Tornar permanente ou ao menos prolongar os resultados dos procedimentos estéticos é o objetivo de todos que conseguiram conquistar o corpo desejado. Mas para fazer disso uma realidade é necessário saber como manter o resultado da cirurgia plástica pelo maior tempo possível.
Durante a busca pelo corpo ideal muitos recorrem às mesas de cirurgia e por vezes ignoram o que vem depois, o dia a dia, acreditando que os resultados serão eternos. Pensando nisso, nesse artigo do blog do Dr. Cláudio Lemos daremos algumas dicas para manter o seu corpo em boa forma por tempo indeterminado.
Como manter o resultado da cirurgia plástica com alimentação saudável
A melhor forma de como manter o resultado da cirurgia plástica positivo é através de hábitos saudáveis, seja antes ou depois do procedimento.
No pré-cirúrgico é fundamental que o paciente cumpra todas as etapas de forma correta, comparecendo a todas as consultas e alinhando os detalhes da cirurgia, fazendo os exames laboratoriais necessários e não ingerindo álcool, tabaco e medicação que influencie na coagulação do sangue.
Após a cirurgia vêm os cuidados imediatos, que variam de acordo com o procedimento, mas que, de modo geral, envolvem repouso e o uso de algum suporte para manter o contorno do corpo até a região cicatrizar, como é o caso da lipoaspiração e abdominoplastia.
Uma vez que o período de repouso tenha terminado é que começa o verdadeiro desafio que é mudar os hábitos para se alimentar de maneira saudável e realizar exercícios físicos regularmente.
Com relação à alimentação, o mais importante é a ingestão de muita água e líquidos no geral, como sucos naturais de frutas como melancia, abacaxi e melão, pois ajudam a hidratar o corpo e compensar a perda de liquido, além de diminuir um possível inchaço oriundo da cirurgia. Outros alimentos como: ovos, cenoura, abóbora, damasco, couve, espinafre, tomate, castanha-do-pará, salmão, fibras e shitake são recomendados, pois são fontes de proteínas, cálcio magnésio, ferro, fósforo, potássio, betacaroteno e vitaminas A, B, C, D e E.
A importância dos exercícios físicos
Para obter melhores resultados, o paciente só deve começar a praticar exercícios físicos após o período determinado pelo médico, pois o corpo ainda está se adaptando às suas novas condições.
As atividades físicas são fundamentais para tonificar a musculatura, pois otimiza os efeitos da região que foi operada, contudo, cada caso deve ser avaliado cuidadosamente antes de voltar à prática.
Cada tipo de cirurgia requer um período diferente de repouso e são fundamentais para o paciente saber como manter o resultado da cirurgia plástica.
Veja a seguir algumas recomendações de acordo com o tipo de cirurgia:
- Abdominoplastia – o paciente deve utilizar cinta abdominal e evitar exercícios que movimentem a região por ao menos 30 dias;
- Lipoaspiração – mesma recomendação da abdominoplastia, porém, dependo do caso, os exercícios podem ser liberados após 15 dias;
- Mamas – deve-se usar sutiã cirúrgico e ter cuidado com movimento dos braços por ao menos 15 dias, sendo que exercícios mais intensos são permitidos 30 dias depois;
- Glúteos – o paciente deve usar malha de compressão e tomar cuidados específicos ao sentar-se durante a primeira semana. Além disso, exercícios na região apenas depois de 30 dias;
- Braço – o uso de malha de compressão é indicado, assim como cuidados com peso e movimentos dos braços de 15 a 30 dias.
Respeitando esses períodos os exercícios podem ser retomados, pois alinhados a alimentação são a melhor maneira de como manter os resultados da cirurgia plástica.
O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião com larga experiência nos procedimentos citados, se você também deseja alcançar o corpo dos seus sonhos, entre em contato conosco hoje mesmo.