A ansiedade para conhecer o filho que acaba de nascer traz muitas surpresas. O formato do rosto, os pequenos detalhes da boca, nariz e olhos são encantadores. Ao observar as orelhas, os pais podem perceber o formato pontudo ou dobrado, o que pode gerar algumas dúvidas quanto à estética.
A orelha de abano caracteriza-se por um problema na estrutura da cartilagem, causando uma distância exagerada entre a orelha e o crânio. Esta condição pode causar problemas emocionais na infância, principalmente no período escolar, quando os apelidos constrangedores e o buylling podem afetar a autoestima e qualidade de vida da criança.
Para corrigir a orelha de abano existe o método tradicional através da intervenção cirúrgica, a otoplastia. Em contrapartida, os estudos e inovações tecanológicas da medicina chegaram a um resultado, o earwell.
EarWell é um molde de silicone desenvolvido nos Estados Unidos que possui o formato de curativo e deve ser aplicado em crianças recém-nascidas para corrigir as deformidades, eliminando cortes e procedimentos cirúrgicos.
Além de corrigir a orelha de abano, o curativo earwell é capaz de corrigir outras deformidades, como orelhas pontudas e dobradas, situações comuns por conta da cartilagem e massa maleável das orelhas.
Vantagens do Curativo EarWell
O método já proporcionou diversos resultados positivos nos Estados Unidos, América do Norte e Europa. O curativo é aplicado ainda nas primeiras semanas de vida por conta da presença de hormônios maternos que permitem a modulação das orelhas, situação que facilita a aplicação do molde.
Além disso, EarWell proporciona outras vantagens em comparação a tradicional cirurgia de correção de orelha de abano e outras deformidades:
-
- Tratamento mais rápido: O tratamento com aplicação do molde de silicone tem duração média de duas a seis semanas, dependendo das condições das orelhas que precisam ser aperfeiçoadas.
- Indolor: A aplicação do curativo EarWell é totalmente indolor. A aplicação é considerada simples e deve ser feita somente por um médico cirurgião plástico especialista.
- Elimina a cirurgia plástica: Essa é considerada a maior vantagem do procedimento. A otoplastia é uma cirurgia plástica considerada de baixo risco, entretanto, só pode ser realizada em crianças a partir dos seis anos de idade, período onde a formação da orelha está avançada e não oferece nenhum risco na estrutura dos órgãos.
Já o molde de silicone pode ser aplicado em crianças recém-nascidas e não exige cuidados com troca de curativos e limpeza como vistos no período pós-operatório. - Custo-benefício: Outra importante vantagem em comparação à cirurgia plástica de correção é o custo-benefício. A aplicação do curativo EarWell tem valor drasticamente reduzido em relação aos processos de cirurgia que envolvem internação, anestesia e especialista.
EarWell no Brasil
No Brasil, ainda são poucos especialistas que realizam a aplicação do molde. Sempre atualizado e inovador, o médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos traz a técnica para proporcionar a melhora na aparência e qualidade de vida de crianças.