A lipoaspiração é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados no Brasil. É importante ressaltar também que a é possível realizar uma série de tipos de lipoaspiração. Existem diversas modalidades e é importante conhecer todas elas para sabe qual é a mais indicada para cada situação.
A lipoaspiração é uma técnica de cirurgia plástica que tenha como finalidade retirar a gordura do corpo do paciente através de um pequeno tubo que, por sua vez, é chamado de cânula. O nome atribuído a essa operação pode variar de acordo com a cânula usada. Outro ponto importante a ser ressaltado é que a quantidade de anestesia aplicada não interfere na categoria do procedimento.
Tipos de Lipoaspiração
- Lipoaspiração Tradicional: A técnica utiliza uma cânula simples que será introduzida na região em que será feita a retirada da gordura. Desse modo, a resistência do tecido adiposo é quebrada com a força mecânica. O cirurgião realiza um movimento de vai e vem para, aos poucos, aspirar a gordura local. A anestesia nesse procedimento pode ser local ou geral. É uma técnica utilizada para remover grandes quantidade de tecido adiposo;
- Lipoescultura: essa técnica é utilizada para retirar de uma região do corpo, por exemplo, a barriga e, posteriormente, enxertar em outra área, por exemplo, face, queixo ou glúteos. É um procedimento indicado para melhorar o contorno do rosto e do corpo. A gordura retirada da pele do paciente, dificilmente, será rejeitada pelo corpo do mesmo;
- Minilipo: nesse procedimento, a cânula usada é a mais fina, medindo apenas 2mm. Desse modo, é indicada para realizar o tratamento de áreas menores e com pouca gordura. Geralmente, nesse caso, a anestesia é apenas a local. Por conta disso, é um dos tipos de lipoaspiração/ lipoaspiração que causam menos dores ou incômodos, proporcionando também uma recuperação rápida;
- Vibrolipoaspiração: essa é uma técnica que usa uma cânula vibratória. A vibração ajuda na penetração do tecido adiposo, de modo a tornar o procedimento menos traumático para o paciente. Nesse método, o sangramento e a dor pós-operatória tendem a ser menores do que nas cirurgias com cânulas simples.
No entanto, para que todos os procedimentos de lipoaspiração consigam ser realizados de maneira correta, é fundamental buscar por clínicas que trabalhem de acordo com a legislação e que contem com profissionais altamente qualificados. Esse é o caso da clínica do Dr. Claudio Lemos.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em técnicas de lipoaspiração e cirurgia plástica, proporcionando o equilíbrio da beleza do corpo do feminino e masculino.