São muitos os mitos construídos sobre colocar prótese de silicone. Algumas pessoas falam que esse é um procedimento perigoso, outras dizem que ele não representa perigo algum, alguns falam que a prótese jamais precisa ser trocada, enquanto certas pessoas dizem que ela tem prazo de validade.
Fala-se tanto sobre esse assunto que fica até mesmo difícil saber o que é verdade e o que é mito sobre a prótese de silicone. Por isso, esse artigo reunirá várias informações que ajudarão até mesmo os mais leigos a saber se colocar prótese de silicone é ou não uma boa opção.
É Arriscado Colocar Prótese de Silicone?
Esse assunto deve ser observado com o máximo de atenção possível. Realmente, muita gente diz que existem riscos envolvidos na aplicação de uma prótese de silicone, mas será que é verdade?
Para colocar uma prótese, é necessário que a paciente seja submetida a uma cirurgia plástica, que pode apresentar riscos, como todas as outras cirurgias. Por se tratar de um procedimento invasivo, o corpo fica mais vulnerável, mas isso não quer dizer que a colocação da prótese seja mais perigosa.
Conhecer os riscos e benefícios da cirurgia de prótese de mama deixará esse assunto muito mais claro. Mas, resumidamente, uma prótese de mama não é mais perigosa do que qualquer outra cirurgia plástica e os benefícios, como aumento da autoestima e obtenção de um corpo mais belo, fazem com que o procedimento valha muito a pena.
Prótese de Silicone Tem Prazo de Validade?
Esse é mais um dos mitos difundidos. Muita gente, inclusive alguns ditos médicos, falam que existem alguns tipos de prótese com validade indeterminada. Assim, a paciente jamais teria que passar por uma revisão dos implantes.
Se você ouvir isso, não se iluda, pois é mentira. A prótese de silicone definitiva não passa de uma balela, pois ela sofre desgaste com o tempo e precisa ser avaliada, para que se verifique sua integridade e a eventual necessidade de uma troca dos implantes.
A Amamentação Fica Prejudicada Com Uma Prótese?
De forma alguma! Esse é um alívio bem grande para as mulheres que são mães, ou pretendem ser, mas que já tenham ouvido falar em algum momento que colocar prótese de silicone prejudica na amamentação.
Desde que a aplicação seja feita por um bom profissional, não existe a menor chance de que a prótese deixe a amamentação mais perigosa ou mais difícil. O bebê poderá mamar normalmente e a mãe não sentirá mais dor ou desconforto com isso do que mulheres que não tenham prótese.
É claro que existem algumas recomendações, como aguardar pelo menos 6 meses depois da gravidez, para que o organismo da mulher já esteja mais estabilizado e esperar pelo menos 1 mês depois da amamentação, já que será necessário drenar todo o leite para aplicar a prótese. Mas, nada disso impede a amamentação.
A Prótese Deve Ser Colocada Por Cima ou Por Baixo?
Quem já buscou algumas informações sobre a colocação de próteses pode ter uma dúvida bem presente, que é prótese de silicone: por cima ou por baixo?
Cada uma dessas técnicas apresenta resultados um pouco diferentes e é mais recomendada para determinadas mulheres. Assim que a paciente passar por uma consulta e manifestar interesse na colocação de uma prótese de silicone, o cirurgião plástico recomendará a melhor alternativa.
A colocação da prótese acima do músculo e abaixo da glândula mamária é conhecida como subglandular e é mais recomendada para quem tenha um tecido mamário mais espesso e uma pele elástica e hidratada.
Mulheres mais baixas e com pele mais fina devem optar pela prótese submuscular, ou seja, abaixo do músculo. Assim, o seio ficará mais natural e a prótese não poderá ser percebida a olho nu, o que garante mais harmonia e delicadeza.
É Preciso Tomar Algum Cuidado Depois da Cirurgia?
Toda cirurgia plástica demanda cuidados, e não é diferente com a colocação de prótese mamária. Conhecer e seguir à risca os principais cuidados com a prótese de silicone é essencial para garantir uma boa recuperação e um resultado mais natural.
É preciso, por exemplo, evitar movimentos bruscos e exercícios físicos por pelo menos 21 dias, dormir de barriga para cima por pelo menos 45 dias e esperar 14 dias para voltar a ter relações sexuais. Todos os demais cuidados serão informados pelo cirurgião plástico.
A Prótese de Silicone Pode Romper?
Antigamente, as próteses de silicone não eram como hoje. As chances de que fossem causados danos graves com seu rompimento eram bem grandes, mas hoje a situação já é completamente diferente.
O gel que é utilizado em uma prótese de silicone possui alta coesividade, ou seja, é bem espesso. Assim, mesmo que a prótese venha a se romper, o silicone não se espalhará pelo organismo.
Porém, é imprescindível que a paciente passe periodicamente por uma revisão de implantes mamários, para garantir que não haja nada de errado com as próteses.
Não Tenha Medo da Cirurgia de Prótese de Silicone!
Como pôde ser visto, muito do que é dito por aí a respeito dessa cirurgia não passa de mitos e informações incompletas. É possível passar por essa cirurgia, ficar ainda mais linda e não correr grandes riscos, o que é perfeito para aumentar a autoestima.
Para colocar prótese de silicone, deve ser escolhido um cirurgião plástico altamente capacitado, como o Dr. Cláudio Lemos, que sempre visa oferecer às suas pacientes o resultado mais natural e belo possível, de modo que todas as suas expectativas sejam superadas.