A pele é o maior órgão do corpo humano e qualquer dano causado por acidentes ou outros acontecimentos podem fazer com que ela se altere tanto localmente quando sistemicamente. Alterações sistêmicas são ocasionadas devido a reações inflamatórias generalizadas em decorrência das queimaduras e podem até mesmo afetar outros órgãos do corpo, com maior ou menor gravidade, de acordo com cada caso.
Em alguns casos se faz necessária a cirurgia plástica para queimaduras, de acordo com a temperatura da fonte de calor que ocasionou a lesão e o tempo que o corpo foi exposto a esse calor, fatores que modificam a profundidade e a extensão da queimadura.
Em Quais Casos a Cirurgia Plástica Para Queimaduras é Necessária?
Quando houver perda de estética ou da função na região onde ocorreu a queimadura. Na maior parte das vezes, a cirurgia de como tratar queimaduras é recomendada para queimaduras de segundo grau em níveis profundos e de terceiro grau.
Como Tratar Queimaduras Adequadamente?
O tratamento para queimaduras é feito na profundidade e extensão da área afetada. A troca de curativos e o uso de pomadas é suficiente em casos mais simples, enquanto casos mais complicados podem demandar cirurgias com enxertos (obtidos a partir de fatias finas de pele saudável do paciente) ou retalhos (pele e tecidos irrigados por artérias são transferidos para a área da queimadura).
Tratamento de Queimaduras de Segundo Grau
O mais indicado é que se espere por uma moderada da pele do paciente. O resultado pode não ficar perfeito devido a presença de cicatrizes e algumas regiões com tonalidades diferentes, mas a cirurgia plástica para queimaduras de segundo grau deve ser realizada pelo cirurgião plástico, que também acompanhará o paciente durante o tratamento. Geralmente, a área queimada é retirada e um enxerto de pele é suturado em seu lugar.
Tratamento de Queimaduras de Terceiro Grau
Não existe um método de como tratar queimaduras de terceiro grau sem que haja vestígios da cirurgia, pois essas queimaduras são muito intensas e profundas. Ainda assim, as queimaduras desse grau devem ser tratadas por procedimentos cirúrgicos, como o debridamento (retirada da pele necrosada) e o enxerto na área queimada. Os resultados obtidos através de cirurgias plásticas são muito satisfatórios e amenizam bem o problema.
Estatística do Número de Pacientes Que São Acometidos Por Queimaduras
Infelizmente, não há como mensurar exatamente o número de pacientes que são acometidos por queimaduras e precisam passar por cirurgias, pois muitas dessas vítimas foram envolvidas em acidentes de carro que ocasionaram nas queimaduras. Logo, a estatística trata desse caso como um acidente automobilístico e não uma queimadura convencional.
Estima-se que ocorra aproximadamente 1 milhão de acidentes com queimaduras por ano no Brasil, dos quais 100 mil demandam a realização de um tratamento de queimaduras por meio de cirurgias plásticas.
Quais Pessoas Podem Passar Por uma Cirurgia Plástica Para Queimaduras
Todas as pessoas que tiverem se envolvido em acidentes com queimaduras. Aquelas que tenham perdido parte dos movimentos no pescoço, nos ombros, nas mãos ou nas pernas passam por processos para a liberação das contraturas da cicatriz, o que oferece excelentes resultados.
Cicatrizes localizadas no nariz, nas pálpebras, nos lábios ou que tenham resultado em perda de cabelo também podem ser tratadas, bem como aquelas que tenham cicatrizes maiores, mais complexas e descoloridas.
Procedimentos Pré-Operatórios
- Agendar uma consulta com um cirurgião plástico confiável;
- Conversar a respeito dos objetivos e dos resultados desejados;
- Entrar em um acordo junto ao cirurgião plástico em relação aos resultados esperados e aos benefícios que serão obtidos em longo prazo.
Procedimentos Pós-Operatórios
- Investir em procedimentos fisioterápicos, devido à necessidade de posturas e posicionamentos específicos em determinados casos para a obtenção de melhores resultados;
- Manter o acompanhamento com o cirurgião plástico para que seja analisada a evolução do caso.
O Dr.Cláudio Lemos é um excelente cirurgia plástica, atuante no ramo há mais de 18 anos. Especialista e Membro em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), o Dr. Cláudio Lemos é reconhecido pela excelência de seu trabalho, que visa oferecer os melhores resultados a cada paciente.