Ter aquela barriguinha tonificada é o sonho de muitas pessoas, sonho esse que não é nada fácil. Pelo menos não se depender do método tradicional, através da musculação. Embora seja a maneira mais comum de perseguir o abdômen sarado, a musculação e os exercícios de abdominais demoram para dar resultados, envolvem disciplina e muito esforço físico. Para quem já tem a região abdominal com pouca gordura localizada mas não quer sofrer por meses numa academia em busca do abdômen perfeito, os cirurgiões plásticos têm uma solução: a cirurgia de abdominoplastia.
Diferentemente da lipoaspiração (que visa remover gordura localizada), a cirurgia de abdominoplastia tem como objetivo melhorar o contorno e dar forma ao abdômen para que ele fique liso e sem flacidez. É um procedimento muito difundido e já está no top 5 de cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil tanto por homens quanto por mulheres.
Período pré-operatório para a cirurgia de abdominoplastia
Caso você tenha interesse em realizar a cirurgia de abdominoplastia o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico. Ele irá ouvir seu caso, entender suas necessidades e apontar se a cirurgia é ou não é o procedimento ideal para você. Em caso afirmativo, começa o período pré-operatório para a cirurgia de abdominoplastia, uma etapa fundamental que visa preparar o corpo e a mente para a realização da cirurgia. Acompanhe abaixo quais são os oito passos que envolvem esse período:
- Passo 1 – Converse com seu Médico: a principal dica nesse período é manter um canal aberto de diálogo entre paciente e cirurgião. Não fique com dúvidas, pergunte tudo o que quiser. Qual o tipo de anestesia será utilizada? Qual o tempo necessário de internação? Qual será a forma e posicionamento das cicatrizes? O médico terá prazer em esclarecer tudo.
- Passo 2 – Organize sua Rotina para a Cirurgia e Para o Pós-operatório: você precisa estar ciente que precisará se internar um dia antes da realização da cirurgia e que, após o procedimento, precisará de um período de recuperação que varia entre três semanas e um mês. Caso trabalhe, precisará tirar férias durante essa fase. Caso seja dona de casa, precisará de ajuda para cuidar das tarefas domésticas mais pesadas e dos filhos (se os tiver).
- Passo 3 – Mudanças de Hábito: o cirurgião plástico determinará as mudanças de hábito que serão necessárias durante todo o período pré-operatório da cirurgia de abdominoplastia para que o paciente esteja em condições de realizar o procedimento. Essas mudanças envolvem parar de fumar, parar de tomar medicamentos (especialmente aqueles para emagrecimento), controlar o consumo de álcool, aumentar a frequência de atividades físicas e reavaliar hábitos alimentares.
- Passo 4 – Exames Pré-Operatórios: a realização desses exames tem como objetivo checar como está a saúde geral do paciente. Os exames mais comuns solicitados são as análises sanguíneas (hemograma, coagulograma, glicemia, dentre outros), exame de urina (visando verificar possíveis alterações renais), exame cardíaco (para verificar a saúde do coração) e exames de imagem (raio-x, tomografia, dentre outros) para verificar como está a área onde será realizada a cirurgia.
- Passo 5 – Higienizar-se Antes da Cirurgia: horas antes da cirurgia é aconselhado que o paciente tome banho com sabonete antisséptico, tomando o cuidado de higienizar corretamente a região pubiana. A maioria dos cirurgiões recomendam ainda que o paciente realize a depilação tanto da região íntima quanto da área que será operada. O paciente não deve utilizar cremes de pele, maquiagem ou esmaltes.
- Passo 6 – Alimentação Pré-operatória: no dia anterior à realização da cirurgia de abdominoplastia é recomendado que o paciente faça apenas refeições leves. É importante que ele beba muito líquido. Bebidas alcoólicas estão proibidas nessa etapa.
- Passo 7 – Internação e Jejum: o paciente será internado cerca de 24 horas antes da realização da abdominoplastia. O jejum começa 8 horas antes da cirurgia. É um jejum rigoroso, sem ingestão de absolutamente nada (incluindo líquidos). A cirurgia em si dura entre duas e quatro horas.
- Passo 8 – Vestimentas: quando for se internar, lembre-se de levar roupas leves e que não exijam esforço para serem vestidas no momento da alta hospitalar. É importante levar ainda os itens de higiene pessoal e a cinta modeladora. A cinta será uma peça fundamental por pelo menos dois meses após a cirurgia de abdominoplastia. Ela aplica pressão na região operada, contribuindo positivamente para fixar a pele cortada, manter a região da cicatriz intocada e protegida e evitar inchaço e seromas causados pelo acúmulo de líquidos.
Se estiver decidido a realizar a cirurgia de abdominoplasti, é importante procurar um profissional credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Há mais de 18 anos atuando com cirurgião plástico, o Dr. Claudio Lemos realiza cirurgias plásticas de lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia, além de diversos outros procedimentos. Durante as consultas tanto do período pré operatório quanto após a cirurgia, o médico presta o melhor atendimento possível a seus pacientes, orientando sobre como encarar o antes e depois da cirurgia da melhor maneira possível.