Dicas Para Evitar a Depressão Pós-Cirurgia Plástica

5/5 - (5 votos)

Dicas Para Evitar a Depressão Pós-Cirurgia Plástica

Quando uma pessoa decide realizar uma cirurgia plástica, é comum ouvir comentários sobre o procedimento, expectativas sobre resultado e consequentemente o desejo de melhorar a qualidade de vida e autoestima. Mas, nem sempre a felicidade é vista logo após o procedimento, principalmente no período pós-operatório.

Existe outro lado da história. A depressão pós-cirurgia plástica não é difundida, pois muitas pessoas não sabem do risco ou sua existência. Para saber como tratar o problema, é preciso entender como acontece. Confira:

Fatores da Depressão Pós-Cirurgia Plástica

Muitos pacientes que procuram realizar uma cirurgia plástica idealizam resultados perfeitos e acabam por não pensar e seguir todos os cuidados no pós-operatório. Como qualquer outro procedimento cirúrgico, é preciso ter muitos cuidados e seguir todas as orientações médicas para garantir o resultado final.

Ao deparar-se com os efeitos imediatos da cirurgia plástica, muitos pacientes se sentem assustados com a atual situação do corpo, o que pode gerar sentimentos como a angústia, tristeza, ansiedade e estresse, fatores que podem desencadear a depressão pós-cirurgia plástica.

Estes sintomas podem potencializar as alterações hormonais, afetando o processo de regeneração do organismo que sofreu um grande impacto, processo natural da cirurgia plástica.

É fundamental distinguir as situações que o indivíduo pode viver no pós-operatório da cirurgia plástica. A melancolia é um estado de tristeza comum nos primeiros dias após o procedimento que ocorre por conta dos níveis hormonais que são normalizados gradativamente. Já a depressão mostra sinais e sensações mais intensas, o que pode tornar o processo de recuperação mais lento.

Como Evitar a Depressão Pós-Cirurgia Plástica?

Além dos cuidados no pós-operatório, algumas dicas e passos são fundamentais para evitar a depressão pós-cirurgia plástica. O médico cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos indica quais são os fatores que podem ajudar o paciente a evitar o problema. Veja:

Tenha Confiança no Profissional

Fazer uma cirurgia plástica é um processo de envolve a saúde e segurança do corpo. Por isso, é de extrema importância que o paciente conheça o profissional e saiba sobre todas as suas condições de trabalho. Busque indicações de pessoas conhecidas, as informações relatadas trazem um sentimento positivo sobre o procedimento e o resultado da cirurgia. Além disso, buscar informações em veículos de comunicação e no hospital escolhido são métodos para conhecer o profissional.

Anote Todas as Dúvidas

A cirurgia plástica é um passo importante na vida de qualquer pessoa, seja para melhora da estética, ou para corrigir alguma condição genética ou adquirida. Após buscar informações e sentir segurança sobre a escolha do profissional, anote todas as dúvidas sobre a cirurgia plástica que deseja realizar. Faça uma pesquisa para identificar questões sobre o pé-operatórios, sobre o procedimento e pós-operatório.

Tenha Todas as Respostas

Com a certeza do profissional e todas as dúvidas anotadas, compareça à consulta de avaliação e as outras consultas necessárias para solucionar todas as questões sobre a cirurgia plástica. Um diálogo extenso com o médico é fundamental para evitar falsas expectativas que podem levam à depressão. Não se esqueça de conversar sobre todos os cuidados no pós-operatório e sobre os riscos da depressão pós-cirurgia plástica.

Siga Todas as Orientações

É fundamental seguir todas as orientações médicas após a cirurgia plástica para garantir o resultado final esperado. Certifique-se de entender quais serão as reais condições do seu organismo e como elas podem afetar a sua saúde emocional. É importante entender que cada organismo é diferente e possui o seu tempo de recuperação. O Dr.Cláudio Lemos indica sessões de drenagem linfática para remover o excesso de líquido corporal, aliviar as tensões e promover a rapidez na recuperação pós-operatória.

Tenha Ajuda e Apoio Psicológico

A saúde emocional do paciente afeta diretamente o organismo e a recuperação do procedimento. Por isso, é ideal que o paciente procure ajuda com profissionais da psicologia antes e depois da realização da cirurgia plástica para entender as emoções e sensações. Conte com a ajuda de familiares e amigos para realizar tarefas ou para uma simples conversa.

Depressão Tem Cura?

A depressão pós-cirurgia plástica é uma condição que tem cura. Converse com o seu médico cirurgião plástico e um profissional especializado para entender as causas do problema e qual a melhor forma de tratamento para recuperar sua autoestima e qualidade de vida.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria