A queloide é uma consequência que aparece depois da cicatrização de alguma lesão ou ferimento no corpo, embora também possa ser decorrente da colocação de piercings e brincos. Muitas pessoas dizem que sabem como tirar queloide, mas geralmente recorrem a métodos alternativos, cuja eficiência não é comprovada e que podem até mesmo piorar o caso.
Por isso, é muito importante saber como tirar queloide de uma forma que seja saudável e que realmente traga bons resultados. Assim, será possível ter uma plena recuperação sem colocar a saúde do paciente em risco.
Antes disso, porém, é importante conhecer um pouco mais sobre o que é a queloide.
O Que é a Queloide?
Quando uma pessoa tem acne, tomou uma vacina, foi submetida a algum tipo de procedimento cirúrgico ou teve alguma lesão, o organismo geralmente cria uma cicatriz na pele, que é a marca dessa lesão. Por mais que a pele se recupere, quase sempre fica uma marca, que é a cicatriz.
Normalmente, essa cicatriz se desenvolve apenas na região da lesão. Porém, em alguns casos, pode haver um desenvolvimento em excesso do tecido cicatricial. Esse fenômeno é conhecido como hiperproliferação de fibroblastos, que são as células responsáveis pela geração do tecido conjuntivo, ou simplesmente por queloide.
A diferença de uma queloide para uma cicatriz comum é o fato de que ela se desenvolve em uma área bem maior do que aquela afetada pela lesão. Por mais que esse desenvolvimento em excesso não represente nenhum risco funcional, as implicações estéticas são as maiores reclamações de seus portadores.
Como Tirar Queloide?
Depois de aprender mais sobre esse fenômeno, ainda fica a dúvida: como tirar queloide?
É importante ressaltar que, na internet e através da recomendação de outras pessoas, é possível encontrar uma série de “receitas milagrosas” para se livrar da queloide, mas não é bem assim que funciona. Esses métodos, na grande maioria das vezes, não são aprovados por médicos e cirurgiões plásticos e, portanto, devem ser evitados a todo custo.
Se o paciente realmente deseja se livrar da queloide, então o melhor a se fazer é conhecer os tratamentos que realmente surtem efeito, são seguros e aprovados pelos médicos.
Cirurgia de Queloide
Um dos métodos que podem ser adotados é a cirurgia de queloide. Nesse caso, é feita uma excisão cirúrgica da queloide em conjunto com a aplicação de placas de silicone em gel, para evitar a recorrência de seu aparecimento.
A probabilidade de recorrência, inclusive, é um dos problemas mais comuns quando se trata da queloide, que fica entre 45% e 100%. Logo, esse é um bom método de como tirar queloide do nariz e também de como tirar queloide da orelha, desde que seja associado a outros tratamentos, como a injeção de corticoides ou a radioterapia, que diminuem a chance de recorrência para 50% e 10%, respectivamente.
Injeção de Corticoides
Os corticoides são substâncias já utilizadas para tratar cicatrizes há mais de 50 anos. Esse procedimento consiste na injeção de triancinolona, que é anti-inflamatória e antialérgica, na região da queloide.
O procedimento, também conhecido como corticoterapia, é uma boa forma de como tirar queloide no nariz e na orelha, desde que também seja associado a outros tratamentos, como silicone, compressão e crioterapia.
Tratamento Compressivo
Essa é uma das principais formas de como tirar queloide da orelha, já que seu tratamento consiste, basicamente, em comprimir a queloide com uma pressão previamente determinada. No caso das orelhas, é utilizado um brinco de pressão para o tratamento.
Ainda não há uma definição precisa em relação ao motivo que faz com que a queloide desapareça ou diminua através do tratamento de compressão, mas esse é um procedimento que traz ótimos resultados.
Existem também outras formas de como tirar queloide do nariz e da orelha, como a crioterapia, laserterapia, radioterapia, fita adesiva microporosa hipoalergênica e algumas terapias emergentes.
Como Evitar a Queloide?
Para pacientes que forem submetidos a cirurgias plásticas, é importante conhecer os cuidados com a cicatriz depois da cirurgia plástica, já que eles apresentam uma chance grande do aparecimento de queloides caso não sigam às recomendações médicas.
Para saber qual é o tratamento para queloide mais eficiente em todos os casos, é importante passar por uma consulta com um cirurgião plástico, como o Dr. Cláudio Lemos, que fará uma análise de cada paciente e indicará qual é a melhor forma de como tirar queloide.