Como Cuidar da Cicatriz da Mamoplastia?

5/5 - (6 votos)

Como Cuidar da Cicatriz da Mamoplastia?

O desejo de realizar uma cirurgia plástica acompanhado do medo da aparência da cicatriz é uma situação muito comum entre as pessoas que buscam melhorar a aparência do corpo através do procedimento cirúrgico.

A cicatriz é uma marca inevitável em qualquer tipo de cirurgia, mas o avanço da tecnologia e da medicina permite obter uma aparência suave e até quase imperceptível através da realização de técnicas realizadas pelo cirurgião plástico.

A cirurgia de mamoplastia de aumento é o procedimento cirúrgico mais procurado no mundo e ao longo dos anos, o aperfeiçoamento permite alguns tipos de cicatrizes, de acordo com o implante de silicone e as condições da paciente.

Mesmo com diferentes tipos de cicatrizes de mamoplastia de aumento, é fundamental que a paciente siga todas as orientações prescritas pelo médico cirurgião plástico para cuidar da cicatriz da mamoplastia e garantir o bom resultado do procedimento.

Cuidados com a Cicatriz da Mamoplastia de Aumento

Como qualquer outra cirurgia, a mamoplastia de aumento exige cuidados com a cicatriz para garantir que o resultado satisfatório do paciente e do médico cirurgião. Os cuidados com a cicatriz da mamoplastia devem ser realizados respeitando o horário e o período total de recuperação. Veja como realizar os cuidados no pós-operatório:

Logo Após o Procedimento

A cirurgia de mamoplastia de aumento é considerada um procedimento onde a paciente pode sentir dor considerável, que pode ser amenizada com o uso de medicamentos prescritos pelo médico cirurgião. Em alguns casos, pacientes podem relatar uma dor um pouco mais intensa e a sensação desconfortável logo após a realização do procedimento, o que é considerado normal.

  • Ao sair da cirurgia e da internação de 24 horas padrão, o paciente deverá retirar os curativos com os devidos cuidados e evitar fazer esforço, principalmente levantar os braços para não gerar incômodo na região.
  • O uso de sutiã pós-operatório é fundamental para garantir a imobilização do local para não sofrer o deslocamento da prótese de silicone.
  • A paciente deve ficar exposta ao sol de acordo com as orientações médicas e a liberação. Em alguns casos, o procedimento pode gerar hematomas na região que expostas à luz solar, podem gerar manchas definitivas.
  • Como qualquer outro procedimento cirúrgico estético, o resultado ideal das mamas não será visto logo após a cirurgia. Por isso, inchaços, manchas roxas e assimetrias nas primeiras semanas são processos normais.
  • A alimentação é fundamental para o processo de cicatrização perfeito. O consumo de vitaminina C é muito importante para a produção de colágeno, melhorando o aspecto e a elasticidade da pele. Frutas vermelhas e a laranja são fontes ricas em vitamina C.
  • Alimentos como carne, ovos, também são fundamentais, pois possuem ferro e outros minerais para o processo de regeneração do organismo.
  • Mesmo que a cicatriz da mamoplastia seja pouco visível, é preciso realizar os cuidados específicos de acordo com o período estipulado pelo cirurgião plástico. Se necessário, realize a limpeza de acordo com os produtos e medicamentos prescritos.
  • Outro fator considerado normal é o aspecto escuro da cicatriz nos primeiros meses. De maneira geral, a aplicação de cremes e pomadas reparadoras deve ser feita nos primeiros três meses até os 18 meses após a cirurgia.
  • As substâncias do cigarro contribuem de forma negativa para o processo de cicatrização da mamoplastia. Por isso, o pós-operatório é considerado um bom momento para parar de fumar.
  • A avaliação no pré-operatório é fundamental para saber se a pele pode produzir queloides ou sofre algum tipo de problema na cicatrização. Por isso, informe ao seu médico se já realizou outras cirurgias e como foi o período de recuperação, assim será mais fácil e pode evitar preocupações na cicatrização da mamoplastia.
  • É importante lembrar que os pontos são retirados 15 dias após a cirurgia e os pensos precisam ser usados entre 10 a 150 dias.
  • Em casos de pontos infeccionados, excreção, dor e febre, procure o médico cirurgião plástico imediatamente para tomar os devidos cuidados.
  • A escolha do médico cirurgião plástico é fundamental para garantir a segurança e os bons resultados no pós-operatório da mamoplastia de aumento. Dr.Cláudio Lemos é cirurgião plástico com diversas especialidades nacionais e internacionais com a utilização de diversas técnicas de cicatriz de mamoplastia de aumento, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria