A sudorese, popularmente conhecida como transpiração, é um mecanismo natural do corpo humano que elimina o suor (líquido à base de sal) através das glândulas sudoríparas para regular a temperatura corporal. No entanto, a transpiração pode ser excessiva, condição chamada de hiperidrose.
Além do desconforto físico, a transpiração excessiva pode causar danos na autoestima e qualidade de vida do indivíduo, isso porque o excesso de transpiração pode transparecer aspecto de pouca higiene e diminuir o contato com outras pessoas, prejudicando a autoestima. Entre as situações de hiperidrose, o suor excessivo no rosto chama a atenção por interferir nas atividades profissionais e na vida social.
Causas do suor excessivo no rosto
O suor é eliminado pelos poros do corpo todo, mas alguns fatores podem contribuir para que a eliminação da substância seja feita em grandes quantidades na região do rosto.
A vida corrida, demandas de trabalho e diversas situações podem provocar altos níveis de estresse, elevando os níveis de cortisol no organismo, consequentemente alterando o funcionamento do organismo e gerando aumento da produção de suor.
Outro fator que contribui para o suor excessivo no rosto é a ansiedade. Ligada ou não ao estresse, a ansiedade também pode interferir no funcionamento do organismo em situações em que a tensão pode aumentar, como a realização de uma prova ou uma apresentação em público, por exemplo.
A predisposição genética e o uso de medicamentos para tratar algumas doenças são outros fatores que contribuem para o surgimento da hiperidrose facial.
Como Diagnosticar o Suor Excessivo no Rosto?
Apenas um médico dermatologista poderá diagnosticar o suor excessivo no rosto a partir da realização dos seguintes exames:
- Teste do amido-iodo: Aplicação de uma solução de iodo para localizar onde a transpiração ocorre em excesso;
- Teste de papel: Aplicação de um papel desenvolvido específico para medir a transpiração em vários locais do corpo;
Como tratar o suor Excessivo no Rosto?
O método de tratamento para o suor excessivo no rosto depende das condições identificadas no diagnóstico do médico especialista. Os tratamentos são:
- Medicamentos: Dependendo das condições apresentadas no teste e no diagnóstico, o especialista pode indicar o uso de medicamentos antialérgicos que ajudam a impedir o estímulo das glândulas sudoríparas em formato de pomada, creme ou loção.
- Iontoforese: Procedimento realizado através de aplicação de ondas elétricas para vaporizar e eliminar as glândulas sudoríparas. Este método é recomendado para eliminar o suor excessivo dos pés, mãos e axilas, com diversas sessões de aplicação.
- Toxina Botulínica: Aplicação de toxina botulínica purificada para bloquear temporariamente as glândulas e nervos que estimulam a produção e eliminação de suor;
- Cirurgia de hiperidrose: O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais, entre os procedimentos a cirurgia de hiperidrose (simpatectomia), um procedimento minimamente invasivo para tratar o suor excessivo no rosto quando os outros métodos falharam ou não são adequados.
A partir da anestesia geral, a cirurgia de hiperidrose no rosto consiste na utilização de dois instrumentos endoscópicos para isolar a glândula responsável pela produção de suor na região afetada pelo excesso de transpiração. A duração do procedimento é cerca de 20 minutos e oferece recuperação rápida ao paciente. A cirurgia de hiperidrose oferece baixo risco à saúde do paciente.