Cirurgias plásticas íntimas ainda são um tabu para a maioria das pessoas. Esse é um assunto delicado e que muitas mulheres preferem não discutir. Apesar disso, inseguranças relacionadas ao aspecto estético dos genitais existem e são mais comuns do que você talvez possa imaginar. Para ajudar mulheres nessa situação a recuperar a autoconfiança existe a cirurgia de ninfoplastia. Entenda do que se trata esse procedimento e quando ele é indicado.
O Que é Cirurgia de Ninfoplastia
A cirurgia de ninfoplastia, ou cirurgia íntima feminina, é realizada em mulheres cujos pequenos e grandes lábios vaginais possuem excesso de pele, são grossos demais ou desiguais. Ela visa promover as devidas correções e buscar uma harmonização estética na região genital.
A ninfoplastia é indicada para mulheres que se incomodam com o aspecto e o tamanho de sua genitália, o que acaba afetando tanto sua autoestima quanto sua vida sexual. Esse incômodo pode surgir por diversas situações: flacidez causada pelo peso da gravidez ou pelo parto, questões hormonais tanto na puberdade quanto na menopausa ou uso de anabolizantes. Há casos de mulheres que recorrem a cirurgia de ninfoplastia porque sentem dores durante o ato sexual. Essas dores aparecem devido ao dobramento dos pequenos lábios que possuem tamanho exagerado.
Como a Cirurgia é Realizada
A cirurgia de ninfoplastia geralmente é realizada com anestesia local e sedação geral. Dura aproximadamente 1 hora, as vezes até menos e não requer internação.
Quando o foco são os pequenos lábios, o cirurgião plástico reconstrói a região para um tamanho que não cause incômodo à mulher e nivele o tamanho dos pequenos lábios ao dos grandes lábios. Essa técnica é chamada de Ressecção Longitudinal.
Quando o objetivo da cirurgia íntima é a redução dos grandes lábios, o procedimento pode ser realizado através da inserção de cânulas de lipoaspiração que removem o excesso de gordura da região. Tal procedimento se chama Lipoaspiração Pubiana.
Por fim, se o objetivo é tratar a flacidez dos grandes lábios, o cirurgião plástico pode optar por realizar um enxerto de gordura. A técnica consiste em retirar gordura de outra parte do corpo da mulher, tratá-la e injetar na região flácida dos grandes lábios, melhorando seu aspecto. É indicada especialmente para mulheres mais maduras e que enfrentam a flacidez causada pela idade.
Cuidados Pós Cirúrgicos
A paciente pode ir para casa no mesmo dia após a realização da cirurgia. Geralmente o médico espera algumas horas para observação e então assina a alta. Repouso total é indicado nos três primeiros dias após a cirurgia. Dez dias depois a mulher pode voltar a realizar atividades corriqueiras, mas a volta a vida sexual só deve acontecer entre um e dois meses após a realização da ninfoplastia.
Os pontos realizados durante a cirurgia são absorvíveis, ou seja, caem naturalmente poucas semanas após a cirurgia. É recomendado pelo médico que a paciente faça uso de um creme antimicrobiano na região íntima durante o processo de recuperação. O produto ajuda a evitar que a área seja afetada por micro-organismos que possam trazer alguma inflamação.
A ninfoplastia só deve ser realizada em pacientes maiores de 18 anos. Se a mulher apresenta alguma infecção ou corrimento, é recomendado que ela trate o problema antes de realizar o procedimento.
Onde Realizar a Ninfoplastia
Apenas um cirurgião plástico filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pode realizar a cirurgia de ninfoplastia. É importante que o médico possua experiência na realização da cirurgia íntima para que os resultados satisfaçam as expectativas da paciente.
O Dr. Claudio Lemos atua há quase duas décadas como cirurgião plástico, sendo especialista em oferecer soluções para mulheres melhorarem sua autoestima, incluindo a realização de cirurgia plástica íntima. Seja qual for a técnica – Ressecção Longitudinal, Lipoaspiração Pubiana ou Enxerto de Gordura – o dr. possui expertise para realizar o procedimento com excelência e segurança. Conheça mais procedimentos estéticos para realçar a beleza feminina e masculina.