Cirurgia de Lipoaspiração é Inútil?

5/5 - (4 votos)

Cirurgia de Lipoaspiração é Inútil?

Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Colorado, Estados Unidos, afirma que a gordura retirada em uma cirurgia de lipoaspiração pode voltar depois de 1 ano. Esse estudo foi publicado no jornal Obesity, que trata especialmente de problemas de peso.

É muito importante ressaltar que o retorno da gordura após a cirurgia de lipoaspiração ocorre devido à ausência da prática de exercícios físicos e à manutenção de um estilo de vida que não é saudável. Ainda que as áreas onde a lipoaspiração foi feita não voltem a ganhar gordura, diferentes partes do corpo podem passar a acumular tecido adiposo e incomodar as pacientes.

O estudo da Universidade do Colorado foi feito com 32 mulheres, cuja idade variava entre 18 e 25 anos e cujo IMC (Índice de Massa Corpórea) estava abaixo de 25, que é um nível considerado saudável. A quantidade de gordura retirada de cada uma delas foi de 5 litros, extraída principalmente do abdômen, das coxas e dos quadris e 14 das pacientes que optaram pela cirurgia não mudaram em nada sua rotina.

Passados 6 meses do início do estudo, as mulheres que foram submetidas à cirurgia de lipoaspiração tiveram sua gordura corporal reduzida em 2,1%, ao passo que a redução de gordura do grupo de controle foi de 0,28%. Porém, depois de um ano, os níveis de gordura corporal de ambos grupos eram praticamente os mesmos.

O estudo deixou claro que a cirurgia de lipoaspiração é um procedimento bastante útil, seguro e eficiente, cujos resultados são facilmente percebidos. Porém, para evitar que a gordura volte a se acumular em diferentes regiões do corpo, é preponderante que a paciente passe a ter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada e equilibrada e com a prática de exercícios físicos constantemente.

Números da Cirurgia de Lipoaspiração

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) no ano de 2015, mais de 1.220.000 cirurgias foram feitas apenas naquele ano no Brasil. Entre todas elas a mais realizada foi a cirurgia de lipoaspiração, com mais de 180.000 cirurgias. Se for feita uma média, foram quase 500 lipoaspirações por dia!

Esses números ressaltam que o procedimento traz excelentes resultados, já que a cada ano que passa mais e mais pessoas se submetem a uma cirurgia de lipoaspiração para ter a barriga dos sonhos. Porém, é preciso pontuar que a lipoaspiração não tem como objetivo fazer com que a paciente emagreça, e sim que as gorduras localizadas sejam retiradas de locais mais difíceis, como na região abdominal, nos quadris e também debaixo dos braços.

A lipoaspiração começa com uma incisão pequena, de mais ou menos 2 cm, na região que passará pelo procedimento. É inserida nessa incisão uma agulha de Klein com uma solução salina e depois a agulha é substituída por uma cânula aspirativa, cujo objetivo é o de remover a gordura.

Como esse processo é realizado nas camadas mais profundas da pele, as chances de que ela seja danificada são muito pequenas, o que é uma das grandes vantagens da cirurgia de lipoaspiração.

Como Manter os Resultados da Cirurgia de Lipoaspiração

  • Adotar uma alimentação mais saudável depois da realização da cirurgia. Passar por uma consulta com um nutricionista é bastante importante, pois será montada uma dieta específica para as necessidades de cada paciente;
  • Praticar exercícios físicos constantemente, como caminhada, corrida, hidroginástica ou praticar academia;
  • Seguir a todas as recomendações passadas pelo cirurgião plástico durante o período pós-operatório, que é determinante para assegurar a manutenção dos resultados.

Para escolher um médico especializado para a cirurgia de lipoaspiração, é importante que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão responsável por conceder o título de Especialista em Cirurgia Plástica. Recorrer às opiniões de pacientes que tenham passado por uma lipoaspiração com o mesmo profissional também é uma ótima forma de garantir a eficiência e a segurança do procedimento.

O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico especializado em cirurgia de lipoaspiração e em uma série de outros procedimentos de cirurgia plástica. Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Dr.Cláudio Lemos tem mais de 19 anos de experiência e seu objetivo é o de oferecer o resultado esperado pelo cliente, sempre aliado à sua experiência e conhecimento profundo das melhores técnicas disponíveis.

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria