A busca pela autoestima e pelo corpo ideal levam muitas pessoas a procurarem por cirurgias plásticas. Dentre elas, a mais procurada para deixar o abdômen retinho é a cirurgia de abdominoplastia.
Devido a grande busca por informações sobre esse procedimento, o Dr.Cláudio Lemos irá responder algumas das dúvidas que chegam diariamente em seu consultório e também nas redes sociais. Confira:
O Que é a Cirurgia de Abdominoplastia?
A cirurgia de abdominoplastia também é conhecida como plástica de abdômen. Essa cirurgia tem como objetivo retirar o excesso de gordura e pele na região abdominal, proporcionando maior firmeza dos músculos e um belo contorno corporal. Segundo estudo feito pelo instituto de pesquisas Ideafix, essa cirurgia está em segundo lugar na lista das mais procuradas por pacientes, ficando atrás da cirurgia de lipoaspiração e passando a frente da cirurgia de cirurgia de protese de mama.
Porque Devo Realizar a Cirurgia de Abdominoplastia?
A cirurgia é realizada para corrigir depósitos de gordura no abdômen e flacidez. A cirurgia também retira estrias da região da barriga e são bem procuradas por mulheres após a gravidez.
Cuidados no Pós-Operatório
É imprescindível que o paciente siga todas as instruções do médico cirurgião para que tudo saia como esperado.
O paciente deve permanecer deitado e de barriga para cima na cama nas primeiras 48horas. Outro ponto importante nessas primeiras horas é não retirar a cinta de compressão e movimentar bem as pernas e os pés.
Curativo
O cirurgião plástico irá indicar quais os dias o curativo deverá ser trocado. Geralmente, acontece no final do quarto dia após a cirurgia. Já os pontos são retirados normalmente após oito dias. Porém, se o curativo estiver manchado com um liquido amarelo ou sangue, o paciente deverá ir ao médico antes do dia combinado.
Cuidados na Primeira Semana
- Dormir com a barriga para cima;
- Não retirar a cinta nem no momento do banho;
- Só retirar as meias elásticas para tomar banho;
- Tomar os remédios recomendados pelo cirurgião plástico;
- Andar com o tronco um pouco curvado, para evitar que os pontos se abram;
- Fazer drenagem linfática manual por no mínimo 20 dias, alternando em dia sim e dia não.
Qual a Importância da Cinta Modeladora
A cinta modeladora é colocada no próprio centro cirúrgico para evitar deslizamento de pele, ajudar na cicatrização e prevenir edemas e seromas. Além disso, ela também ajudará a definir o novo contorno corporal.
Após a cirurgia, é importante que o paciente utilize a cinta modeladora por três meses. O pós-operatório da abdominoplastia é bem demorado e deve ser realizado com cautela e corretamente.
É Necessário Realizar a Drenagem Linfática Após a Cirurgia de Abdominoplastia?
Sim, a drenagem está diretamente ligada no pós-operatório da cirurgia de abdominoplastia. Porém, é importante entender que o procedimento não é igual ao da drenagem linfática estética. A técnica irá ativar a circulação, evitando o inchaço e a deformidade. A drenagem poderá ser feita no corpo todo, porém na região do abdômen ela deverá ser lenta e delicada. Vale lembrar que é imprescindível procurar um profissional especializado para realizar esse processo!
Exercícios Físicos
A volta a academia poderá acontecer depois de um mês, começando por caminhadas, natação ou bicicleta. Exercícios como musculação ou admonais só poderão ser feitos após dois meses da cirurgia, caso o paciente não sinta dor alguma.
Alimentação
Após a cirurgia, é muito importante ingerir bastante água ou chá, comer legumes e frutas, para evitar desconfortos como a prisão de ventre.
Essas são algumas dicas e cuidados que se deve ter após a cirurgia de abdominoplastia. Consulte o Dr.Cláudio Lemos, tire suas dúvidas e agende uma conversa. É fundamental que você conheça todos os processos e cuidados antes da cirurgia plástica.