A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é um procedimento realizado com o intuito de que a face passe a apresentar um aspecto mais rejuvenescido, o que contribuirá bastante para que a paciente se sinta mais bela e confiante.
Por maior que seja o interesse pelos benefícios proporcionados pela ritidoplastia, muitas pessoas não sabem se realmente precisam passar por esse procedimento ou não, seja por receio ou por qualquer outro motivo.
Se você se encaixa nessa situação, veja como saber se você precisa mesmo ou não do procedimento! Antes disso, porém, é importante saber o que é ritidoplastia, para poder ter expectativas mais realistas sobre a cirurgia.
Saiba o Que é Ritidoplastia
A ritidoplastia é um procedimento que visa conferir um aspecto melhor a várias áreas da face, por meio da eliminação da flacidez na parte média do rosto, de vincos de profundidade moderada abaixo das pálpebras e na região do nariz, bem como da realização de um lifting de testa e do tratamento de eventuais áreas em que a pele esteja flácida ou frouxa.
Cada uma dessas áreas é tratada de forma individualizada, de modo que seja empregada total atenção durante toda a sessão cirúrgica, cuja duração pode variar de 2 a 6 horas, de acordo com a complexidade de cada caso, as regiões tratadas e a técnica adotada para tal.
Caso a ritidoplastia não seja tão profunda e extensa, a paciente tende a ficar internada pelo período de 12 horas, em observação, para que se verifique a resposta de seu organismo aos procedimentos. Se for necessária uma profundidade ou extensão maior, o tempo de internação pode ser de 24 horas.
São feitos alguns pontos na pele da paciente, na região das pálpebras e do couro cabeludo, cuja remoção é feita, respectivamente, de 3 a 5 dias e de 10 a 15 dias, ao passo que a face e o pescoço não levam pontos, e sim a aplicação de cola cirúrgica, que é bem mais prática e esteticamente mais agradável.
Agora que você já sabe o que é ritidoplastia, ainda resta a dúvida do melhor momento para a realização desse procedimento e de sua real necessidade.
Quando a Ritidoplastia é Necessária?
Essa é uma das maiores dúvidas. Afinal de contas, nem sempre a paciente sabe se realmente precisa passar por esse procedimento ou não, o que pode colocá-la em uma dúvida muito grande.
Conforme cirurgiões plásticos, o momento ideal para que a paciente se submeta a esse procedimento é assim que encontrar qualquer sinal de flacidez no pescoço ou na face. Isso deve acontecer enquanto o organismo ainda tem boas condições de recuperação, tanto da pele quanto dos ossos.
Por isso, as recomendações são de que a ritidoplastia seja feita enquanto as pacientes tem entre 40 e 60 anos. Porém, isso pode variar de acordo com cada caso.
O melhor a se fazer é passar por uma avaliação com um cirurgião plástico, como o Dr. Cláudio Lemos, que analisará cada caso individualmente, sempre levando em consideração as necessidades e expectativas da paciente e suas condições de saúde e recuperação.
Depois dessa análise e da realização de eventuais exames, você saberá se precisa mesmo passar por uma ritidoplastia ou se esse não é o melhor momento. Assim, sua saúde será garantida e você poderá obter ótimos resultados, que darão a impressão de uma face bem mais jovem e atraente.