Doença pouco conhecida, o xantelasma pode parecer apenas uma mancha na pele que não apresenta nenhum risco, mas pelo contrário, a mancha amarelada na região dos olhos é um fator de alto risco para a saúde de qualquer pessoa.
Mais Afinal, O Que é Xantelasma?
Segundo a biblioteca virtual da Sociedade Brasileira de Dermatologia, xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol (conhecido como xantoma) que ocorre logo abaixo da superfície da pele, em regiões como mãos, pés, nádegas, articulações e joelhos.
Quando os xantomas aparecem na região das pálpebras, a condição passa a ser chamada de xantelasma e tem a aparência de uma bolsa amarelada ou acastanhada, que pode ser mais ou menos enrugada, de acordo com a condição da pele das pálpebras do paciente.
O xantelasma é assintomático, ou seja, não apresenta sintoma. Entretanto, o depósito de gordura localizado na região dos olhos pode ser uma condição que afeta a autoestima do paciente. Em alguns casos, a abertura e fechamento das pálpebras pode sofrer um pequeno incômodo por conta da localização da bolsa de gordura, mas sem afetar a visão.
Como Tratar o Xantelasma?
A pouca informação sobre o xantelasma interfere no conhecimento sobre o tratamento adequado da doença. Muitas pessoas acreditam que receitas caseiras funcionam para tratar o xantelasma, o que é considerado um procedimento de alto risco. Nenhuma receita caseira tem benefícios cientificamente comprovados e podem causar danos à pele e até mesmo à vida do individuo.
O tratamento do xantelasma visa à destruição ou retirada cirúrgica das lesões. A escolha do tipo de tratamento depende da extensão das lesões e sua localização.
A forma adequada de tratar o xantelasma é a cirurgia plastica que consiste na remoção dos depósitos de gordura e colesterol. Após a avaliação para identificar o tamanho, a localização e o formato dos xantomas, o médico cirurgião plástico especializado realiza a remoção através de técnicas com a utilização de ácidos, laser ou eletrocoagulação.
De forma geral, uma única cirurgia de xantelasma é necessária para remover todas as bolsas de gordura na região dos olhos. O procedimento é considerado simples e exige poucos cuidados no pós-operatório, o que será orientado pelo especialista de acordo com as condições de cada paciente.
É Possível Eliminar o Xantelasma de Forma Natural?
É impossível eliminar o xantelasma de forma natural. A cirurgia de xantelasma é a única opção de como tratar o xantelasma. Quando se fala de tratamento natural, especialistas referem-se ao tratamento multidisciplinar de saúde que tem como intuito o consumo de menos gordura, fator que contribui para o aumento do colesterol e causador dos xantomas.
Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, praticar atividades físicas e seguir orientações médicas são fatores que contribuem para combater o aumento de colesterol e diminuir a presença do xantelasma.
O Xantelasma Pode Voltar?
Em casos de pacientes que não seguiram as orientações médicas para combater os altos níveis de colesterol o xantelasma pode voltar à superfície da pele. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico e seguir os cuidados necessários.
Riscos do Tratamento Para Xantelasma?
O principal risco da cirurgia de xantelasma é a despigmentação ou hipopigmentação no local do xantelasma, condição que ocorre pela falta de melanina após a cicatrização, causando a tonalidade cor-de-rosa . A exposição ao sol pode piorar a aparência da despigmentação, por isso, é fundamental seguir todas as orientações médicas após a cirurgia de xantelasma.
Como Fazer o Tratamento Para a Xantelasma?
O Dr.Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com especialização em tratamento de xantelasma, proporcionando a melhora da aparência da região dos olhos e a autoestima de seus pacientes.
Entre em contato e agende uma consulta e saiba como cuidar de sua da cirurgia plástica feminina e masculina com segurança e qualidade de vida.