A barriga é, sem dúvidas, uma das regiões do corpo mais valorizadas tanto por homens quanto por mulheres. Da mesma maneira, é uma das que mais causam insegurança em ambos. Barriga flácida é uma situação que incomoda muitas pessoas, especialmente aquelas que desejam ter a chamada “barriga chapada”.
A flacidez na região do abdômen pode se dar por diversos motivos: pós gravidez, perda considerável ou alterações constantes de peso e envelhecimento da pele são alguns dos fatores. Por se tratar de uma área com alta propensão ao acúmulo de gorduras, tratar a flacidez não é algo feito da noite para o dia. Mesmo assim, atuar visando reduzir gordura abdominal engloba mais do que uma questão estética, já que o acúmulo de gorduras tem associação direta com problemas de saúde relacionados ao diabetes e a males cardiovasculares, por exemplo. Mas com esforço e disciplina, é possível endurecer barriga flácida de maneira mais fácil do que se imagina. Veja como.
Como Endurecer a Barriga Flácida
Cuidados com a Alimentação
Atingir um resultado de barriga mais durinha envolve principalmente reduzir o volume de gordura corporal no corpo e tonificar os músculos da região. Não existe grande segredo quanto a isso: uma boa alimentação e exercícios físicos regulares são o caminho mais comum para se atingir esse objetivo.
À partir dos 30 anos, a musculatura humana vai ficando mais fraca, na mesma proporção que a propensão ao acúmulo de gordura abdominal aumenta. Manter uma dieta hipercalórica (rica em açúcar, carboidratos refinados e gordura) só acelera e agrava esse processo. Reduzir drasticamente o consumo desses alimentos e valorizar uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes, castanhas, azeite, por exemplo, trará benefícios para a saúde que se refletirão no corpo.
Beber água, não importa a fase da vida, é fundamental! No mínimo dois litros por dia e de preferência mais. Água limpa o organismo, mantém o corpo funcionando corretamente e ajuda a evitar uma série de malefícios.
Ainda falando da alimentação, consumir proteínas é fundamental para quem quer endurecer barriga flácida. Peito de frango, carne vermelha magra, proteína de soja, peixes… as opções são muitas. Especialistas recomendam o consumo de até 100 gramas dessas proteínas por dia, não mais que isso.
Por fim, comer gelatina e tomar suplementos à base de colágeno ajuda a regular o que o corpo vai deixando de produzir ao longo do tempo. O colágeno é fundamental para a boa aparência da pele.
Cuidados com o Corpo
Não dá para pensar na conquista de uma barriga durinha sem exercícios físicos regulares. Musculação e cardio são os dois melhores amigos de quem almeja endurecer barriga flácida.
O papel da musculação, como o nome já sugere, é fortalecer a musculatura da região. Abdominais também são uma ótima opção, mas sozinhas não produzem grande efeito. É preciso queimar a gordura localizada. É aí que entram os exercícios aeróbicos.
Exercícios cardiovasculares (ou aeróbicos) são fundamentais pois elevam os batimentos cardíacos rapidamente e fazem o corpo utilizar os estoques de gordura como fonte suplementar de energia. Esteira, corrida, caminhada, andar de bicicleta… as opções desses tipos de exercício são muitas e eles devem ser praticados no mínimo quatro vezes por semana. A combinação regular entre musculação + aeróbico + abdominal é a chave para endurecer barriga flácida.
Cuidados Cirúrgicos
Em alguns casos, há procedimentos estéticos e cirurgicos que ajudam na conquista da barriga chapada. A drenagem linfática é um procedimento que, embora não reduza a gordura abdominal diretamente, ajuda a eliminar os líquidos e toxinas acumuladas. Já a Lipoaspiração reduz a gordura localizada. Há ainda a abdominoplastia, que remove o excesso de pele e ajuda a reposicionar os músculos da região do abdômem
A indicação ou não desses procedimentos é feita por um cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos. Ele avaliará se o caso em questão é cirúrgico ou se apenas uma mudança de hábitos já resolveria a questão da barriga flácida.
Cuidados Integrados
É muito importante associar exercícios a uma alimentação saudável. De nada adianta fazer muitas abdominais e não comer quantidade suficiente de proteína, por exemplo, porque o corpo não terá como construir a musculatura. E mais uma vez: muita água. Detalhe importante: a água consumida durante os exercícios não entra na conta dos dois litros por dia. Isso porque o líquido ingerido nessas horas serve apenas para repor aquilo que está sendo perdido pelos esforços.
Quando se trata de mudar os hábitos de vida e fazer mudanças no corpo, profissionais da saúde (nutricionistas, cardiologistas, etc) e educadores físicos estão aptos e preparados para oferecer as melhores opções para cada caso. É sempre muito importante recorrer a eles para garantir que aquele treino, aquela dieta e aqueles hábitos são os melhores para você.
Por fim, relaxe! Ansiedade e estresse estão diretamente relacionados ao ganho de peso. Não se cobre tanto e nem estipule metas absurdas a curto prazo. É interessante que você tenha objetivos, mas goste de si mesmo durante todo o processo, não deixe para fazer isso apenas quando tiver conseguido uma barriga durinha.
O médico cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais para o tratamento de flacidez na barriga com o objetivo de tratar cada paciente de forma única, melhorando a estética corporal e a qualidade de vida.