Como Evitar Queloide no Nariz?

5/5 - (4 votos)

Como Evitar Queloide no Nariz?

Muitas pessoas gostam de realçar a beleza do corpo aplicando acessórios que mostram estilo e personalidade. Entre os mais comuns, o piercing no nariz é aplicado principalmente em mulheres, transmitindo um toque de delicadeza.

Entretanto, o piercing no nariz pode gerar incômodos chamados de queloide ou cicatriz hipertrófica, situações que se tornam desagradáveis quando o assunto é estética.

A queloide é um processo de crescimento desordenado de células de regeneração que não respeitam os limites da ferida original. Dependendo da localização, a condição pode limitar o movimento do membro, causar coceira e irritação.

Dependendo da localização, o paciente pode sentir desconforto ao notar que a condição está em evidência, como em casos de formação de queloide no nariz após a aplicação de piercing.

A cicatriz hipertrófica também consiste no crescimento desordenado das células de regeneração, entretanto, o crescimento acompanha a linha de limite da ferida e sua protuberância é menor em relação à queloide.

Como qualquer outro processo de cicatrização, a aplicação de piercing no nariz exige recuperação do tecido. Em pessoas com predisposição para formação de queloides ou cicatriz hipertrófica, é comum o aparecimento na região em formato de uma pequena bola, onde pode ocorrer inflamação e desconfortos.

Por isso, o Dr. Cláudio Lemos indica quais são os cuidados necessários para evitar a queloide no nariz. Confira:

Faça o Procedimento com Segurança

Escolha um local seguro e um profissional especializado para aplicar o piercing no nariz atendendo todas as exigências de acordo com a vigilância sanitária.

Desconfie de profissionais que não utilizam equipamentos como luvas cirúrgicas e equipamentos adequados e esterilizados. Converse com pessoas que já realizaram o procedimento com o profissional em questão para saber todos os detalhes.

Higienização

Um fato importante para saber como evitar queloide no nariz é o processo de higienização. Faça a limpeza do local com água e antissépticos de acordo com as orientações do profissional que realizou a aplicação do piercing. Evite manusear e mexer no piercing com as mãos sujas para não causar nenhum tipo de inflamação ou infecção.

Cuide da Alimentação

O estilo de alimentação também influencia no processo de regeneração e cicatrização do organismo. Evite consumir alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas e queijos. Consuma pratos leves, frutas, verduras e principalmente o tomate, alimento rico em substâncias antioxidantes que aceleram o processo de cicatrização.

Tenho Queloide no Nariz, e Agora?

Sem causas específicas e comprovadas, não existe um único tratamento efetivo para acabar de vez com a queloide ou a cicatriz hipertrófica. Mas, com os avanços da medicina e tecnologia, alguns procedimentos estéticos são capazes de amenizar as protuberâncias e suavizar o aspecto da queloide no nariz.

O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais para realizar o diagnóstico e tratamento adequado para queloides. Os tratamentos são:

  • Injeção de Corticoides: Aplicação da substância triancinlona que possui ação anti-inflamatória e antialérgica, combatendo o crescimento desordenado da queloide. Este é o tratamento mais indicado para queloides no nariz e no umbigo.
  • Método Compressivo: Consiste no uso de malhas e próteses que realizam uma pressão entre 24 a 30 mmHg, realizando a oclusão de pequenos vasos dentro da cicatriz, reduzindo o número de fibroblastos e a formação de colágeno, consequentemente reduzindo o tamanho da lesão.
  • Placas de Silicone: Aplicação de placas de silicone cirúrgico que aumentam a temperatura da cicatriz, acelerando a atividade da colagenese e comprimindo o local.
  • Cirurgia de Queloide: Também conhecida como monoterapia, a cirurgia de queloide é indicada para lesões de grande extensão. O procedimento consiste no relaxamento das bordas da ferida através do deslocamento parcial e avanço dos retalhos. Em seguida, o cirurgião plástico realiza a estabilização da ferida por meio de suturas subdérmicas e intradérmicas com fios absorventes de longa duração. Em alguns casos, é necessário o uso de aplicação de corticoides para reduzir a taxa de recorrência que varia entre 45% a 100%.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria