A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres atualmente, que desejam alterar sua silhueta e evitar ou corrigir aquela barriguinha que é tão incômoda. Mesmo com resultados comprovadamente positivos, a cicatrização da cirurgia de abdominoplastia é um dos assuntos que mais ocupam a mente das pessoas interessadas e pode até fazer com que elas fiquem com medo.
A cicatrização da cirurgia de abdominoplastia é um processo natural que ocorre em todas as cirurgias plásticas, seja a colocação de uma prótese de mama, uma lipoaspiração ou uma mamoplastia redutora. Saiba como ocorre o amadurecimento da cicatriz da cirurgia de abdominoplastia e como garantir o melhor resultado possível.
Como Acontece a Cicatrização da Cirurgia de Abdominoplastia
A incisão necessária para a cirurgia de abdominoplastia é feita acima da região dos pelos pubianos e seu formato é o de um semicírculo, parecido com o que é feito em uma cesariana, porém com maior extensão para os lados. Logo após essa incisão ser feita, o cirurgião plástico retirará todos os excessos de gordura da região abdominal e fará com que o desenho do abdômen fique diferente e mais definido.
Não existe um tamanho padrão para a cicatriz da abdominoplastia, pois ela varia de acordo com uma série de fatores. Os principais são a localização do excesso pele no abdômen e o quanto de tecido será retirado, o que faz com que esse tamanho varie conforme o paciente. Independentemente desse tamanho, o fato de a cicatriz ficar na altura do quadril faz com que ela fique perfeitamente escondida ao utilizar trajes de banho ou trajes íntimos, o que não trará nenhum constrangimento à paciente.
Existe Outro Tipo de Incisão Para a Cirurgia de Abdominoplastia?
Embora o formato mais comum seja o semicircular, algumas ocasiões demandam um tipo diferente de incisão, conhecido como T invertido. Sua característica é um traço vertical bem pequeno, complementar à incisão inferior, que tem como objetivo fazer com que a recuperação da pele ocorra da forma mais natural possível.
Para determinar qual é a incisão mais adequada para cada paciente, é preciso analisar com bastante cuidado a anatomia do abdômen, qual é a quantidade do excesso pele e o quão elástica é a pele dessa região. Logo, não há como afirmar que o resultado é o mesmo em toda cirurgia de abdominoplastia.
Como Fica o Umbigo Depois da Abdominoplastia?
Junto à preocupação com a cicatrização da cirurgia de abdominoplastia, o umbigo é outro assunto que faz com que os interessados nesse procedimento fiquem preocupados. Muitas pessoas pensam que o umbigo sempre é reposicionado durante a abdominoplastia, já que toda a região abdominal é atingida por esse procedimento, embora isso não seja verdade, já que busca-se evitar esse procedimento caso não seja necessário.
O reposicionamento do umbigo só deverá ser feito quando o excesso pele é muito grande, de modo a garantir que o resultado estético fique ainda melhor. Mesmo quando é preciso fazer esse reposicionamento, a cicatriz fica dentro da cavidade umbilical e não pode ser vista, o que é um motivo de bastante alívio.
Conheça as Etapas da Cicatrização da Cirurgia de Abdominoplastia
A recuperação da cirurgia de abdominoplastia e o processo de cicatrização acontecem em etapas e essa evolução pode levar bastante tempo. Por isso, é essencial o paciente compreender essa evolução, ter a paciência necessária para aguardar até que o amadurecimento esteja totalmente concluído e evitar fazer esforços ou atividades muito intensas.
- Na primeira etapa da cicatriz, pode ser que ela fique mais alargada do que o normal e com uma coloração mais escurecida. Isso não é motivo de preocupação, já que esses acontecimentos são normais e a cicatriz ainda está em seu estágio inicial;
- O clareamento dessa cicatriz não acontece de uma vez só e passa por um período gradual. Depois de aproximadamente 12 meses, a cor da cicatriz já estará mais próxima do que se verá no resultado final. Mesmo assim, ela ainda deverá passar por modificações;
- Uma avaliação a respeito da cicatrização da cirurgia de abdominoplastia deverá ser feita depois de 18 meses da cirurgia, que é o tempo necessário para que ela tenha passado por todos os processos de evolução e apresente seu resultado definitivo.
Muitas pacientes podem se sentir insatisfeitas com a cicatriz da abdominoplastia logo após o procedimento ter sido finalizado, mas essa é uma avaliação equivocada, já que essa evolução é gradativa e o resultado deverá ser cada vez mais agradável.
O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que orienta seus pacientes a esperarem pela completa cicatrização da cirurgia de abdominoplastia para que possam ter o resultado que desejam, que será obtido apenas ao seguir a todas as recomendações para o período pós-operatório. Especializado em cirurgias plásticas, o Dr.Cláudio Lemos aplica todo o conhecimento teórico e prático obtido em seus mais de 18 anos de experiência e oferece à paciente o melhor resultado possível, sempre com total segurança e eficiência.