O preenchimento labial com ácido hialurônico é um procedimento que vem ganhando muita notoriedade atualmente, principalmente devido ao seu uso por celebridades. Consequentemente, isso fez com que o interesse pelo preenchimento labial aumentasse muito, mas existem alguns pontos que devem ser esclarecidos para que não sejam causados aborrecimentos futuros.
Enquanto o preenchimento labial com ácido hialurônico é um procedimento saudável e benéfico, existem vários outros tipos de preenchimentos labiais que devem ser evitados a todo custo, pois são realizados com substâncias perigosas, que podem tanto prejudicar o resultado do procedimento quanto a própria saúde do paciente. Portanto, é bom aprender tudo o que for necessário sobre esse assunto.
O Que é o Ácido Hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo. Só por esse ponto, já fica claro porque o preenchimento com esse ácido é seguro e muito mais recomendável. Além de ser utilizado nos lábios para seu preenchimento, outras das aplicações do ácido hialurônico são no combate a marcas de expressão, rugas e no auxílio à perfeita recuperação de cicatrizes.
Embora seja uma substância natural, sua concentração no corpo diminui à medida que a pessoa envelhece. Por isso, pode ser necessário repor essa perda através de cremes e outros produtos cosméticos.
Como Saber Se o Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico me Beneficiará?
Primeiramente, é importante esclarecer que o preenchimento labial com ácido hialurônico não é um procedimento que deve ser feito sem um devido planejamento ou sem que se conheçam os possíveis resultados. Por mais que tenha duração temporária, que varia de 12 a 18 meses conforme cada paciente, é muito importante estar convicto do interesse no procedimento.
Outra questão que também deve ser levada em conta é a harmonia do rosto como um todo. O paciente, muitas vezes tendo em mente os resultados que foram obtidos por outras pessoas, acredita que o preenchimento labial trará um resultado similar ou até melhor, mas tudo depende de uma série de fatores.
Para eliminar de vez todas as dúvidas, visite um cirurgião plástico confiável e experiente, que possa fazer uma análise de seu rosto e dar sua opinião a respeito dos resultados esperados. O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião plástico respeitado e altamente competente, capaz de analisar cada paciente de forma isolada e recomendar ou não o preenchimento labial com ácido hialurônico.
Para Quem o Preenchimento Labial é Recomendado?
De modo geral, o preenchimento labial com uso de ácido hialurônico é recomendado para pessoas que tenham algum tipo de deformidade ou assimetria nos lábios, de modo a deixá-los mais harmoniosos. Quem não tem deformidades labiais mas quer deixar seus lábios mais preenchidos e volumosos também podem optar por esse procedimento.
Porém, a pessoa que quiser se submeter ao preenchimento nos lábios deve fazê-lo por vontade própria, não por querer agradar a outros ou simplesmente sem nenhum motivo plausível.
Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico: Como é Feito e Cuidados Pré e Pós-Operatórios
A simplicidade e praticidade desse tipo de preenchimento é um dos motivos que fazem com que muitas pessoas se interessem. Não é necessário que o paciente se atente a nenhum cuidado pré-operatório, fique internado ou precise de um longo tempo de recuperação, e o procedimento pode ser realizado até mesmo no escritório do cirurgião plástico, com liberação praticamente imediata caso não ocorra nenhuma complicação.
Para minimizar a dor e o desconforto causado pelas pequenas picadas, pode ser aplicado um anestésico local. Se o paciente preferir e o cirurgião plástico autorizar, pode ser feita a aplicação de uma injeção anestésica, que bloqueará toda e qualquer dor ou incômodo.
Um profissional devidamente capacitado e qualificado, como o Dr. Cláudio Lemos, analisará os lábios do paciente e marcará as áreas em que será feito o preenchimento labial com ácido hialurônico. Posteriormente, o ácido será injetado através de agulhas bem fininhas.
Depois da injeção, é preciso que o paciente tome muito cuidado com a região que foi tratada, sem pressioná-la excessivamente. O inchaço decorrente da aplicação, que é normal, pode ser controlado mais rapidamente com o uso de gelo.
O paciente tem tanto a opção de realizar o preenchimento labial apenas uma vez, para efeito temporário, quanto de refazê-lo se tiver ficado satisfeito com os resultados. O tempo recomendado para aplicações posteriores é de pelo menos 12 meses, mas alguns pacientes podem apresentar resultados mais duradouros, de até 18 meses.
Existem Riscos Nesse Procedimento?
Por se tratar de um procedimento bastante simples, é bem pouco provável que o preenchimento acarrete em problemas e complicações. Eventualmente, porém, a área da aplicação pode ficar um pouco inchada, com coloração avermelhada, mais sensível e com sangramentos onde foi feita a incisão, embora isso tenda a aparecer rapidamente.
Se o preenchimento labial for realizado com outra substância que não seja o ácido hialurônico ou qualquer outra cuja eficiência e segurança não sejam cientificamente comprovadas, complicações mais graves podem ocorrer. Algumas delas são as seguintes:
- Deformidades entre os lados do lábio;
- Inchaço prolongado, que persiste por mais de 1 semana;
- Danos em algum vaso sanguíneo;
- Reações alérgicas, que podem variar entre cada paciente.
De qualquer forma, sempre se faz necessária uma consulta prévia com um cirurgião plástico para que ele analise se a pessoa pode passar por esse procedimento e quando isso pode ser feito. O Dr. Cláudio Lemos é um profissional reconhecido pelos milhares de procedimentos já realizados em sua carreira e é o cirurgião plástico ideal para fazer o preenchimento labial com ácido hialurônico, sendo plenamente capaz de proporcionar excelentes resultados.