A cirurgia de retirada do excesso de pele em volta dos olhos é chamada de blefaroplastia. Trata-se de uma intervenção simples, onde o procedimento costuma durar de 40 a 50 minutos com anestesia local com sedação.
A procura por essa cirurgia se dá por fins estéticos ou quando o excesso de pele da pálpebra superior começa a atrapalhar a visão, fazendo uma pequena sombra. O procedimento pode ser realizado tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Na pálpebra inferior o caso mais comum da busca pela cirurgia são as bolsas localizadas abaixo dos olhos, causando um ar de cansaço e envelhecimento.
O procedimento consiste na análise prévia do cirurgião que inclui anamnese e exames clínicos para descartar qualquer fator de risco. Feito isso, no dia do procedimento é necessário estar em jejum de oito horas. A equipe, composta por anestesista, instrumentista e enfermeiros, faz todo o preparo inicial para que o cirurgião possa começar o procedimento. Isto posto, o cirurgião faz a incisão na área previamente delimitada e o excesso de pele ou de gordura são retirados, em seguida é feita a suturação do local.
Saiba Como é a Recuperação da Blefaroplastia
A recuperação da blefaroplastia é bem tranquila, normalmente não apresenta dores, e o paciente tem alta no mesmo dia. É normal um pouco de inchaço e roxidão no local nos primeiros dias, às vezes, é possível um leve lacrimejamento, mas tudo dentro da normalidade.
Para que se tenha uma boa recuperação da blefaroplastia é importante seguir as orientações do seu médico cirurgião, que entre elas estão:
- fazer compressa gelada nos primeiros três dias para amenizar a formação do inchaço.
- deixar o travesseiro um pouco mais elevado na hora de dormir para que o inchaço desça mais rapidamente.
- evitar exposição ao sol, pois poderá comprometer o resultado final da cicatrização com o aparecimento de manchas indesejadas.
- não realizar exercícios físicos até a alta médica.
- evitar apalpar o local da cirurgia para medir a cicatriz ou o inchaço para não contaminar o local da cirurgia.
- não passar nenhum produto no local que não seja indicado pelo seu médico. Receitas caseiras de cicatrização podem comprometer a recuperação.
- pode usar soro fisiológico gelado à vontade para refrescar os olhos.
- em casos de pessoas que tenham quadro de alergia nos olhos, evitar ambientes que são considerados como sendo o agente agressor.
Como você pode perceber, a recuperação da blefaroplastia é simples e não requer repouso muito extenso. Você só precisa seguir rigorosamente as instruções do seu médico cirurgião.
Em alguns casos, você pode perceber um pouco de secura nos olhos, normalmente o médico já indica um lubrificante ou um gel para que você faça uso por um tempo determinado. É muito importante escolher um profissional de sua extrema confiança e com a expertise necessária pois apesar de ser uma cirurgia simples, se retirar pele em excesso pode comprometer a lubrificação natural dos olhos ou ainda ocorrer algumas pregas indesejadas por suturas mal feitas.
O Dr.Cláudio Lemos tornou-se conhecido no mercado exatamente por proporcionar a realização do sonho de cada paciente. Ele acredita que buscar entender as necessidades singulares de cada um é o principal fator diferencial em seu trabalho, pois somente assim é possível concretizar esses desejos de maneira individualizada. Com inúmeras recomendações, sua clínica conta com profissionais de qualidade, que garantem um atendimento de excelência, levando ao sucesso de suas cirurgias.