Hoje em dia existem diversos procedimentos disponíveis para pessoas que desejam evitar ou ao menos diminuir as ações do envelhecimento. A realização de um rejuvenescimento facial, que é um desses muitos procedimentos, tem resultados que dependem diretamente da habilidade do cirurgião responsável e do tipo de cirurgia que for realizada.
Assim como ocorre em qualquer cirurgia plástica, o rejuvenescimento facial tem como objetivo oferecer um resultado que satisfaça as necessidades e expectativas da paciente mas que mantenha o equilíbrio e as proporções naturais do rosto, de modo a realçar sua beleza sem deixar a impressão de que é algo artificial. Para isso, é importante conhecer como ocorre o envelhecimento facial e também tratamentos que deformam e comprometem seriamente a anatomia natural do rosto.
Por Que e Quando o Tratamento Rejuvenescimento Facial se Faz Necessário?
É natural que o corpo se desgaste conforme a pessoa fica mais velha. Porém, por mais que esse envelhecimento seja algo inevitável, há diversas ações que podem ser feitas com o intuito de retardá-lo e preservar a aparência e o aspecto de cada pessoa.
O envelhecimento da face é algo constante, assim como ocorre com todo o corpo. Ele se intensifica assim que a pessoa completa 30 anos de idade, período no qual três mudanças principais ocorrem em sua face:
- A diminuição da qualidade da pele;
- A perda de volume em algumas regiões específicas;
- A queda progressiva dos tecidos.
Todas essas mudanças tendem a se desenvolver ainda mais à medida que a paciente envelhece.
Cuidados ao Realizar um Rejuvenescimento Facial
Para a realização de um tratamento rejuvenescimento facial, há três principais grupos de tratamentos que devem ser seguidos, que são os cuidados básicos a serem tomados com a pele, a reposição do volume perdido e o reposicionamento dos tecidos.
O não seguimento dos tratamentos citados pode trazer resultados ruins à paciente, o que será prejudicial tanto para sua estética quanto para sua autoestima. Por isso, é preponderante contar com um profissional especializado e experiente, que entenda o que ela deseja e transmita todas as orientações necessárias para os períodos pré e pós-operatórios.
Alguns dos cuidados mais comuns que devem ser tomados para o tratamento rejuvenescimento facial, que garantirão chances muito maiores de bons resultados, são os seguintes:
- Não achar que tratamentos cirúrgicos devem ser realizados demasiadamente para aumentar a qualidade do procedimento. A aplicação de toxina botulínica e outros preenchimentos em uma quantidade maior do que a necessária comprometerá a uniformidade e a harmonia da face;
- Fazer qualquer procedimento de rejuvenescimento facial sem que a pele de baixa qualidade da paciente tenha sido tratada, o que diminui drasticamente sua eficiência e durabilidade;
- Realização de procedimentos inadequados nos pacientes, como aplicação de preenchimento em pessoas que deveriam ser submetidas a um lifting facial, por exemplo.
Qualquer que seja o interesse da paciente em relação ao rejuvenescimento facial, é muito importante que ela seja submetida a uma avaliação minuciosa por um cirurgião plástico experiente e de boa qualidade, que seja capaz de oferecer o procedimento ideal e realizá-lo com excelência. Só assim será possível alcançar a pele dos sonhos sem sofrer com consequências prejudiciais e até mesmo perigosas.
O Dr.Cláudio Lemos é especializado em procedimentos de cirurgia plástica feminina e masculina. Com mais de 18 anos de experiência no mercado, o Dr.Cláudio Lemos sempre supera tudo aquilo que suas pacientes esperam, sem deixar de lado a total segurança em todos os procedimentos e a certeza da obtenção dos melhores resultados possíveis, o que é garantido pelos milhares de pacientes que já foram submetidos ao rejuvenescimento facial e a seus procedimentos e ficaram satisfeitíssimos.