O outubro rosa é um movimento que se iniciou lá no ano de 1988, nos Estados Unidos, com a instituição do NBCAM (National Breast Cancer Awareness Month, ou Mês de Conscientização Nacional do Câncer de Mama) através de uma parceria entre a Sociedade Americana de Câncer e uma indústria de medicamentos.
Ainda antes disso, porém, no ano de 1983, aconteceu a primeira Corrida Pela Cura, na cidade de Dallas, Texas, onde participaram aproximadamente 800 pessoas. O crescimento e o conhecimento da população a respeito do outubro rosa foi tão grande que a mesma corrida reuniu aproximadamente 1,3 milhão de pessoas no ano de 2002.
De lá para cá, muitas são as ações referentes a esse mês, como a iluminação de vários edifícios e monumentos em rosa e a ampla divulgação sobre campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama. Até hoje, porém, é bem grande o número de mulheres que desconhecem os sintomas do câncer de mama e até mesmo o que fazer para prevenir a doença.
É muito importante conhecer o máximo de informações possível acerca dessa doença e principalmente de sua prevenção, já que ela pode, comprovadamente, salvar vidas.
O Que Aprender Com o Outubro Rosa?
O principal foco dessa campanha é conscientizar a população a respeito da prevenção do câncer de mama, algo que pode ser feito em casa, através de um autoexame das mamas. Demais observações e exames devem ser feitos por um médico especializado, é claro.
É muito simples fazer um autoexame da mama, que demora menos de 5 minutos e pode ser determinante para o diagnóstico precoce da doença. Ele pode ser feito tanto banho ou deitada quanto de frente para o espelho, de acordo com o que a mulher preferir.
Durante esse autoexame, é importante procurar pelos principais sintomas do câncer de mama, como nódulos, alterações na pele, no formato ou na disposição das mamas e a presença ou não de secreções.
Deitada ou no Banho
Leve sua mão direita para trás da cabeça. Com os dedos indicador, médio e anelar, circunde suavemente toda a extensão da mama, na procura de algum tipo de nódulo ou caroço estranho.
Na Frente do Espelho
Olhe atenciosamente para as mamas enquanto mantém os braços abaixados e verifique se há alguma irregularidade, como inchaços ou outras manifestações.
Repita a mesma visualização, porém com os braços levantados e as mãos na cabeça, em busca de alguma diferença no formato ou contorno das mamas.
Volte a observar, porém agora com as mãos pressionando a cintura.
Por fim, pressione o bico da mama suavemente e verifique se é expelido algum tipo de secreção.
É importante ressaltar, porém, que por mais necessárias que se façam essas observações, encontrar algum dos sintomas do câncer de mama não quer dizer que você tem a doença. Muito pelo contrário: a grande maioria das diferenças ou irregularidades encontradas não são nada de grave.
Outro ponto importante é que não é necessário ter medo de fazer um autoexame de mamas. Esse é um dos principais intuitos do outubro rosa: desmistificar esse assunto e fazer com que as mulheres não tenham medo de realizar autoexames e outras ações preventivas, como as mamografias, que devem ser feitas anualmente a partir dos 40 anos de idade.
O Que Fazer Caso Encontre os Sintomas do Câncer de Mama?
Ainda que a maior parte das alterações encontradas são benignas, é sempre importante passar por uma consulta com o ginecologista ou o mastologista, que são profissionais que darão toda a orientação necessária, como a realização de exames mais específicos.
Os sintomas do câncer de mama podem não passar de apenas sintomas. Assim, as mulheres deverão apenas fazer um acompanhamento periódico com esses profissionais, assim como todas devem fazer.
A identificação de que os sintomas realmente se tratam de um câncer é um momento muito complicado, mas as mulheres devem enfrentar esse momento com bastante coragem e determinação, já que o diagnóstico precoce da doença aumenta muito as chances de sua cura.
É Possível Fazer uma Reconstrução de Mama?
Sim! Esse é mais um dos motivos que fazem com que as mulheres tenham muito mais esperança e confiança em seu tratamento.
Em alguns casos, os médicos recomendarão a mastectomia, que é a remoção de toda a mama. Esse é um dos tratamentos mais eficazes, já que impede que o câncer se desenvolva e acometa outras regiões.
A reconstrução de mama é uma cirurgia que tem como objetivo devolver à mulher um dos maiores ícones de sua feminilidade, que é a mama. Ela pode ser reconstruída através de diferentes técnicas de cirurgia plástica:
A técnica de reconstrução de mama escolhida para cada paciente varia de acordo com suas expectativas e preferências e também conforme a avaliação do cirurgião plástico, que levará em conta todos os aspectos técnicos e também a segurança da mulher.
Toda a região da mama será tratada para que fique com uma aparência natural, ainda mais com a realização da reconstrução de aréola e mamilos, que retornará toda a alegria e confiança que a mulher sente com seu corpo.
O Dr. Cláudio Lemos é um profissional bastante experiente e que pode realizar todos esses procedimentos em suas pacientes, mas que não abre mão de alertar suas pacientes a respeito dos sintomas do câncer de mama e do autoexame, que é ressaltado pelo outubro rosa e é a forma mais eficiente e prática de diagnosticar alguma evidência sobre a doença.