A cirurgia de rinoplastia masculina, bem como a cirurgia de rinoplastia feminina, são algumas das cirurgias mais procuradas atualmente, já que a forma e o tamanho do nariz são determinantes para a aparência. Porém, uma grande dúvida é sobre a rinoplastia antes e depois, se o procedimento realmente faz a diferença.
Não há nem como negar a existência dessa dúvida, já que o maior interesse por parte do paciente que se submete a uma cirurgia plástica estética é a obtenção de bons resultados. Portanto, saber o máximo sobre rinoplastia antes e depois pode dar a motivação que falta ao paciente para se submeter ao procedimento.
Se você também se encontra nessa situação, não se preocupe, pois está no lugar certo! Você poderá saber sobre os resultados esperados dessa cirurgia, bem como se rinoplastia dói, quais são os principais cuidados pós operatórios e muito mais.
A Rinoplastia na História
Os resultados dessa cirurgia podem ser ótimos, desde que ela seja realizada por um bom cirurgião plástico. Prova de sua eficiência são os registros históricos que mencionam a rinoplastia.
A primeira menção à rinoplastia de que se tem registro é datada de 3.000 e 2.500 A.C., em textos médicos do antigo Egito, em referência a um tratamento para narizes quebrados. Depois, Sushruta, indiano a quem se atribui o nome de “pai da cirurgia”, mencionou a reconstrução do nariz em seus registros, datados de 500 A.C.
Depois, de lá para cá, é claro que o procedimento passou por várias atualizações e melhorias, de modo que o paciente sempre obtivesse os melhores resultados possíveis. Não à toa, a rinoplastia foi o 5º procedimento mais realizado em todo o mundo em 2013, de acordo com um estudo da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética).
Rinoplastia Antes e Depois: Será Que é Eficiente Mesmo?
As dúvidas e benefícios da cirurgia de rinoplastia são muitos: ao mesmo tempo em que muitas pessoas não sabem exatamente como ela funciona, os benefícios realmente existem e são bastante perceptíveis.
Já é possível notar, devido a todos os registros históricos, que o procedimento é realmente benéfico, já que é realizado a milhares de anos e possui uma procura muito grande até hoje. Porém, mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a rinoplastia antes e depois.
Não há como definir um único formato e tamanho que seja obtido depois dessa cirurgia, já que tudo depende de vários fatores: sexo, idade, tamanho e formato da face, por exemplo. Logo, quem se submete a uma rinoplastia nem sempre ficará exatamente igual a outra pessoa que tenha sido submetida ao mesmo procedimento.
No entanto, a rinoplastia antes e depois é bastante diferente, já que o chamado “nariz de batata” é operado para que fique com um formato menor e mais compacto. A análise dos resultados deve ser feita de acordo com a harmonia da face, que é o que mais conta para a beleza.
Outra coisa que também é importante saber é que a cirurgia de rinoplastia pode melhorar autoestima e respiração. Embora seja uma cirurgia majoritariamente estética, também é possível sentir seus efeitos funcionais, com a melhora da respiração, e o aumento da autoestima pela maior harmonia facial.
A Rinoplastia Dói?
Outra dúvida que se encontra entre as mais comuns é se a rinoplastia dói ou não. Afinal de contas, ela mexe diretamente no nariz, que é uma das regiões mais sensíveis do rosto, e que também mais doem quando estão machucadas.
Porém, se você tem em sua mente que a rinoplastia dói, pode tirar isso da cabeça. A cirurgia é realizada mediante a aplicação de uma anestesia local ou, se necessário, geral. Logo, por mais que seja uma cirurgia invasiva, o paciente não sentirá dor no local durante sua realização.
Depois de terminada, durante o período de recuperação, pode ser que ele sinta a região um pouco dolorida, o que é normal, já que ela foi operada. Porém, desde que se tomem os devidos cuidados, isso poderá ser facilmente superado.
Além disso, como não existem muitas terminações nervosas nas partes que são operadas, consequentemente a sensação de dor é bem pequena, quando existe, e pode ser tratada com o uso de analgésicos simples.
Logo, se não saber se rinoplastia dói era um dos motivos que te impediam de se submeter ao procedimento, por maior que seja o interesse, então esse já não será mais um impeditivo.
No Pós Operatório Rinoplastia Cuidados São Essenciais
Durante o período de pós operatório rinoplastia cuidados se fazem necessários para uma boa recuperação, assim como acontece no pós operatório de todas as cirurgias plásticas.
Depois do pós operatório rinoplastia cuidados principais são os seguintes:
- Não faça esforços no mesmo dia da operação. Mantenha-se em repouso pelo período de tempo recomendado pelo cirurgião plástico.
- Mantenha a cabeça inclinada a aproximadamente 30º para dormir.
- Fazer o máximo possível de compressas de gelo na região nasal, para evitar ao máximo o inchaço.
- Não se submeta a raios solares com muita intensidade. Caso seja estritamente necessário, utilize filtro solar com fator de proteção elevado.
- Não utilize óculos pelo período de tempo determinado pelo cirurgião plástico.
- Não coma alimentos de difícil mastigação, como carnes, frutas ou outros alimentos mais duros. Prefira sopas mornas, sucos, iogurtes, queijos, geleias e demais alimentos de mais fácil deglutição.
Não existe nenhum grande segredo quanto ao pós operatório rinoplastia cuidados: basta seguir a tudo aquilo que for recomendado pelo cirurgião plástico e procurá-lo em caso de qualquer dúvida.
Para Fazer Uma Rinoplastia Preço é Muito Alto?
A rinoplastia preço também é outra dúvida bastante frequente, que muitas pessoas pensam e analisam enquanto procuram pelo procedimento. Porém, cabem aqui ressalvas bastante importantes.
Primeiro de tudo, quanto à rinoplastia preço é algo que pode variar muito de acordo com cada caso. Quanto maiores forem as mudanças necessárias, maiores também podem ser os custos, que também podem ser diferentes de acordo com o tipo de anestesia utilizado e a eventual necessidade de internação, por exemplo.
Outro ponto que se deve considerar é que a divulgação dos preços de procedimentos médicos é vedada de acordo com a Resolução 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina. Portanto, caso essa informação seja divulgada um por cirurgião plástico, isso se considera como uma infração.
De qualquer forma, por mais que haja a divulgação do preço da rinoplastia por parte de algum paciente, isso nunca pode ser tomado como uma verdade absoluta, devido à relatividade dos preços de acordo com cada paciente.
Agora que você já sabe muito mais sobre a rinoplastia antes e depois, poderá ficar muito mais tranquilo ao passar pelo procedimento, ainda mais ao delegar essa responsabilidade a um cirurgião plástico altamente competente, como o Dr. Cláudio Lemos, cujo intuito é sempre o de proporcionar o melhor resultado possível aos seus pacientes.