A colocação de próteses mamárias de silicone é o sonho de muitas mulheres e geralmente a primeira cirurgia plástica que elas fazem. Justamente por isso, essa cirurgia plástica é motivo de muitas dúvidas. Muito se fala sobre os procedimentos da cirurgia, mas poucos param para refletir sobre como será o processo pós-operatório. Uma boa recuperação é fundamental para resultados satisfatório após a implantação das próteses. Mas como é a recuperação após o implante de silicone?
Entenda o Período Pós Operatório da Implantação do Silicone
A primeira informação interessante é que a paciente que realizar implante de silicone não precisa ficar muito tempo internada. Cerca de 6 horas após a cirurgia ela já é liberada para se recuperar em casa.
A paciente deve comprar previamente um sutiã especial, chamado de sutiã pós-cirúrgico. A peça deverá ser usada durante 24 horas por pelo menos um mês após a cirurgia, embora alguns médicos recomendem o uso por até dois meses após a operação. O sutiã em questão manterá os seios imobilizados para melhorar a recuperação e adaptação das próteses.
Após chegar em casa, há alguns cuidados que devem ser tomados. O primeiro deles é se atentar para não levantar os braços por pelo menos trinta dias. Esse movimento pode esticar a pele da região operada e causar complicações. É recomendado que se erga os braços o mínimo possível e se dê preferência para a movimentação dos cotovelos, sempre devagar. Durante esse período também não é permitido dirigir.
A primeira semana de recuperação após o implante de silicone deve ser em repouso. Durante os primeiros quinze dias a paciente não deve pegar peso ou fazer esforço físico. Passado esse período ela pode, aos poucos, ir retomando a rotina enquanto observa a evolução de sua recuperação. Exercícios físicos mais pesados, como academia, também estão fora de questão durante o primeiro mês.
Outro cuidado importante deve ser tomado na hora de dormir. A paciente deve passar pelo menos os primeiros trinta dias dormindo de bruços para evitar machucar ou deslocar a prótese. Uso de travesseiros e almofadas confortáveis podem ajudar a ter melhores noites de sono durante esse período.
Em relação aos curativos, os primeiros devem ser trocados na clínica três dias após a cirurgia. Durante esse período é importante não molhar a região. Durante a primeira troca, o médico orientará sobre as próximas trocas de curativo e uso de pomadas ou medicamentos. A parti daí, a paciente poderá realizar os procedimentos em casa.
O inchaço é comum no processo de recuperação após o implante de silicone. Isso é causado geralmente por retenção de líquidos. Por isso é recomendado que algumas pacientes façam drenagem linfática. Trata-se de uma massagem realizada por profissionais e que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio da urina. Também é útil para prevenir a formação de fibroses.
A drenagem linfática não é necessária (e nem recomendada) em alguns casos. Por isso é importante realizar acompanhamento constante com o cirurgião plástico, ele avaliará a evolução da cicatrização e recomendará os tratamentos necessários para um excelente resultado final.
Respeitar o tempo de recuperação após o implante de silicone, assim como cumprir as etapas e recomendações médicas ajuda a garantir resultados satisfatórios e uma volta mais rápida às atividades rotineiras.
Dúvidas sobre cirurgia plástica e outros procedimentos estéticos? Veja como o médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos Lemos pode ajudar a entender como realçar a beleza de seu corpo.