A depressão pós cirurgia plástica é um assunto que é praticamente um tabu, principalmente quando se fala sobre cirurgia estética. Isso porque todos os procedimentos estéticos possuem como objetivo melhorar a aparência e a saúde da pessoa.
No entanto, a possibilidade de o paciente desenvolver uma depressão após a cirurgia plástica existe. Por isso, é importante levá-la em consideração na hora de se tomar a decisão por alguma intervenção.
A depressão após o procedimento operatório é um estado emocional em que o paciente pode desencadear depois de passar por algum tipo de cirurgia. O paciente, nesse caso, entrará em um estado de profunda tristeza e apatia. Na maioria dos casos, entretanto, o sentimento dura por alguns dias somente, ainda que possa se estender por semanas.
Tudo dependerá do grau de satisfação com o resultado do procedimento e como ocorre o processo de recuperação da pessoa. Como podemos imaginar, a depressão pós cirurgia plástica pode aparecer em qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive os procedimentos estéticos.
Depressão Pós-Cirurgia Plástica: Saiba o Que Fazer
É possível evitar a depressão pós cirurgia plástica. A seguir serão apontados alguns conselhos que ajudam a reduzir e também a evitar a depressão que está associada ao processo pós-operatório.
- Refletir sobre o passo que se quer dar: é de suma importância que o paciente esteja seguro sobre a decisão de passar pela cirurgia, sobre a vontade de mudar algum detalhe em sua aparência. Por conta disso, é fundamental conversar com o cirurgião a fim de saber todos os detalhes sobre o procedimento. Caso tenha alguma dúvida, o melhor a se fazer é esperar;
- Solicitar informações ao profissional: em inúmeras situações, os efeitos adversos, assim como os resultados, não são os esperados pelo paciente. Por conta disso é importante se informar corretamente, tirando sempre as dúvidas com os cirurgiões responsável, os quais possuem grande experiência na área. Quanto mais informações se tiver a respeito da operação, menos serão as possibilidades de se enfrentar esse tipo de situação;
- Ser realista com as expectativas depois da operação: em muitos casos, os pacientes não contam com expectativas reais. Alguns pacientes pensam que ocorrerão mudanças radicais com sua fisionomia, fazendo com que ele se transforme em outra pessoa, porém não é bem assim que as coisas funcionam.
O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais para a realização da cirurgia plástica feminina e masculina, proporcionando a harmonização da beleza corporal e melhorando a autoestima e qualidade de vida de cada paciente.