a região abdominal. Caso haja algum vão entre os músculos do lado direito e esquerdo, provavelmente se trata de diástase abdominal.
Repita esse procedimento, mas agora com as mãos um pouco acima do umbigo e, posteriormente, um pouco abaixo, pois a diástase pode não se desenvolver uniformemente, ou seja, algumas regiões podem ser mais afetadas do que outras.
Por se tratar de um método caseiro e realizado por você mesmo, o diagnóstico final deve ser dado por um médico especializado, que solicitará os exames necessários para verificar a existência ou não de diástase abdominal. Procure o médico que te acompanhou durante sua gestação e converse com ele a respeito da sua situação. Ele poderá te auxiliar e encaminhar para o profissional responsável.
Como Tratar a Diástase Abdominal Com Sucesso?
Algumas pessoas portadoras dessa diástase não se sentem incomodadas pela condição, o que é comum quando ela não é muito aparente. Nesses casos, fica a critério de cada um decidir se deseja se manter assim ou procurar por um tratamento. Porém, no caso de mulheres que queiram engravidar de novo, é fortemente recomendável tratar a diástase primeiro para depois engravidar novamente, pois isso evita complicações durante a gestação.
Existem alguns exercícios físicos que podem ser feitos para ajudar a reverter o problema, porém tome bastante cuidado! Dependendo do caso, fazer exercícios pode trazer um resultado contrário ao esperado, ou seja, piorar a situação ao invés de consertá-la.
Para evitar que isso aconteça, procure um profissional capacitado e que seja capaz de elaborar e te informar quais são os exercícios permitidos, já sabendo do fato da separação abdominal. Assim, a chance de sucesso se torna mais alta.
Contudo, casos mais graves demandam a realização de uma cirurgia plástica, cuja finalidade é devolver os músculos ao seu devido lugar. Essa cirurgia é bastante similar à abdominoplastia.
Caso você queira aproveitar a situação e já realizar uma abdominoplastia completa, que retira a pele em excesso da região abdominal, a gordura que se encontra nessa área e dá a impressão de uma barriga chapada e bem-definida, você tem essa opção, que é recomendável porque trará resultados ainda melhores e aproveitará o mesmo tempo cirúrgico.
O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico altamente competente, que pode te ajudar se você quiser saber como tratar a diástase abdominal. Conhecedor de uma vasta quantidade de técnicas e práticas cirúrgicas, o Dr.Cláudio Lemos irá realizar todo o procedimento com o intuito de que você se livre totalmente da diástase abdominal e ainda possa obter a barriga que sempre desejou!