A mamoplastia é o procedimento cirúrgico responsável por modificar as mamas, aumentando através da aplicação de próteses ou reduzindo o volume e a flacidez através da retirada do excesso de pele.
Como qualquer outra cirurgia plástica, a mamoplastia pode causar algumas consequências consideradas normais, mas que precisam de atenção.
Entre os efeitos colaterais, a pontada na mama após a mamoplastia é uma condição normal que pode ocorrer devido às mudanças na região afetada. Na mamoplastia de aumento ocorre a introdução de prótese mamaria de silicone e a pontada na mama pode ser causada pela acomodação do músculo. No procedimento de redução da flacidez e excesso de pele, a pontada pode ser um sintoma de adaptação do músculo e da pele após a reconstrução do contorno mamário.
É importante lembrar que a pontada na mama pode indicar outras condições, como por exemplo: gases intestinais, ansiedade e má postura.
Estou sentindo pontada na mama após a mamoplastia, o que fazer?
Mesmo ciente dos efeitos pós-operatório, é fundamental que a paciente siga todas as orientações do cirurgião plástico para evitar a pontada na mama após a mamoplastia. Veja:
- Faça o respouso de acordo com as orientações do especialista, seguindo as técnicas de repouso que incluem não levantar o braço e realizar esforço físico;
- Utilize o sutiã de sustentação para acomodar os seios e evitar desconfortos que podem causar a pontada na mama;
- Faça compressa de toalha molhada com água gelada para diminuir o inchaço e aliviar a tensão na região das mamas. Tenha cuidado com a cicatriz da mamoplastia;
- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Consuma alimentos de fácil mastigação, frutas e vegetais para evitar o acúmulo de substâncias e gases no organismo;
- A drenagem linfática é a massagem estética que promove a melhora da circulação sanguínea, eliminando a retenção de líquido e aliviando a tensão. Faça sessões de drenagem linfática de acordo com as orientações do especialista para aliviar o desconforto e o acúmulo de líquidos.
Caso sinta a pontada na mama após a mamoplastia, é fundamental relatar as características do sintoma ao cirurgião plástico responsável para saber quais são as causar e como aliviar o desconforto.