O monte de Vênus caracterizado pelo acúmulo de gordura ou pele flácida na região conhecida como púbis, área íntima na qual aparecem os pelos, sendo um problema constante na vida de mulheres que passam por variações de peso corporal e costuma causar grande constrangimento quando é necessário utilizar vestimentas que marcam o local.
Nesse artigo do blog do Dr Cláudio Lemos explicaremos como é feita a redução do Monte de Vênus visto que a perda de gordura localizada na região abdominal é extremamente difícil, quem é elegível para realizar e quais os cuidados necessários para recuperação após o procedimento.
O que é o Monte de Vênus?
O Monte de Vênus consiste na elevação da região púbica devido ao acúmulo de gordura no local e/ou flacidez, ficando localizado exatamente acima do púbis, da vulva e dos órgãos genitais.
Seu nome tem origem na deusa romana da beleza e do amor, Vênus e a sua função no corpo é proteger o osso pubiano a fim de diminuir os impactos causados durante as relações sexuais.
A saliência no Monte de Vênus pode surgir por alguns motivos, tais como: gravidez, cirurgia bariátrica e grandes emagrecimentos, por exemplo, todos frutos de uma grande variação do peso corporal.
Quem Fazer a Cirurgia de Redução do Monte de Vênus?
Assim como a gordura localizada na região abdominal, aquela que encontramos no Monte de Vênus costuma ser mais difícil de ser removida através de exercícios físicos e dietas regulares.
Por esse motivo, a cirurgia de redução do Monte de Vênus é muito procurada. Ela é normalmente indicada a pacientes que percebem um grande aumento do volume ou flacidez na região, que como tal pode causar um grande desconforto e constrangimento social.
Cuidados necessários antes e depois da cirurgia de redução do Monte de Vênus?
Não só pelo fato de ser uma região sensível, mas sim como qualquer outro procedimento realizado na região íntima, a cirurgia de redução do Monte de Vênus também deve ser feita levando em consideração as recomendações médicas pré e pós-cirúrgica.
Além das causas que citamos anteriormente, com o passar do tempo a região do Monte de Vênus pode ficar mais flácida, fazendo com que a pele caia, tal qual acontece com outros tecidos do nosso corpo, entretanto, quando falamos da região íntima o problema se agrava devido ao constrangimento que isso pode causar. Por esse motivo devemos saber bem quais cuidados tomar antes e depois de uma cirurgia íntima desse gênero.
Por mais que seja uma cirurgia simples, assim como em outros procedimentos é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos anticoagulantes para que não haja nenhum problema.
A cirurgia para redução do Monte de Vênus dura em torno de 50 a 90 minutos, podendo ser realizado em pacientes acima de 15 anos de idade (menores necessitam de autorização dos pais) e pode ser feito por meio da lipoaspiração, que retira a gordura localizada e quando há flacidez e excesso de pele é necessário retirar um fuso de pele.
Após o procedimento, a paciente fica internada por algumas horas e recebe alta no mesmo dia, podendo retornar ao trabalho em
aproximadamente 3 dias.
Para que a recuperação seja bem sucedida, o uso de calcinha compressiva por ao menos 1 mês é fundamental, além da drenagem linfática e ultrassom (10 sessões cada), para minimizar o inchaço e fibrose.
No primeiro mês tome banhos quentes e demorados e evite exercícios físicos e relações sexuais.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica e procedimentos minimamente invasivos para melhorar a harmonização corporal feminino, promovendo a melhora da autoestima e qualidade de vida.