A beleza dos seios é fundamental para a autoestima das mulheres. Seja para combater a flacidez ou para aumentar o volume, a mamoplastia é p procedimento cirúrgico indicado para recuperar a beleza das mamas.
Além de saber que a intervenção cirúrgica oferece um melhor contorno e combater as consequências da gravidez e envelhecimento, é fundamental que a paciente tenha total consciência sobre os efeitos e a recuperação da mamoplastia.
Tive inchaço na barriga após a mamoplastia, e agora?
O inchaço é um efeito comum após qualquer cirurgia plástica. Os edemas ocorrem devido ao trauma causado nos tecidos, acarretando em um processo inflamatório na região que recebeu a intervenção e em alguns casos, pode estender-se para outras regiões.
Por isso, o inchaço na barriga após a mamoplastia é considerado normal e tende a desaparecer nas primeiras três semanas e necessita de alguns cuidados para uma rápida melhora.
Como reduzir o inchaço causado pela mamoplastia?
O inchaço na barriga após a mamoplastia pode ser reduzido com algumas orientações indicadas pelo médico cirurgião plástico. Veja:
- Faça compressas de toalha com água gelada nas mamas com cuidado para não causar irritação no local da cicatriz. A compressa de água gelada é capaz de diminuir os edemas e o desconforto causado pelo procedimento. Repita a técnica na região da barriga;
- Faça massagem diária nas mamas e na região da barriga, utilizando cremes específicos pós-cirúrgico para estimular a circulação sanguínea;
- O uso de sutiã de sustentação é fundamental para garantir a redução da sensibilidade das mamas e evitar o acúmulo de líquido na região;
- Siga todas as orientações quanto ao repouso, evitando esforço físico e levantar os braços;
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Consuma alimentos fáceis de mastigar, como alface, vegetais cozidos e frutas macias;
- Evite o consumo de sal para não aumentar a retenção de líquido;
- Outra importante técnica para diminuir o inchaço na barriga após a mamoplastia é realizar sessões de drenagem linfática, procedimento estético que consiste em massagens que estimulam o processo circulatório, combatendo a retenção de líquido que é eliminado através da urina. A drenagem linfática oferece diversos benefícios:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Alívio das dores e desconfortos da operação;
- Remoção de hematomas;
- Redução das chances de formação de fibroses;
- Aumenta a nutrição celular e hidratação;
- Acelera o processo de recuperação e cicatrização.
Em casos de inchaço com febre, dores e desconforto, procure o médico cirurgião plástico imediatamente para tratar possíveis infecções.